sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Análise de 2012


Final de ano é tempo de lembrar e refletir sobre o que fizemos e deixamos de fazer no ano que está a prestes a acabar. Quais acontecimentos marcantes tivemos, quais alegrias, tristezas e conquistas. É um período de fazer um balancete e propor metas para o próximo ano.


Bom, para mim 2012 foi um ano:

  • repleto de frustações e decepções no lado profissional
  • de muitas reflexões para decidir meu caminho
  • de espera, de treinar a paciência em todos os sentidos, esperar o marido voltar da Holanda, esperar liberar o apartamento para gente mudar, esperar os móveis da casa, esperar as respostas de empregos, esperar a repostas das bolsas, esperar, esperar, esperar
  • de me voltar para o lado espiritual, de me conhecer e estudar
  • de descobertas, descobri que sou versátil, criativa e empreendedora. Vendi adesivos para unhas, colares artesanais, vendi O Boticário, fiz e vendi pães caseiros, abri com a Cacá um loja virtual e fiz ensaios fotográficos profissionalmente. Descobri que sou lutadora, que dou a cara para bater e que nunca passarei fome na vida, pois vergonha de trabalhar, não tenho não. 
  • de aprendizado, aprendi um pouco sobre apometria, aprendi a fazer pão, aprendi que nem sempre estou no comando da minha vida, que tem coisas que fogem ao meu controle e tenho que superar, esperar e aprender.
Foi um ano sofrido, derramei muitas lágrimas, mas sem dúvida nenhuma, sou bem mais feliz aqui do que era na Holanda, feliz por estar de volta ao Brasil, feliz por estar perto das pessoas que amo, feliz  pelo calor, pelo sol, pela emoções intensas que temos no Brasil. E por todo o aprendizado que tive com as fases difíceis.

E as coisas boas?

  • tive 3 ou 4 artigos publicados
  • fiz umas 5 ou 6 entrevistas de emprego
  • consegui 3 bolsas de pós doc, uma eu passei para outra pessoa, outra era de 3 a 6 meses enquanto esperava a terceira bolsa, que a princípio foi negada, mas depois foi aceita
  • não tive dor de estômago o ano inteiro, quer dizer só agora no natal com a abundância de comida e bebida.
  • meu cabelo voltou a crescer! Lembra que eu estava ficando careca, até achei que era alopécia androgenética, pode ser que até seja, mas hoje tenho muito mais cabelo que há um ano atrás. A Holanda me fazia perder cabelos! Deveria ser estresse, infelicidade, sei lá, só sei que agora tenho muito mais cabelo que antes!!
  • mudei para casa nova, e por mais que demorou, conseguimos mobiliar do jeito que queríamos.
  • viajei para Alterosa (MG), Pomerode (SC), Taubaté (SP), Ubatuba (SP), se contar a casa da sogra, Garça (SP) e chácara dos pais em Morungaba (SP), viajei mais de 7 vezes esse ano. 
  • tivemos muitas festas, festas de casamento, de aniversário, de batizado, jantares em casa de amigos, jantares em casa, churrascos. A vida social foi bastante intensa e alegre. Todo final de semana tinha alguma coisa para fazer, alguém para visitar, ou sei lá o que.
Opa, itens de coisas boas pesou mais hein!?

A lição de 2012 foi "as coisas tem hora certa para acontecer, e se não deu certo algo que você lutou pra caramba para conseguir, era porque coisa melhor vai aparecer". Pode parecer clichê, mas vivi e experimentei exatamente isso.





.

2 comentários:

  1. Zoe...realmente cada coisa tem seu tempo, pena que nossa ansiedade muitas vezes não permite, não é mesmo? Desejo um Feliz 2013, com muitas realizações...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Zoe, adorei a sua reflexão e tão bom olhar para o ano que passou e ver que existiram mais coisas boas que ruíns, rsrs
    Eu fiquei feliz pelo seu cabelo que cresceu, eu passei pelo mesmo problema depois da gestação dos meus filhos, a gente fica com a auto-estima baixa quando não está bem com o nosso cabelo, não é mesmo?
    E gostei da parte que você aprendeu sobre você, afinal se "redescobrir", saber do que é capaz é tão importante para se viver bem, ser bem resolvida, isso vai te levar longe amiga :)
    Fiquei feliz pelo seu post e desejo que 2013 traga boas novas pra vc, mais conquistas, mais viagens e quem sabe um presentinho daqui 9 meses, hehehe
    Bjs e um ótimo dia pra vc

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...