segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Quartos para alugar

Essa semana fui conhecer um lugar para morar em Amsterdam.
Na comunidade brasileiros na Holanda, que por sinal é muito útil, deixei um recado que estava à procura de lugar para morar nas arredondezas de Amsterdam e no mesmo dia recebi 5 propostas. Uma delas de uma família que mora ao Norte de Amsterdam, marido, esposa e 3 crianças. Eles tem um quarto que alugam por 300 euros, com todas a despesas inclusas. Recebi também proposta de um brasileiro que tem 2 quartos para alugar há 4-5 estações de metro do AMC, entretanto, além de estar caro 450-500 euros, prefiriria dividir uma casa com meninas, por razões óbvias.
Liguei para outra pessoa que tinha um studio para alugar por 750 euros. Mas por esse preço, que jeito! Descartado.
Uma pessoa me mandou um email super estranho, assinando Micha, que eu não sei se é homem ou mulher. No email o indivíduo perguntava várias coisas sobre mim, quanto eu ganhava, o que eu faço, e pediu uma foto. Por que raios minha aparência seria relevante para dividir uma casa. Hesitei, mas fiquei curiosa. Respondi dizendo que era brasileira, que sou aluna de doutorado e perguntei o gênero do indivíduo e o valor do quarto. Como eu havia pensado, era um cara, idiota por sinal, pois disse que estava cobrando 400 euros mas era muito caro para mim. Como o imbecil poderia saber se era caro para mim ou não se eu não havia mencionado quanto eu ganhava? Enfim, descartado.

Das opção que eu tinha, resolvi conhecer o quarto da família brasileira. Fui para estação central, de lá peguei um barco para atravessar o rio. Para minha surpresa o barco demorou exatos 2 minutos. Ia ser um é no saco se tivesse que pegar uma balsa todos os dias que demorasse 20 min para ir trabalhar, além do metro, mais 20 min. Dois minutos foi tranquilo.
Do outro lado do rio, esperei pela Simone, a dona da casa. Nascida em São Paulo, mas criada em Poços de Caldas, Simone, aparenta usn 29 anos de idade. Não sei realmente, magrinha, com 1,60 de altura, simpática. A primeira impressão foi boa. Conversamos durante o caminho até a casa dela, uns 5-7 min a  pé. Estava frio, chovia. As ruas ainda estavam cobertas com neve, gelo. Escorregava. Por prestar mais atenção no caminho, foi difícil se concentrar na conversa.
A casa é pequena. Dois quartos, uma sala grande que eles fizeram de quarto para o casal, uma cozinha e um banheiro. O quarto para alugar é bom, com cama, guarda-roupa, escrivaninha, TV e uma varanda. Conheci o marido, Juca, e as crianças. Tímidas e curiosas. Conversamos por alguns minutos, e a primeira impressão que tive da família foi boa. Trabalhadores, imigrantes legais que estão tentando a vida num país estrangeiro. Aparentemente honestos. Resolvi ficar. Mas obviamente perguntei como que funcionaria caso eu precisasse me mudar. Avisando cm 2 semanas de antecedência, no mínimo. Por esse preço, acho difícil encontrar algo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...