terça-feira, 13 de setembro de 2011

Halal e Haraan


Halal e Haraan

Quem não lembra da novela O Clone, cujo enredo teve como pano de fundo Marrocos?Lembra dosbordões árabes da novela Haraan, Ixi Alá entre outros? Pois é, eles são verdadeiros e frequentemente falados pelo povo. Haraan significa pecado, proibido e Halal significa permitido. 
São palavras bastante usadas para se referir a comida, pois muitos alimentos são proibidos, haraan.


Quanto a comida, para os muçulmanos é haraan, proíbido:
1. comer carne de porco
2. sangue (nada de galinha cabidela!)
3. animais sacrificados em nome de qualquer outra pessoa
4. animais já mortos (animais em processo de putrefação, também né, quem vai comer isso??) 
5. animais que foram sacrificados com paulada, guilhotina ou mortos por predadores excetos humanos
6. animais carnívoros como leao, águia, pantera, onça, mas quem come esses animais?
7. Comida cujo nome de Alá não foi pronuncioado (acho que durante a preparação)
8. álcool e outras drogas intoxicantes (Mas em Marrocos haxixe era bem difundido e todo mundo dizia que fumava ou comia). Nos bares em Marrocos grupos de homens sentavam nas mesas para conversar e tomavam coca-cola e chá de menta. Engraçado de ver!

Essas regras são entendíveis, pois quando as escrituras foram reveladas, não deveria haver regras de higiene e deveria haver muitas doenças e para evitar maiores problemas, melhor falar para o povo que é proibido por Alá  comer certas comidas e evitar doenças. Carne de porco traz doenças como cesticercose, sangue não é muito saudável pois pode conter microorganismo patogênicos, animais já mortos nem se fale! Substâncias alucinógenas podem causar descontrole da população, pessoas ficam mais confiantes, corajosas e podem enfrentar os líderes, causar desordem. E carne de predadores, deve ser dura e ruim, credo, não deve ser saudável também não.

Assim, há os alimentos halal, permitidos.  Para ler mais sobre halal, clique aqui. Na Europa é comum encontrados restaurantes que oferecem pratos halal. Para um alimento ser halal, não pode entrar na lista anterior e carne de animal deve ser sacrificada de modo especial: eles fazem um oração pois os animais são sacrificados em nome de Alá. A coluna vertebral do animal tem que ficar intacta, então como já dito, guilhotina e paulada não é permitido, deve cortar a jugular e a carótida para retirar todo o sangue, e a cabeça do animal deve ser voltada para Meca. Essa forma de sacrificar animais tem causado muitas discussões e revoltas nas sociedades protetoras dos animais, pois os animais tem que estar vivos para remover os sangue através da artérias cortadas, isso demora uns 2 minutos e causam muita dor. Mas estudos realizados em 1978 na Alemanha, colocaram eletroencefalograma na cabeça de 17 ovelhas 15 bezerros durante o processo de sacrifício e verificaram que, se feito corretamente, era indolor. Esse experimento é usado até hoje para permitir carnes halal na Alemanha. Mas continuam as controversas...
Fomos a um Mcdonalds em Fes que havia hamburguer halal. Pizza Hut e KFC também oferecem comida halal em países islâmicos. Na Europa geralmente kebabs, churrasquinho grego como é conhecido no Brasil, comumente oferecem carne halal. 
Uma vez perguntei para uma muçulmana como eles tinham certeza que a comida nesses restaurantes era halal mesmo, ela me disse que não tem como ser mentira, não se pode mentir sobre essas coisas, esses restaurantes são regidos por muçulmanos e muçulmanos não são permitidos mentir. 

Um dos açougues na Medina de Fes, um pouo nogentinho, nada era refrigerado

E até cabeça de camelo se vendia lá. Reparem que não tem coluna. Ao lado parece um pulmão. Não me perguntem se eles comem e como eles comem essa cabeça de camelo. Acho que comem cérebro, pois em Marrekesh vimos vários cérebros para vender, mas eram de bode.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...