sábado, 30 de maio de 2009

Concursos públicos

Ontem sairia o resultado do concurso para professor de Biologia Celular na UFRJ e um amigo nossa, William, estava prestando e já havia passado da prova escrita, apresentou uma aula sobre Estrutura e Função de Proteínas, tranquilissímo e possuía um currículo super bom, cheio de artigos, para um cadidato de 28 anos que acabara de terminar o doutorado direto.

Todos estavam confiantes, inclusivo ele, claro. Nós em casa jantando com a Cláudia, estávamos conectados na internet para assim que Willian ligasse no laboratório da Unicamp, saberíamos imediatamente o resultado.

Eu estava falando com Antônio pelo yahoo, no meio da conversa ele disse que a esposa do Willian estava no telefone falando o resultado. Já saquei. Se ele tivesse passado com certeza ele ligaria pessoalmente. Não foi dessa vez. O que soube superficialmente foi que uma menina com apenas 6 artigos havia conseguido a vaga de professor na UFRJ.

Todo mundo ficou arrasado, Antônio disse que se Willian não passou, ele não teria chance nenhuma, que já ia desistir. Eu já tive outro pensamento. Se a menina passou com apenas 6 artigos com certeza eram em revistas com índice de impacto alto. Provavelmente ela é conhecida no departamento. Se eu fosse escolher um candidato para trabalhar no meu departamento, com certeza escolheria alguém que eu já conhecesse. Para conseguir um artigo numa revista boa, são anos de trabalhos, muitos resultados e repetições, o que daria com certeza mais de 3 artigos numa revista mais simples.

Eu não tenho muitos artigos. Aqui eu aprendi que tem que trabalhar muito para conseguir um bom artigo, não é com 5 gráficos que você publica numa Cell, e além do muito trabalho tem a sorte, sem dúvida, sorte de ter bons resultados, sorte de descobrir algo novo, e sorte de estar no lugar certo na hora certa. Esses fatores compõe qualquer profissão, esforço, trabalho e sorte.

Algumas pessoas publicaram na Nature ano passado, foram SETE anos de trabalho! Mas uma pessoa tinha acabdo de chegar no lab e fez alguns blottings para confirmar os resultados dos 7 anos anteriores foi como segundo autor do paper, está ai a sorte.

Continuo trabalhando, e esperando a sorte chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...