quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Carne ao molho de cebola e vinho - ops, Carne Maluca

Essa foi outra receita que tentei fazer, que ficou totalmente diferente do que eu imaginava.
Essa receita tirei do livro de receitas da minha amiga Luli. Quando ela casou em 2004, a mãe dela escreveu a mão 275 receitas  em um caderno, dentre elas há receitas com carne, aves, peixe, assados, cozidos, fritos, com molhos, enfim, uma ampla variedade de opções, realmente uma obra de arte. São receitas fáceis, saborosas e muito práticas. A amiga aqui espertinha, percebendo o valor do caderno, tratou de tirar cópias rapidamente para guardar para o futuro. Como só casei 7 anos depois (nossa!), a relíquia ficou guardada pela minha mãe, que logo percebeu seu valor e começou a por em prática, sorte dos meus irmãos! E a receita que falarei hoje é uma das receitas favoritas dela:

Carne ao molho de cebola e vinho

Ingredientes

1 peça de maminha ou fraldinha ou patinho ( eu usei fraldinha)
8 cebolas picadas em rodelas
2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em um pouco (±1/2 xícara) de água quente (eu não tinha caldo de carne e foi de frango mesmo)
1 folha de louro
alho a gosto (como gostamos muito de alho, coloquei uns 4 dentes amassados
óleo
1 xícara de vinho ou cerveja (fiz com vinho tinto suave)
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Coloque numa panela de pressão na seguinte ordem a metade das cebolas, o óleo, a carne, o sal, pimenta, alho, louro, o restante das cebolas, despeje o caldo de carne e o vinho. Cozinho em fogo baixo na pressão e depois que fizer pressão, deixe cozinhar por 50 min.
Depois de pronto, corte a carne em fatias e salpique salsinha e cebolinha.
Forma-se um molho tão saboroso com as cebolas e o vinho, divino, totalmente recomendo.

Eu fiz um pouco diferente, temperei a peça de  fraldinha com sal e pimenta síria e fritei um pouco para dar uma dourada e depois fiz as camadas como fala a receita. Cozinhei por 50 min, mas recomendo cozinhar por menos tempo, tente 20 min, verifique e depois cozinhe por mais 10, sei lá. Pra mim 50 min   foi muito tempo, pois depois que determinou a carne estava derrentendo, desfiando. Quando mostrei para o Bispo, ele sugeriu fazer carne maluca, aquela carne de panela toda desfiada, já que não dava mais para cortar mesmo, bora desfiar. Como estava muito sem cor, salpiquei salsinha e cebolinha que tinha congelada no freezer, ficou ótimo!
O sabor ficou perfeito!
E o jantar acabou sendo pão com carne maluca e guaraná, quase uma festa de aniversário da nossa infância, só faltou as crianças correndo pela casa e a roupa suja de molho :)

Uma outra sugestão é colocar mandioca ou batatas para cozinhar junto, claro que  não se deve cozinhar as batas ou mandioca desde o começo, talvez 20 min depois, se não elas derretem.
 Deve ficar uma delícia também.







2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...