segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Atrasos

Eu estou com isso engasgado na garganta e precisava dizer, pedir opnião e tentar entender.

Por que as pessoas atrasam para seus compromissos?
Há inúmera razões, eu sei. Imprevistos acontecem. Mas quando os atrasos são frequentes, não acredito que imprevistos aconteçam sempre. É para evitar imprevistos que saímos mais cedo, pois se algo acontecer, temos tempo para resolver. É para evitar que a outra pessoa espere que temos celular para avisar.

Eu sempre fui intolerante com atrasos e depois que vim para cá, fiquei mais intolerante ainda. Aqui 15 min de atraso não existe. É intolerável.

No Brasil, todo mundo chega atrasado, então acaba não sendo atraso, quando marcamos algo as 8, esperamos as pessoas às 9:30. Aqui as coisas são bem estritas, temos uma agenda programada e todo o tempo é precioso. Não que no Brasil não seja, mas sei lá, é diferente. Mas os brasileiros recém chegados não tem ideia de como o horário aqui é seguido a risca.

Algumas coisas com horários e programação aqui na Holanda, tenho que admitir que é muito difícil entender. Por exemplo, se você resolver na sexta-feira de manhã que quer ir no cinema a noite, não haverá ninguém disponível pois todos já programaram com antecendência o que irão fazer sexta a noite. Esse é só um exemplo, tem coisas piores hehehe.

Mas o que quero contar hoje foi um fato da semana passada.

Segunda-feira passada veio uma pessoa do Brasil para dar uma palestra em Rotterdam. Como ele é do mesmo laboratório que a gente na Unicamp, resolvemos convidá-lo para jantar na terça, o único dia livre que ele teria na semana. Durante o dia ele faria turismo pela cidade e a noite nos encontraríamos para jantar.
Na terça, esqueci de levar o celular para o trabalho, mas assim que eu percebi, enviei um email para ele com o número do telefone da minha sala e disse que estaria online no gmail. Às 3 da tarde ele aparece no gmail e diz que acabou de acordar, que estava cansado e resolveu dormir mais. Sem problemas, mas eu só  queria saber se ele ia ou não nos encontrar a noite para jantar. E ele disse que sim.
-Olha, então vou fazer a reserva no restaurante as 18:30, tá certo?- eu perguntei.
Ele respondeu:
-Claro, para mim tudo bem.
Eu disse:
-Que horas no encontramos? Você vem para o AMC? 
-Vou sim
-Você sabe chegar aqui?
-Sei sim. As 18 horas estarei ai.


Meu sexto sentido dizia que não ia funcionar. Na verdade não precisava de sexto sentido nenhum para saber que ele não estaria lá na hora combinada. Se ele acordou às 3, até se arrumar, comer e sair do hotel demoraria um hora, pelo menos. O trajeto entre Rotterdam e Amsterdam é de 1 hora. Se ele fosse direto para o lab, talvez daria certo. Fiquei tranquila e volte ao meu trabalho. Mas ele é novo no país, talvez se perca. Fiquei preocupada. Ligo no restaurante para cancelar? Deixei reservado e esperei.

Arjan apareceu na nossa sala às 17 horas, pois já tinha acabado as coisas dele e foi até lá aguardar nosso convidado. O relógio bateu 18 h e nada, 18:15 e nada dele aparecer. 18:30 também não. Pensamos que ele tivesse pegado o trem errado, para sentido oposto, ou o trem poderia ter atrasado, ele poderia ter se perdido, sei lá, muitas coisas poderia ter acontecido. Resolvemos esperá-lo na frente do prédio, pois talvez ele não soubesse chegar na nossa sala. Às 18:40 ele aparece todo com cara de preocupado. Eu perguntei o que havia acontecido. Ele disse que havia chegado em Amsterdam as 17:30 e tinha ido no centro dar uma volta. PELO AMOR DE DEUS.  Ele sabia que o centro fica longe do AMC que não daria tempo dele chegar as 18 h. Por que raios não avisou? Se ele tivesse falado que iria para o centro, teríamos poupado nosso tempo e o dinheiro dele. Mas ele disse que viria direto para o AMC.

Eu não sei o que acontece com as pessoas. Elas tem medo de dizer as coisas que planejam, que pensam. Não sei o motivo, talvez elas pensem que sua opnião possa magoar, descontentar as outras pessoas. Mas se concordam com que a outra pessoa diz somente para não magoa-la, entretanto, agem de outra forma  completamente oposta, não vejo o ponto, não vejo vantagem. Vai magoar ainda mais. Conheço várias pessoas que fazem isso no Brasil, não somente em questões de atrasos, mas sim quanto a dizer que vai fazer tal coisa e no final, não faz, mas desde de o início ela sabia que não ia fazer. Isso me dá tanta raiva.

Esse foi o desabafo do dia. Tenho uma lista deles ultimamente. Depois conto os outros.

Essas coisas me tiram a pouca paciência que tenho

5 comentários:

  1. Oi Ro!

    Sei exatamente o que vc quer dizer! Tb nao entendo essa mania mau educada de brasileiro! Aqui na Suiça todo mundo respeita horario! 18:30 é 18:30 e nao 18:31! Sinceramente, eu vim parar no lugar certo, pq sempre fui super pontual...tb acho uma questao de respeito! Meu pai tb é assim! Somos os "chatos" da familia!

    Ah! Adorei o outro post que vc fez falando do meu blog e do sorteio! Muito obrigada! Fico muito feliz em saber q vc gosta do bloguitcho!

    Bjos
    Juliana

    ResponderExcluir
  2. Amiga... Eu me vi nessa cena... Putz!!! Realmente eu tenho essa bendita mania de achar que vai dar tempo de fazer tudo, ou de não falar o que quero fazer de verdade, assim acabo deixando o outro no banho maria... Sei que é MUITO FEIO, MUITO MESMO... E estou melhorando isso a cada dia...
    Um hábito horrível, mas que dá para melhorar...
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Te entendo perfeitamente....odeio, esta é a palavra...odeio quem diz uma coisa e faz outra, não cumpre com o combinado, não chega na hora....tenho horror....
    Mas vamos relaxar....relax.....xôooo energias negativas!!!! Este povo que aprenda!!!

    Boa semana.

    Bjos e até.

    ResponderExcluir
  4. @Tati, nao pensei em vc qdo escrevi o post nao, mas vc falando eu lembrei os ódios que eu já passei com vc!! hehehehe
    @Ju, sabe o que é pior, a gente volta para o Brasil e seremos taxados de mais chatos ainda, só porque moramos na Europa e acostumamos com o jeito europeu que no Brasil nao é assim. Odio mortal! Eu já era intoleravel com horario antes :/
    @ chica, estou contando até dez, relax!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Roberta,
    como provavelmente tambem já deves saber, partilho totalmente esse ódio!!! tal como outras faltas de respeito essa põe-me doida. odeio perder tempo e quando é perdido por razoes dessas entao trepo paredes.
    agora de novo em portugal tenho de relaxar um pouco, mas felizmente ainda nao tem acontecido muitas dessas situações.
    como é possível quue as pessoas nao saibam calcular tempo? e se acontece sempre a mesma merda porque nao passam a ter mais cuidado? ahhh. acertaste aqui num ponto de fúria :)
    beijinhos, boa noite

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...