quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Pomerode, SC

Minha falta de entusiasmo com o blog, com a vida no geral, fez eu negligenciar vários eventos bacanas e lugares legais que visitei. Tentarei me redimir, será que consigo?
Bom, em setembro fui a dois casamentos, vou contar do primeiro, em Pomerode, Santa Catarina.

A Cidade

Essa cidade está localizada próxima a Joinville. Recebeu muito imigrantes alemães no final do século XIX, principalmente da região conhecida como Pomerânia, ao Norte da Alemanha e Polônia. Pomeranos nem se consideram muito alemães, pois eram descendentes de um povo germânico e eslavo, só depois do século XII sofreram germanização de seu idioma e costumes. Quando chegaram ao Brasil, não se consideravam alemães, mas com o passar dos anos, perceberam que eram mais parecidos com os alemães do que imaginavam. Esses imigrantes cultivavam na região arroz, batata, fumo, feijão e criavam animais. No séc. XX instalaram algumas indústrias e a mais famosa delas é a fábrica de porcelana Schimidt. Com a II Guerra Mundial, o então presidente Getúlio Vargas,  após declarar guerra à Alemanha, proibiu o uso da língua no país, a construção de casas com arquitetura germânica e a manisfestações culturais alemães. Isso afetou as colônias alemães que acabou se abrasileirando.
Mas segundo uma pessoa da cidade com quem conversamos na cidade, a miscigenação é um dos maiores problemas da cidade. Palavras dele, sem exagero! Nazista? Não posso afirmar, mas que ele deu a entender que  raça pura alemã, sem misturas era melhor para cidade, ah isso ele dexou bem claro!
Por conta do histórico da cidade, 90% dos habitantes são descentes dos Pomeranos, e portanto,  são bilingues. Há muitas construções germânicas e comida típica alemã! humm uma delícia!!Vela a pena visitar sim!




A Pousada

Ficamos num pousada nova e bem aconhegante, chamada Dein Haus. A casa foi casa moradia do dono da fábrica Schmidt, uma construção da década de 50. Como era nova, móveis dos quartos e roupas de cama e banho eram bem novinhos, tinha o melhor jogo de cama e toalha que eu já usei em Hotel/pousada!! Brancos impecáveis, macios e cheirosos! Uma delícia! A decoração era rústica e elegante. Na sala de estar havia uma lareira, uma TV gigante que passava um show de música alemã, meio que folclórica, na Holanda aquele tipo de música era bem comuns nas manhãs de domingo na TV! A pousada tinha um belíssimo jardim e um ofurô, valeu a pena, apesar do problema da miscigenação











O Zoológico

Saímos de Campinas na sexta feira do feriado do dia 7 de setembro às 8 da manhã  e chegamos em Pomerode às 8 da noite (por conta do trânsito infernal na Rod. Regis Bittencourt). No sábado a noite seria o casamento e no domingo, já prevendo o mesmo trânsito da ida, reservamos o dia todo para volta, portanto, nos restou o dia de sábado para conhecer a cidade. Quase a maioria dos convidados que vieram de Campinas eram biólogos, pois o noivo se formou em Biologia. Os que não eram biólogos, eram as esposas de alguns dos biólogos, mas de área correlata como enfermagem e educação física. Como nós biólogos éramos a maioria, que lugar melhor que um zoológico para um biólogo se divertir? Talvez um aquário, um zoológico dos animais aquáticos!
Enfim, fomos conhecer o Zoo de Pomerode. 
Foi uma facadinha de caro, acho que 25 reais, não me lembro, mas o valor foi bem pago, pois o zoo me surpreendeu! Havia muitos mamíferos de grande porte (que devem comer pra caramba e gastar horrores com alimento pra eles) como ursos (uns 4), onças (umas 5), hipopótamos, leão, zebra, girafa, elefantes (2), mamíferos de médio porte como lobo-guará, pinguins, inúmeros macacos (credo! já falei alguma vez que odeio macacos??) muitas aves, répteis etc. A variedade de espécies era bem alta! Adorei! Foi uma tarde bem gasta passeando e fotografando os animais!





























 O Casamento


O casamento foi bem divertido, dançamos até morrer! A comida super abundante, fiquei impressionada. Nunca havia ido em casamento com tanta comida, sério, tinha frando, carne de vaca, de porco, strogonoff,  muitas saladas, muitos tipos de batatas , sobremesa a doidado e quase no final eles montaram uma mesa de café com muitas cucas (torta típica da região).

Nós, amigos do noivo, que fizemos a festa desse casamento! Não tinha música que a gente não dançava. A banda tocava sem parar e morria de rir da gente dançando! E como sempre fomos os últimos a sair!



2 comentários:

  1. Roberta eu adorei esses post! Eu já estive em Pomerode, acho q em 2004 e fiquei apaixonada pela cidade! É tudo muito lindo! As fotos do zôo estão incríveis, lindas mesmo. Quando estivemos lá ficamos em uma pousada chamada Mundo Antigo e ficamos em chalés no estilo enchaimel , era uma graça! Vou anotar o nome da pousada q vc ficou pra eu conhecer em uma próxima oportunidade!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  2. Sabe Roberta, eu amo "viajar contigo" mesmo que seja a lugares que eu conheço....
    beijos niña querida..
    (Ahhh estao muito bonitinhos os dois..)
    Quiquinha

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...