segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Fes, Marrocos

Chegamos no aeroporto de Fes às 9 horas da manhã e fomos a procura de ônibus ou taxi para chegar ao nosso hotel. Já foi ali que fiquei irritada.
Saindo do aeroporto, uns 6 caras se aproximaram oferencendo taxi, meio que discutiam entre si para ver quem ia nos levar, fiquei assustada por ter começado aquele tumulto, vários caras se amontoaram!! Aff. Acabamos pegando um taxi caindo aos pedaços, que continuava ligado sem mesmo ter a chave no contado, vai saber como isso funcionava!!
Pagamos 120 dirham, ou 12 euros para uns 15 minutos até o hotel, até que achei barato pela distância percorrida, mas depois acabei descobrindo que foi um absurdo de caro! Para se ter uma ideia, o salário mínimo do país é 200 Dhr. Primeiro golpe, checked! DAqui começa uma sequência de golpes que levamos em Marrocos, você vai conferir comigo!

No Hotel comemos nossos lanchinhos, já que em nosso fuso horário era hora do almoço já, pois Marrocos tem 2 horas a menos de fuso que a Holanda. Saímos logo em seguida para conhecer a medina. Pegamos um taxi e pagamos dessa vez 50 Dhr, barato até para nós, mas com 50 Dhr você atravessa a cidade!
Chegando na Medina, um marroquino falando em Português se aproximou, falando sem parar, oferencendo seus serviços de guia turístico. Lemos no guia sobre Marrocos para tomar cuidado com o "Faud guides", os guias falsos, portanto recusamos os serviços do tiozinho, que acabou se tornando insuportávelmente chato, não parava de falar e ficava nos seguindo.


A entrada da Medina de Fes.

Nos enfiamos dentro da medina e como estávamos sem guias, muitas pessoas vinham até nós oferecer seus serviços. Teve um rapaz mais jovem que também ficou nos seguindo, tive que ser grossa com ele para ele parar. Minha irritação aumentava.








Encontramos um casal de brasileiros, Alceu e Rosângela no meio da Medina de Fes, eles alugaram um guia e perguntaram se a gente não queria participar também e depois, à tarde, eles pensaram em alugar uma van por 200 Dhr para conhecer a cidade inteira. Achamos ótimo e entramos na dança. Super gente boa, jovem casal do Sul do país, amantes da fotografia também. Ele já trabalhou como fotografo profissional muitos anos em Portugal, ela acabara de ganhar sua primeira câmera DLSR, nós ficávamos de queixo caido com o equipamento do Alceu, ele tinha o meu sonho de consumo uma lente zoom de f/2.8!!
Como estávamos em seis pessoas, tudo era mais fácil e "barato", bora lá! E o casal era super sossegado, decidíamos para onde ir e qualquer coisa eles concordavam, estavam de boa, tudo estava ótimo para eles, nunca reclamavam. Há vezes que a gente viaja com família ou amigos e só dá briga. Desta vez, passeamos com pessoas estranhas e tudo correu perfeitamente bem! Foi ótimo!

Começamos nosso passeio com o guia que falava espanhol, nem queríamos muito saber das coisas, queríamos mesmo era tirar fotos!! E o guia queria só nos levar nas lojas para a gente comprar, para ele ganhar comissão. Percebemos que estávamos perdidos já e se não tivéssemos guia ia ser difícil sair da medina. Vamos conhecer um pouco da Medina de Fes então!




Era comum encontrar pessoas carregando animais vivos, ou mortos para serem preparados no jantar, já que estávamos no Ramadan, eles só podiam comer a noite, né?1

Nosso guia o da esquerda.

Em uma da lojas que o guia nos levou. Havia tapetes, mantas, tudo muito colorido e bacana, mas diz ai, como eu ia levar um negócio desses na minha bagagem? Ainda mais que eu só fui com bagagem de mão!
Sentamos na loja e os tiozinhos nos ofereceram chá de hortelã, no put# calor que estava, o chá estava quente, lógico e eu bebi, lógico, e era terrivelmente doce, lógico!! Eu que seou acostumada a tomar chá sem açucar... Os tiozinhos da loja vieram com a conversinha que o chá era cortesia, que marroquinos são hospitaleiros e tal e que não éramos obrigados a comprar nada, mas depois ficava insistindo ao máximo para levar, insistindo apra negociar, aquela tal de negociação irritantemente marroquina.

mas o melhor era fotografar!

Uma das mesquitas

Os souks na medina.

Dava sorte colocar a mão na mão dessa porta, não lembro porquê! hehehe

Observando o local para a fabricação de peças de couro. Ali se fazia desde o abate do animal, retirada do couro, tingimento até a fabricação das peças (bolsas, malas, sintos, almofadas). Esse lugar onde eu estava era o terraço uma das outra loja que o guia nos levou. As lojas eram um barato, não sei se elas propositalmente escondidas, mas geralmente eram uma portinha sem nome onde vc sobre ou desce um monte de escadas e dá de cara com um salão enorme, cheio de coisas. Foi assim na loja dos tapetes e de couro.

Comprando a banana mais cara da minha vida, 1 euro 4 bananas. Andamos pela medina por umas 3 a 4 horas, sem comer, em respeito ao Ramadan. Não aguentava de fome e acabei comprando as bananas. Depois paramos no McDonalds, a melhor comida de Marrocos segundo Bispo!

Nosso grupo de brasileiros no alto da cidade de Fes.

Babouches, sapatos típicos marroquino. Acabei levando um pra mim, depois eu mostro.

Cada detalhe desses pratos de metal foi feito a mão com um martelinho e um pedaço de ferro, super bonito e bem feito.
Outra loja que o guia nos levou. A gente entrava, olhava, tirava foto, mas não comprava nada, já estava ficando mais irritada com esse negócio de ficar indo em loja. Quando quero comprar, quando tenho dinheiro e espaço na mala... tudo bem, mas não era o caso. Como os guias ganham comissão se os turistas compram alguma coisa nas lojas, esse nosso guia não desistia nunca, nos levou em inúmeras lojas!!

Mão de Fatimah. Ela era filha de Maomé e dizem que essa mão espanta mau olhado. Acabei comprando um pingente de maozinha pra mim, mas não nessa loja.

A loja era bacana, mas tudo era estremamente caro e eu não estava nem um pouco a fim de barganhar. Ficamos só nas fotos mesmo.

No passeio de carro a tarde, fomos para o alto da cidade onde havia esse cemitério muito interessante. Todas as lápides estão voltadas para Meca!!

O motorista do van obviamente nos levou a algumas lojas, entre elas, uma de cerâmica. Até que era interessante. Ganhávamos até uma explicação de como era feito tais artesanatos

Aqui é o molde das fontes mostradas logo abaixo. Tem esse molde de cimento onde eles montam o mosaico e depois jogam argamassa em cima para grudar as pecinhas.
Depois de seco eles invertem e ta-dá!! Sai essa linda fonte! Queria uma dessa no jardim do meu castelo!

Cada pedacinho do mosaico foi milimetricamente cortado.

Havia também os rapazes que pintavam as cerâmicas. A tina usada é a base de cobalto, que após de aquecida no forno fica azul.

Veja que lindo o prato de cerâmica com a tinta azul. Custava mais de 50 euros cada prato, bem que eu queria um, mas o preço inicial era tão caro que dava preguiça de pechinchar. Fiquei feliz com a foto mesmo.

Hoje se eu fosse escolher as cidades para visitar em Marrocos, eu deixaria de lado Fes, pois é um saco essas pessoas ficarem insistindo para ser guia, insistindo para comprar, colocando o preço na estratosfera, trapaceando os turistas. Ah não, sinceramente não gostei muito não, foi interessante, conhecemos lugares exóticos, diferentes, mas o custo benefício, a encheção de saco foi tão grande que a experiência como um todo teve saldo negativo.
Dicas sobre Fes, mas que vale para o resto de Marrocos também:

1- saia do hotel com guia, pois evitar a perseguição dos guias pelas ruas e, assim, todos te respeitam. Deve haver uma regra, uma lei, que não pode perturbar turistas com guias.
 2- não seja simpáticos com as pessoas, dando atenção, abre espaço para vc ser trapaceado. Não me pergunte como, mas os marroquinos vão saber como com certeza.
3- não existe preço fixo em nada que vc quiser comprar em Marrocos, tudo deve negociar o preço, desde da água, comida, frutas até os passeios, taxi.
4- confira sempre o troco, mesmo em lugares que você acha confiável como estação de trem. Segundo nossos novos amigos brasileiros que encontramos em Fes, na estação de trem a pessoa deu troco errado, se eles não tivessem percebido, o cara do guichê ia levar um belo trocado.









2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...