terça-feira, 19 de agosto de 2014

O retorno ao trabalho após a licença maternidade

Amanhã retorno ao trabalho depois de 120 dias de licença maternidade, 12 dias de licença amamentação e 20 dias de férias, totalizando 5 meses.
Estou num conflito de sentimentos, ao mesmo tempo que eu gosto do meu trabalho, gosto de ter minha independência, gosto de estudar e conversar com pessoas sobre os assuntos mais variados, também sou apaixonada pelo meu bebezinho e será a primeira vez que ficarei longe dele.
Tenho certeza que ele ficará bem, isso não me preocupa, pois ficará com minha mãe, que criou 3 filhos super bem. Três coisas me aflige:

1- O longo tempo longe 

Acho que é o maior problema, que mais me tortura, é a quantidade de tempo longe do Murilo, sairei de casa às 6:30 e retornarei apenas às 19h. Mal verei meu filho, mal o verei acordado, sorrindo, se desenvolvendo. É muito tempo longe, é muito tempo se dedicando a outro coisa que não é tão importante quanto ele. Perderei sorrisos, descobertas, gargalhadas, novos aprendizados. Isso aperta meu coração e enche meus olhos de lágrimas.
Hoje entendo completamente as mães que decidem parar de trabalhar para cuidar dos filhos, nunca mais julgarei, pelo contrário valorizo cada uma delas que se dedicaram a cuidar, a educar, a estar com sua prole para dar a eles o que é  mais importante nessa vida, o amor.

Mas muitas mães não podem parar de trabalhar por questão financeira e ou por realização pessoal. Eu me incluo nas duas categorias, mais na primeira hehehe Só que eu acho que a carga horária não deveria ser tão alta assim, 44h semanais! E a vida pessoal, os filhos, o marido e os afazeres diários, comer, dormir, limpar a casa, lazer? Quem inventou essa CLT provavelmente não era mulher e  muito menos tinha família, se tinha, não se importava.
As crianças são o futuro do mundo, certo? Como fazer um mundo melhor se largamos nossas crianças aos cuidados de terceiros?
Em países desenvolvidos, onde a qualidade de vida é anos-luz melhor que a nossa, o governo sabe da importância de ter a mãe (ou pai) na vida de um bebê.
Na Holanda, por exemplo, tem o mamadag, que é um direito da mãe de ter um dia livre da semana para trabalhar em casa se tem um filho. Para dois ou mais filhos, é possível ter dois dias livres. O pai pode ter esse direito, o papadag, caso a mãe não possa (acordo com o empregador), mas um do casal tem esse direito. Além da carga horária ser de 36h semanais.
No Canadá, a licença maternidade é de 12 meses!!!
Mas tem países bem pior que o Brasil quando o assunto é tempo mãe-bebê. Os EUA por exemplo não tem, por lei, licença maternidade remunerada. Pasmem, pois eu fiquei chocada quando descobri. O que as mães fazem geralmente é ficarem um mês em casa sem trabalhar e, portanto, sem receber, para ficar com o bebê.

2- A minha concentração no trabalho

Agora a pergunta é será que eu ficarei bem? Será que conseguirei me concentrar em minhas atividades?

3- A logistica da coisa

Acordar de madrugada, me arrumar, tirar leite para o Murilo, tomar café, amamenta-lo, troca-lo, coloca-lo no carro, sair no frio, com ele ainda dormindo, sair de casa antes do sol nascer, leva-lo na casa da minha mãe, levar o Bispo no trabalho, pegar estrada e dirigir 50 km até meu trabalho, retornar com o trânsito caótico da região de Campinas, que anda em obras, pegar Bispo, pegar Murilo, que a essa hora era para estar de banho tomado e alimentado para dormir. Vai bagunçar todo o horário dele...aiiiii


E isso tudo, toda essa angustia, me faz ter pesadelos frequentes. Ter que passar por isso e aidna antecipadamente nos sonhos é bricadeira né.
Vamos ver se sobrevivo e depois conto aqui.

3 comentários:

  1. Ai, eu sei bem como é esse sentimento. Passei por ele há 6 anos atrás, mas "sucumbi" e fiquei em casa para ficar com o bebê. Não foi mesmo fácil, a questão financeira pesa muuuuito, mas graças a Deus deu (e continua dando) tudo certo.
    Você traduziu tão bem as aflições de mãe. Esse post deveria ser obrigatório para todas as mamães lerem. Muitas iriam se identificar com certeza :)
    Força Roberta, força!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elza, querida, é complicado mesmo! Mas estamos bem, agora melhor ainda hehehehe beijo grande!

      Excluir
  2. Ola Roberta,
    Também gostei muito do seu blog, me identifiquei bastante com vários pensamentos que você posta e pretendo te acompanhar nessa caminhada pois já aprendi bastante com as leituras feitas! Um lindo final de semana para vcs! Nicoli

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...