terça-feira, 6 de setembro de 2011

Bruxelas e suas waffles

Nada como levar as pessoas que você ama, as pessoas que você gosta, para conhecer, ver e comer algo que você gostou muito.
Quando minha mãe veio para cá, eu já tinha uma listinha de lugares que gostaria que ela conhecesse, a torta de maça, o restaurante indiano, a feira na cidade, as frutinhas secas, e muito mais.
Quando fui para Bruxelas com minha mãe e meu irmão logo após a minha defesa, teve muitos lugares que adorei e gostaria muito que meu noivo pudesse conhecer também.
E semana passada pude levá-lo para comer a melhor wafle com sorvete e chocolate e experimentar os  mais deliciosos chocolates do mundo.

Só tínhamos um dia de na capital do chocolate. Saímos de Amsterdam as 6:53 e chegamos as 9:35 em Bruxelas. Foi aquela correria de sempre, acordamos as 6, arrumamos as coisas (eu sempre deixo minha mala para ultima hora), corremos para pegar a balsa para a estação central e ainda deu tempo de passar no mercado para comprar nosso café da manhã. Pegamos o trem a tempo e encontramos o Renato e a Michelle às 10 na estação central de Bruxelas. Deixamos nossas mochilas no locker e bora lá passear pela cidade!

Primeiro lugar que fomos foi a Grand Pláce ou Grote Markt, a praça principal de Bruxelas, que até 1959 sedia o mercado. Linda, com seus prédios ricos em detalhes, estilo gótico, foi considerada patrimônio da humanidade em 1998 e, recentemente, foi escolhida a praça mais bonita de Europa. Um dos prédios principais é a prefeitura, ou Hôtel de Ville, em francês ou Stadhuis, em holandês. A construção deste magífico prédio começou em 1402 e terminou em 1420. A fachada é decorada com inúmera estátuas, representando a nobreza, santos e figuras alegóricas.

hôtel de Ville

Guildhalls

Após apreciar a beleza arquitetônica do local, seguimos para procurar waffles. Em toda esquina nas redondezas da Grand Place há para inúmera portinhas que vendem waffles por 1 euro, mas não aparentam ser tão deliciosas. Mas quem está sem grana e sem tempo, uma waffle take way como essas até vale a pena. Mas eu queria mesmo era achar aquele que eu havia comido com a minha mãe, meses atrás. Não era a das mais baratas, mas a gente sentou, tomou café, veio a waffle com sorvete, valeu a pena. Mas eu não lembrava onde era, deu branco. Finalmente lembrei que tirei umas fotos da janela do lugar, e havia umas bandeiras de um hotel no lado de fora. Hotel do Amigo!! finalmente lembrei!! Esse hotel é grande e é facil de encontrar. A sorveteria/casa de chá/casa de waffle ficava em frente. Achei finalmente! Subimos para o andar de cima para sentar numa mesa. O ambiente era decorado com formas de madeira para  fazer cookies. Havia formas de vários tamanhos e formas, monstros, padres, homens, mulheres, muito bacana. No final até perguntei para a mulher da loja se a forma vai no formo também ou se é só para dar o formato da massa. Queria confirmar se o jeito que eu fiz aquela vez estava certo. E realmente estava. Você molda a massa na forminha, desenforma sem quebrar ou amassar (essa é uma arte) e coloca para assar. Acho que tenho que pegar jeito ainda.


Depois de apreciar a decoração e imaginar meus cookies enormes saindo do forno com formato de monstro (pois eram assim que ficaram depois que os assei, o formato de moinho virou algo desforme e horrivel, um monstro mesmo, talvez tenha colocado muito fermento), nossa waffle com sorvete chegou!! Divina, macia, quentinha, coberta com o mais puro chocolate belga e acompanhada com sorvete de creme!! yamiiii
Há dois tipos de waffles na Bélgica, a brussels waffle, que é essa abaixo, macia, quentinha e meio crocantezinha por fora, bem de leve, e a liege waffle, que é mais altinha e durinha, tem uns torrões de açucar no meio. Eu, particularmente, prefiro a brussels waffle.

Brussels Waffle

Aproveitando a deixa, vou passar a receitas das duas waffles e você decide qual é melhor:

Brussels Waffles - Gaufre de Bruxelles

Ingredientes:
2-1/4 colher de chá de levedura seca
3 copos de se leite morno, divida o uso
3 ovos grandes, separados
3/4 copo de manteiga, derretida e esfriada no leite morno
1/3 copo de acucar braco
1-1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de extrato de baunilha
4 copos de farinha

Modo de preparo:

1) Em um vasilha pequena, dissolva em 1/4 de leite morno a levedura seca. Deixe formar espuma por 10 min.
2) Em um vasilha grande, coloque as gemas, 1/4 do leite reservado e a manteiga derretida.
3) Misture na vasilha com a levedura, o açúcar, o sal e a baunilha. Adicionone 2 1/2 copos de leite alternando com farinha, termine com farinha
4) Bata as claras em neve. Misture com o restante da massa. Cubra a vasilha com plástico filme e deixe crescer até que dobre de tamanho, cerca de 1 h. Pincele óleo para não grudar na chapa de waffle. Coloque a masa e feche a forma até ficar assadinha. E sirva ainda quente.



Liege Waffles - Gaufre de Liège

Ingredientes:


Esponja:
4-1/2 colher de chá de fermento seco,levedura liofilizada
1-1/3 copos de leite morno
1-3/4 copos de farinha
1 colher de sopa de açucar granulado 

1 ovo levemente batido
Mistura de açúcar:
9  colher de sopa de manteiga sem sal a temperatura ambiente.
1/4 de farinha
1 colher de chá de baunilha
1/4 colher de shá de fermento quimico
pitada de sal
2 colher de sopa de açucar granulado
3/4 copo de açucar em pérolas
farinha extra para amassar


Modo de preparo



"Esponja":


1) Em uma vasilha pequena, coloque a levedura sobre o leite. Adicione 1 colher de farinha e açucar. Reserve por 5 min até formar espuma.

2) Coloque o restante da farinha em uma vasilha maior. Faça um buraco no meio da farinha e adicione a mistura de levedura e o ovo. Mexa até formar uma massa macia.
3) Cubra com plástico filme e deixe num ambiente quente até dobrar ou triplicar de tamanho, cerca de 2 horas. 



Mistura de açucar:


1) Coloque a manteiga, a farinha, a baunilha, o fermento em pó, sal, açucar granulado e açucar em perolas dentro de uma vasilha e trabalhe com uma colher de pau até formar uma pasta.
2) Trabalhe coma  mistura de manteiga dentro da esponja, mistrue até ficar bem combinado. Cubra e deixe de descansar por 10 min.

3) Com as mãos com farinha, faça 10 bolinhas de massa. Amasse uma levemente e jogue um pouco de farinha.

4) Aqueça a chapa de waffle. Coloque uma bolinha meio amassada no meio no meio. Feche e espere de 3 a 4 min. Se a chapa de wafle ficar muito quente, o açucar vai queimar. Deve ser servidas quentes. 
Rendimento 10 waffle.


Liege Wafle. Nesse site você encontra outra receita de Liege Waffle passo a passo e com fotos. É um pouco diferente da que eu coloquei aqui, mas os igredientes são os mesmos. Você pode adicionar canela e usar sua imaginação na hora de servir!



Bom, agora vou mostrar um pouquinho dos lugares que passamos nesse 1 dia em Bruxelas!!
À Bientôt!










Museu de música. Um prédio bem bonito feito de ferro e vidro.


Nosso almoço. Lasanha vegetariana.



Um comentário:

  1. AMIGA DO CEU. Quero mto comer waffles. Tenho uma maquininha aqui, quero testar sua receita! =D Só me fala: levedura seca é fermento seco? rs Acredito q sim!
    Qdo vc voltar vamos marcar outro jantar, ou um brunch e eu te faço esses waffles! Vou penar pra achar um chocolate belga, mas vou querer fazer tradicionalíssimo! =P
    Amo vc. Morrendo de saudades de ouvir sua voz!
    Volta logo???

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...