sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Brasília - O Congresso Nacional



Viajar em feriados já não está em nossos planos, tudo muito caro e muito lotado, estradas, postos de gasolina (sim, já estive em postos na estrada que parecia uma balada de tão cheio), ruas, praias, cachoeiras.... agora para os velhotes aqui que querem sossego, a solução é viajar fora de época e no meio da semana.
Esse ano, fugimos da praia e fomos para o interior do Brasil, nada mais nada menos que nossa capital, situada no coração do Brasil, no meio do estado de Goiás, a cidade de Brasília que eu nunca conheci (shame on me) realmente é de encantar os olhos!!
Não!! Não passei minhas férias em Brasília não, lá foi só a chegada para o nosso real destino, a Chapada dos Veadeiros! Vocês devem ter visto algumas fotinhos lá no Instagram, não é mesmo? Mas antes de falar da Chapada quero falar da nossa capital.

Voei de Campinas para Brasília e lá alugamos um carro. Como estávamos em 4 pessoas, ficou mais barato e um golzinho 1.0 sem ar condicionado deu conta! Recomendo fortemente a Movida Rent a Car, tem o melhor preço, e apesar da agência ser longe do aeroporto, eles tem um serviço de translado.
Tínhamos apenas uma tarde para conhecer os principais pontos da cidade, eu queria mesmo era conhecer o Congresso Nacional e a Igreja.
Estava um dia chuvoso, feio e frio. Mas depois de almoçarmos, e de tomarmos um cafezinho com bolo,  o tempo começou a melhorar, até um céuzinho azul apareceu no final.

Brasília é uma cidade totalmente diferente do que tudo que já vi! É uma cidade geométrica, moderna, muito espaçosa, avenidas largas, prédios enormes! A cidade foi projetada pelo urbanista Lúcio Costa, amigo do arquiteto Oscar Niemeyer, após vencer um concurso de 1957 para o plano da Nova Capital. Pela vista aérea, a cidade tem a forma de um avião, mas inicialmente foi inspirada  no sinal da cruz. Niemeyer projetou muitos prédios em Brasilia, dentre eles o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, Supremo Tribunal Federal, Palácio do Planalto e a Catedral. A cidade foi inaugurada em 1961 pelo Presidente Juscelino Kubitschek. Para ler mais sobre a cidade de Brasília, sugiro o wikipedia.

A nossa primeira parada foi o Congresso Nacional. O conjunto de prédios que compoe o congresso, é muito interessante, é leve, ponderado, agradável de se ver. Eu já havia visto inúmeras vezes pela TV, mas é muito diferente quando estamos lá e entramos dentro dos edifícios! Gostei bastante.
Aliás, foi a primeira vez que conheci uma obra do Niemeyer e paguei um pau para ele! Achave que os prédios dele era apenas bonitinho e pouco funcional, mas depois de conhecer o congresso, eu achei muito loko e super funcional! Aqueles pratos pra cima (Câmara dos Deputados) e para baixo  (Senado) tem uma acústica perfeita, ideal para sua função.

A cada 30 min há uma visita gratuita para conhecer o Congresso Nacional. Há um guia que conta as histórias, os detalhes de cada canto, obra de arte. Foi muito interessante, totalmente recomendo!
Além da beleza arquitetônica, a decoração interna também me chamou bastante atenção, pois apesar dos móveis serem da década de 50/60, eles tem traços modernos, imagine para época!
Bom chega de blá blá blá, e vamos dar um passeio por Brasília. Copiei descaradamente as frases de Niemeyer referente a cada prédio que visitamos dele. Para conhecer mais sobre seu trabalho, visite o site http://www.niemeyer.org.br/ vale muito a pena!

Vou dividir o post de Brasília  para não ficar gigantesco! Tenho muitas fotos que gostaria de mostra!

1956 Congresso Nacional

"Arquitetonicamente, um prédio como o do Congresso Nacional deve ser caracterizado pelos seus elementos fundamentais. Os dois plenários são no caso esses elementos, pois neles é que se resolvem os grandes problemas do país. Dar-lhes maior ênfase foi o nosso objetivo plástico, situando-os em monumental esplanada onde suas formas se destacam como verdadeiros símbolos do poder legislativo. Ao fundo, contrariando a linha horizontal da esplanada, erguem-se os blocos administrativos, que são os mais altos de Brasília."





Olha que cadeira mais charmosa



Essa parede da direita é uma obra de arte, são blocos desmontáveis, mas desde que foi colocado ai, nunca mudaram de lugar.






Os móveis antigo da antiga câmara dos deputados no Rio de Janeiro



Túnel que conecta os prédios

A Câmara dos Deputados (prato para cima)




Detalhe do teto da câmara

Estavam fazendo a manutenção das mesas eletrônicas e colocando um ipad para cada um.




Senado - prato para baixo 

(os desenhos da no chão são feitos pelo pessoal da limpeza com o aspirado de pó)

Detalhe do teto do senado, inúmeras placas de metal penduradas no teto, que ajudam na acústica

Tem uma arquibancada para o público geral 


Um comentário:

  1. Roberta adorei o post! Já conheço Brasília, mas faz muito tempo. As fotos, como sempre, lindas! Já vi algumas fotos da Chapada, mas vou esperar o post!
    Beijinhos e bom final de semana,
    Mel

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...