quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Como sobreviver ao inverno

Ano passado foi a primeira vez que passei um inverno de verdade, com temperaturas abaixo de zero, neve, canais congelados, sem sol, dias curtos. Olha, não foi fácil, desânimo total, não havia vontade de sair da cama, de ir trabalhar, não havia alegria, tudo cinza, escuro, triste. O Bispo estava pior que eu e para não deixar o barco afundar, eu remava sozinha, consegui levar até quando chegou a nossa família, que deu um pouco mais de alegria. Depois que eles foram embora, quase afundamos a canoa. Sozinhos novamente. Lágrimas. Saudades. Aperto no coração. Pegamos o remo, um cada um e seguimos até a primavera quando tudo começou a florir, nossas vidas, nossos corações.

Para não passar por isso novamente vai aqui algumas medidas que estamos tomando desde do outono.

1- Tomar vitaminas. Muitas vezes a depressão é causada pela falta de vitaminas e minerais. Em 2008, um pouco antes de voltar ao Brasil para minha defesa de doutorado em dezembro, eu comecei a ter um tique nervoso no olho, ele pulsava constantemente, sabe? Toda hora, era horrível. Parece o Concunda do Notre Dame, caolho. Isso era sinal de falta de magnésio. No inverno tendemos a comer algo mais coisas calóricas para nos manter aquecido, como doces, massas e gordura (humm lembrei de um chocolate quente delicioso com chantilly por cima! ) mas esses alimentos só tem carboidratos e ácido graxos, que nos dão energia e que com certeza são essenciais, mas não são os únicos. Precisamos de vitaminas, minerais que fazem nossas células de todo o corpo, inclusive do cérebro, funcionar normalmente. Sem eles, o cérebro entra em falência e por isso podemos ter depressão, além de outras cositas más.

2- Fazer atividade física. Atividade física libera endorfinas, o hormônio do prazer e por isso ficamos mais animados depois de uma hora de academia, por exemplo. Sei muito bem que para chegar até a academia é um sacríficio enorme, com esse frio queremos ficar em casa, debaixo das cobertas, comendo e assistindo filme. Mas depois que vencemos essa barreira enorme, depois é fácil e até legal sentir um calorzinho quando estamos malhando.

3- Vaidade. Dizem que vaidade é um pecado. Para mim tudo na vida é pecado se causar o mal para alguém, mas nesse caso, no inverno, a vaidade é essential para sobrevivência. Eu fico totalmente relaxada no inverno, sem vontade de me arrumar, mas acho que é importante a gente se sentir bonita, se sentir feminina mesmo debaixo de inúmeras camadas de roupas.

4- Banho de sol. Bom fica difícil fazer banho de sol quando não se tem sol, mas tem lugares especializados em bronzeamento artificial. Não é para pegar um bronze de verão, estorricada, é apenas para ter um pouco de luz e calor, essencial para conversão da vitamina D, outra vitamina importantíssima. Há também lâmpadas para vender e colocar em casa. Sauna também ajuda a aquecer (não para metabolizar Vitamina D, a luz ainda é importante).

5- Sair de casa. Essa foi um tática que usei ano passado e funcionou. Saímos para passear, fotografar, mesmo com o frio congelante. Sair para jantar fora, fazer compras, visitar os amigos. É importante ver que as pessoas continuam a vida delas mesmo no inverno.

6- Fazer uma atividade que te dá prazer. Essa estou craque. Comecei com Dança do Ventre, e agora voltei a pintar. Tenho que dizer que ajuda mesmo!!

Vocês que também já passaram por um inverno assim e vão passar, quais as dicas que vocês tem a acrescentar? Ficarei feliz em aumentar essa listinha!!

3 comentários:

  1. uma dica que me ajudou muito no melhor inverno que passei na Holanda (o último claro!!): cozinhar em casa delícias da nossa gastronomia com a nossa cara metade :) agradar ao estômago também faz a alma também ficar feliz :)

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Minha dica é mova-se....se os amigos te chamam para sair saia, para esquiar, patinar, escorregar na boia, andar nas raquetes....vai junto - são esportes e queimam calorias.....o negócio é sair de casa....mas se está muiiiiiitooo frio chama a galera para ver uma comédia em casa, comer um fondue e jogar conversa fora.....xôoooo deprêêêêêêê!!!!

    Bjocas.

    ResponderExcluir
  3. É amiga... tudo é lindo né? Morar fora é lindo, inverno é lindo até vc ter q dar um jeito pra secar a roupa pq sem secadora não vai, tirar neve da porta/do carro/da bike pra conseguir sair. Confesso q prefiro malhar no frio, vc não sua e fica com mais disposição, mas não sei como seria malhar em temperaturas mais extremas - pq aqui nem quase temos frio direito!!!
    E é só se programar mesmo!!!
    Boa sorte querida!
    mil beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...