quarta-feira, 18 de março de 2009

Curso em Groningen

Estou fazendo um curso aqui na Universidade de Groningen chamado Membrane and Cell Signalling, muito interessante, palestras de experts na área, seminários dos estudantes sobre os temas básicos, usando o livro Molecular Biology of the Cell, do Alberts como base, os colega de classe super gente boa, mas é claro, tem que ter a pessoa idiota da turma. Uma holandesa arrogante, que se acha a mais inteligente, mas faz cada pergunta idiota para os professores palestrante, menosprezando o trabalho dele. Toda hora ela pergunta alguma coisa. Não me incomodo que pergunte, aliás, sou a favor de questões durante a aula, pois o que está claro na cabeça do professor, não ficou claro para os alunos, então temos que perguntar mesmo, mas claro com um pouco de crivo. A menina idiota perguntou porque existe sinapses, já que os canais de sódio e potássio já transmitia o sinal. Outra, o que é um esfingolipídio. Comentário, a célula mantém níveis baixos de calcio citoplasmático porque o calcio conduz o impulso (até onde eu sei, os ions relacionados é sódio e potássio). Ah, outra pergunta dela foi se a células dependem da mitocondria para morrer? A pergunta parece boa, mas o problema foi que poucos minutos antes na apresentação anterior foi dito que há receptores de morte que induz apoptose e não requer necessariamente a mitocôndia para ativar caspase 3, pode também afetar a mitocôndria para amplificar o sinal. Bom, estou treinando minha paciência neste curso, e aprendendo bastante.

Coisas que aprendi no curso:

Lembra da vovó dizendo passa saliva que sara o machucado? Pois então, funciona, sabe por quê?
Nas glândulas salivares tem a maior concentração de EGF, fator de crescimento endotelial, ou seja, fator que estimula o crescimento das células. No machucado, as células foram arrancadas e precisa ser recomposta, e ali está o EGF na saliva para curar!!

A velocidade da transmissão do impulso nervoso é de aprox. 400km/h, rápido né?

Um único neurônio tem 10000 sinapses, ou seja, ele se conecta com 10000 outros neurônios.

A toxina butolitica, o botox, inibe a exocitose, inibe as SNARES, portanto não há aporte de novas membranas para a membrana plasmática, e esta fica rigida, por isso que nao forma rugas!

A penicilina é feita nos peroxissomos dos fungos do gênero Penicillum.

O cogumelo Amanita phalloides é toxico porque inibe a polimerização da actina, portanto pára a contração muscular, pára o coração e a pessoa morre.

Há uma doença chamada Microvillus Inclusion Desease (MVID) onde as células do intestino não apresentam microvilosidades voltada para o lúmen, o que acarreta absorção nula de nutrientes. A partir da primeira "refeição"do recém nascido, incia-se uma diarréia intensa, e se o bebê não obter alimentação intravenosa, ele morre. As células dos intestino formam as microvilosidades dentro delas mas não conseguem colocá-las para fora, voltada para o lúmen. O problema está na deficiência de transportar vesículas para o exterior da células (exocitose) devido a mutações na proteína Myo5 responsável por fazer as vesículas andarem sobre os filamentos de actin.

Bom, acho que por hoje é só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...