domingo, 10 de fevereiro de 2013

Por que retornar à pátria?

No Blog da Anita, Greetings from Holland, ela escreveu uma vez sobre o porque muitos estrangeiros resolvem voltar para a terra natal mesmo após muitos anos morando na Holanda e foi ai que o sentimento que eu sinto é compartilhado por muitas pessoas de diferentes nacionalidades e gostaria de expressá-lo aqui hoje.

Antes de tudo, esse vídeo hilário mostra exatamente o que eu sintia!!


Estava morando na Holanda desde 2008, com 3 idas para o Brasil, uma de 3 meses, uma de 2 semanas e uma de um mês. O primeiro ano foi tudo oba oba, tudo novo, exatamente como no video, tudo e novidade, esquilos, coelhos nos jardins, corvos. Chega o outono, a paisagem muda, as árvores amarelam ou ficam vermelhas, tudo é lindo, impressionando. Mas depois de algumas semanas, as folhas caem. Vem a neve, tudo brando, neve fofinha, branquinha, boneco de neve muito legal.
Meu primeiro inverno fui para o Brasil e só voltei em março. Só no ano seguinte, 2009/2010 quando minha família veio para cá eu passei o inverno todo aqui.
Só de depois que passou eu percebi como foi difícil, como a gente fica depressivo.
No inverno de 2010/2011 já nos preparamos e conseguimos curtir o inverno, tomamos vitaminas, meu irmão veio para cá para passar o natal com a gente, depois fomos para Londres passar ano novo e encontramos amigos queridos Ana, Pedro e Michelle. Foi muito divertido. E logo em março fomos para a pátria amada.
No verão de 2011, em agosto, máximo do verão, a temperatura era de 17 graus, chovendo. Já começaram a vender roupas de inverno e só de ver casacos e toucas, um sentimento ruim invadia meu coração. Era dolorido pensar em passar outro inverno. Ainda bem que voltei para o Brasil em novembro!
Hoje, esse "friozinho" que estamos passando em pleno fevereiro me relembra o verão holandês, mas engraçado que o sentimento é totalmente outro, é um alivio por conta do calorão que fez em janeiro! Faz frio, mas é bom, e depois a gente percebe que não é o frio, mas a falta de sol, de luz, e principalmente o que o frio e a escuridão faz com as pessoas, que ficam fechadas, desanimadas, tristes, deprimidas.
Aqui, a vida social continua faça frio ou faça sol. Brasileiros são alegres, sorridentes o tempo todo (claro que tem os mal educados em todo lugar, mas não vou considerar, tá?), se intrometem muito da nossa vida, mas isso não é de todo mal, pois dá a (falsa) impressão que se importam com a gente! E isso tudo faz toda a diferença.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...