sábado, 8 de dezembro de 2012

Meu primeiro concurso para professor


Semana passada foi meu concurso para professor adjunto da Universidade Federal do ABC.
Essa universidade foi criada pelo governo do Lula e tem menos de 6 anos de fundação e continua expandindo, com possibilidades de muitas vagas dentre elas, para professores. 
Bom, abriu uma vaga para professor de Bioquímica Estrutural. Fiquei animada pela vaga, mas não pelo local de trabalho, que seria a grande São Paulo. 
Eu não queria muito concorrer não, o prazo era dezembro, tinha o casamento, mil coisas para pensar e resolver, não estava nem um pouco com vontade de trabalhar em universidade. Fui para lua de mel e quando voltei o prazo foi prorrogado, e eu resolvi me inscrever de última hora ( com incentivo da Raquel que já trabalha lá). Fiz um projeto de pesquisa mais ou menos, em uma semana, mandei. A divulgação da data das provas foi feita uma semana apenas. Eu já estava estudando, mas não tão profundo, pois não sabia a data ainda, quando vi a data, me afundei nos livros e esqueci do mundo. 
Fui para Santo André um dia antes do início da prova e fiquei lá no hotel por 4 dias, numa intensa maratona de bioquímica.
Primeiro dia foi a prova teorica cuja única questão era "Discuta sobre estrutura e função de proteínas, carboidratos e lípideos". Simples assim! hahah foram 3 horas escrevendo sem parar. Essa prova era eliminatória, quem não tirasse mais que 7 não segueria para as proximas fases. Acabei a prova ao meio dia e as 5 da tarde voltei para ver o resultado.
Quando vi meu nominho na lista de aprovados comecei a pular de alegria!! Fiquei tão feliz! Já tinha sido válido o concurso!
Bom, mas ainda não tinha acabado, as 10 da manhã do dia seguinte eu tinha que apresentar meu projeto de pesquisa (aquele todo zuado, que eu fiz em uma semana) e defende-lo. Até que n? ahhahahh Acabado a apresentação do projeto, sorteei um tema para dar uma aula de 40 min no dia seguinte. Sorteei "Propriedades, funções e transformações de carboidratos". Nesse dia o Bispo foi pra lá me dar uma força. Já estava morta, sem conseguir pensar. Tinha 24 hs para preparar a aula, e estudar e dormir. Virei um zumbi, estudar não estudei não, fui com o que tinha estudado para as provas, montei a aula no Power Point e pronto. Acordei no dia da apresentação as 4 da manhã, naturalmente, a preocupação era alta. A minha maior preocupação era sobre o que e como abordar um tema tão amplo quanto esse em apenas 40 min. Não me sai tão mal, tirei 7.50 na média, claro que poderia ter ido melhor, mas o nervosismo e o tempo foram crueis comigo.
FInal da história que é o que interessa: fiquei em terceiro lugar e só tinha apenas uma vaga. O primeiro lugar era imbatível, já estava conformada, mas o segundo lugar era uma menina pior que eu, curriculo nada de especial, mas o que diferenciou ela de mim que ela foi um pouco melhor que eu na aula, e a grande vantagem de todas é que ela já fazia pós doc na universidade lá, trabalha com bioquímica estrutural e eu não. Mas foi por pouco. A chance do segundo colocado entrar na universidade é grande.
De qualquer forma fui aprovada, mas não convocada :(
Moral da história, se eu tivesse querido essa vaga desde o começo, teria feito um projeto melhor, estudado mais e preparado todas as aulas antes. Mas enfim, pude ver que posso passar, sou competitiva, mas não era a hora.
E esse foi o primeiro concurso que prestei em 2012, fiz mais três.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...