quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A última semana

Minha última semana na Holanda foi muito intensa, cheia de festinhas, encontros e problemas. Consegui fechar uma das minhas malas e a outra, a mala extra que acabei comprando, decidi fechar na última hora como sempre. Não sei se já contei, mas de qualquer forma expressarei meus sentimentos : "Eu odeio fazer malas!!".



Voltando para Amsterdam, fiquei por lá o sábado passado pois Bispo foi para Alemanha ajudar uma amiga dele se mudar, ele foi para fazer companhia a outro amigo que dirigiu a van com a mudança. Eu não queria ficar sozinha em Groningen, então decidi ficar em Amsterdam para finalmente conhecer o Rijksmuseum, ou Museu Nacional. É lá que estão muitas obras de Rembrandt e seus discípulos. Muito retratos de pessoas com suas famílias e profissões. Era possível imaginar o modo de vida daquela época, imaginar as pessoas, as ruas de Amsterdam no século XVII. Gostei bastante também  do Vermeer, aquele pintor holandês que fez "A Moça do brinco de Pérolas", até fizeram um fime sobre eles.
Adoro essa época artística onde os pintores conseguiam retratar as pessoas e coisas de forma tão real. Em pinturas dessa fase/época, você até consegue definir o tipo de tecido que a pessoa restratada estava vestindo. É nítida a diferença de veludo, cetim e renda e etc. Metal , alumínio, ouro era retratado fielmente. Como pode? Fico fascinada!
Aqui são umas das famosas pecas que estão nesse museu:

Rembrandt: The Syndic of the Drapers's Guild (1662)

Rembrandt: Night Watch (1642)
JOhannes van Vermeer: o meu quadro preferido do museu

van vermeer, famoso esse não?

Fui ao museu pela manhã com minha amiga Karla, e depois almoçamos no Tokio Café, no centro de Amsterdam. Eu adoro comida japonesa e não poderia deixar de conhecer esse resturante. Falam muito bem dele, mas depois de ter ido lá, mnão achei nada de especial, tinha pratos muito bons, como a salada de alga, mas o sushis eram enormes, brutos e os refris e a cerveja horríveis, pareceia que estavam  diluidos. O melhor resturante japonês qeu fui em amsterdam é o Jinso Loung, que fica no Arena! Esse eu totalmente recomendo!

De domingo até terça fiquei em Groningen, como esposa! Foi gostoso, caminhava pela manhã, fazia almoço, assistia minha novela, series, falava com minha mãe e já era hora de fazer jantar para o noivinho. A noite assistíamos nossas séries juntinhos! Terça voltei para Amsterdam para ir na minha última aula de dança do ventre.

Na quarta em Amsterdam aproveitei para arrumar as malas, mas a preguiça bateu e não consegui. Fui ao consulado em Rotterdam pegar meu diploma que mandei legalizar.

Quinta decidi ir no lab, pegar as últimas coisas que faltavam e levar uns bolinhos para uma pequena Farewell Party, e dar adeus a todos e receber desejos de Boa Sorte. Foi bom pois coloquei um ponto final. Eu pensei em não fazer nada lá, pois aquele povo é muito chato, não merecia, mas eu deixei esse sentimento ruim de lado e levei 3 tortas para todo mundo. O foi gostoso até, pois só as pessoas que eu gosto foram lá despedir de mim, até que foram bastante!!
Depois do bolo voltei para Groningen. Onde ficamos até sábado.

Sexta, um casal de amigos húngaros nos convidaram para jantar na casa deles, e como de praxe, comi horrores!! A Erika fez pratos típicos húngaro e eu comi até explodir!! Veja só a que delicia:

Hortobágyi húsos palacsinta (Panqueca com recheio de carne)


Parecia um crepe, com recheio de frango. Super saboroso. Quando terminei de comer estava super cheia e descobri que nao era o único prato. Ela havia feito um assado de batatas com linguiça, chamdo de rakott krumpli. E havia salada e 2 sobremesas diferentes também! De sobremesa ela fez kókuszgolyó, tipo um bombom de chocolate coberto com coco e  recheio de cereja e hókifli, que parecia aquelas bolcachinhas caseris com goiabada dentro, mas o recheio do hókifli era de geleia de damasco. Super gostoso!

Sábado, último dia em Groningen, acordamos tarde, arrumei minhas coisas e pegamos o trem para Amsterdam as 11 da manhã, pois tínhamos uma festinha de despedida para mim em Rotterdam na casa da Gwenny, ai foram meus amigos mais próximos. Foi uma noite agradável, cheias de emoções. Cada uma levou um prato, teve nachos que o Kaushal preparou na hora, sopa de abóbora, que a Gwenny havia feito, azeitonas, pão e antepastos, levei pizza mas nem comemos de tanta coisa que tinha, e depois  foi a hora das sobremesas. A Karla preparou rocambole de doce de leite que estava divino e a Gwenny fez brownie de chocolate!! Uma delicia!! Regado com uma boa conversa, muitas risas a noite foi super gostosa!! Perceberam que minha última semana foi só comilança né? Devo er engordado um bocado nessa última semana.
A medida que as horas passavam, meu olhos se enchiam de lágrimas, o pessoal compram um presente lindo apra mim, um brinco de prato com desenho de moinho de vento holandês, e um cartão! Eu nao consegui ler o cartão, meus olhos encheram de lágrimas (mais ainda) e falei que só leria depois!

Às 10 da noite voltamos para Amsterdam, me despedi da Karla, minha amiga, companheira, confidente, sentirei muita falta dela. Segurei as lágrimas ao máximo. Mas no escuro do quarto, na minha última noite na Holanda, chorei, chorei por me afastar de pessoas queridas, chorei por ter tido momentos muitos bons na Holanda, chorei por estar voltando para o Brasil e ficar perto que pessoas que amo, chorei por ficar  longe do meu amor, chorei pela incertezas que o futuro me aguarda, chorei de medo, de ansiedade, de tristeza e alegria Sim, a mistura de sentimentos que eu tive nesse momento foi tão complexa, tão intensa, que só as lágrimas conseguiram se expressar. Nao falei tudo que eu queria para as pessoas, nao me despedi devidamente. Acho que não quis mesmo me despedir direito, pois quero e vou ter meus amigos por perto novamente! Demorei horas para dormir. Um filme passou por minha cabeça. Adormeci com os olhos cheios de lágrimas ao lado do medo meu amor, em minha cama de solteiro.




7 comentários:

  1. Roberta
    vc é uma linda!

    amei ver suas fotas,ver suas viagens!

    Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberta!
    Que delicia foi te conhecer,nosso encontro foi maravilhoso,e qto a seu blog amei,assim podemos compartilhar com vc suas lindas viagens,beijokas!

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA!

    ACHEI SEU BLOG A ALGUM TEMPO (POR ACASO), E PASSEI A ACOMPANHAR.
    SEMPRE MORRENDO DE INVEJA - BOA, JURO - DAS SUAS VIAGENS E HISTÓRIAS.
    SEJA BEM VINDA DE VOLTA AO BRASIL.

    ABRAÇOS
    PRISCILA

    ResponderExcluir
  4. Meu pai faaaaaaaaaaaaaaaaaaaz rakott krumpli!!! Receita de família, da minha avó! Ele deu o nome de "Batata Real" e a gente brinca que em húngaro na vdd se chama "Rato Cúmplice" kkkkkkkkkkkkk
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. oiiii

    conheci seu blog atraves da Elza Carrara, nossa qta cultura eu ameiii ja to seguindo e dando as boas vindas procê!!!!

    SUCESSO!

    Flavinha.

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas novas!! Fico feliz que tenham gostado do meu cantinho!!
    Camilas adorei vocês e os blogs!! E Li, que legal que seu pai sabe fazer esse prato hungaro! quero a receita!! bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Que gostoso foi te conhecer!
    Seu blog é muito legal e suas viagens também.
    Amei o encontrinho!!!
    Um beijo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...