sábado, 28 de junho de 2014

Bolo de Chocolate sem glúten, sem lactose e sem ovos

Em casa, durante a licença maternidade, tenho assistido bastante os programas de culinárias do canal GNT, e uma das receita que testei foi esse bolo vegano de chocolate feito pela Bela Gil no programa Bela Cozinha. A cara do bolo era tão boa, mas na verdade queria testar mesmo se um bolo sem ovos daria certo. A receita original vai farinha de trigo integral e farinha de trigo branca, como não estou podendo com trigo, resolvi fazer uma adaptação com uma mistura de farinhas sem trigo.
Mas se você não tem problema com glúten, sorte a sua e aproveite as delícias que o só o glúten dá para você. Para a receita original, clique aqui.


Ingredientes

Massa:
2 xícaras de farinha sem gluten (se for farinha de trigo, ai você veja a receita original)
3 copos de água
1/2 xícara de cacau em pó
2 xícaras de açúcar mascavo
1 colher de bicarbonato de sódio (pode ser fermento, mas como tinha acabado em casa, sei bicarbonato mesmo)
1 colher de canela
1 colher de vinagre de maça
1 xícara de óleo de coco (a receita vai meia xícara, agora escrevendo a receita, vi que errei! rs)
1/2 xícara de óleo (na original é azeite, não quis usar meu azeite caríssimo para fazer um bolo, foi óleo mesmo!)
1 pitada de sal

Calda:
1 colheres (chá de ágar-ágar (ou gelatina sem sabor)
2 copos de água
3/4 xícara de cacau em pó
1 xícara de açúcar mascavo
4 colheres de melado de cana
1 pitada de sal

Modo de Preparo
Massa:

Preaqueça o forno à 180°C. Unte duas formas redondas de 23 centímetros. Misture numa tigela as farinhas, o cacau, o fermento, o açúcar mascavo, o sal e a canela. Em outro recipiente misture bem o óleo, o azeite, o vinagre e a água. Com a ajuda de uma colher de pau, misture lentamente os ingredientes líquidos ao secos. Coloque no forno para assar por 35 minutos. Não abra o forno nos primeiros 30 minutos para o bolo não solar. Retire do forno e deixe esfriar antes de desinformar.

Calda:
Numa panela média, coloque o açúcar mascavo, o cacau em pó, o ágar-ágar, o melado de cana, a água e a pitada de sal. Deixe levantar fervura, mexa bem e abaixe o fogo no mínimo. Cozinhe por dois minutos, sempre mexendo. Deixe esfriar e leve ao congelador por 30 minutos. Bata em um processador de alimentos ou no liquidificador e, com a pasta, cubra o bolo. Em seguida, sirva.

Veredicto

Deu certo! A massa ficou muito boa! Ficou fofinha, molhadinha e deliciosa mas diferente da consistência de um bolo com farinha de trigo, obviamente. Só prestem atenção em dissolver bem o fermentou ou bicarbonato, pois o meu ficou com umas pelotinhas e se você fosse premiado no seu pedaço de bolo, sentiria um salgadinho no final hahahaha! Eu acho que daria par colocar castanhas triturada nessa massa, acho que ficaria muito bom!

Eu fiz a cobertura também, mas particularmente não gostei muito. Mas o Bispo gostou por exemplo, vai de cada um! Depois que coloca a cobertura no freezer, ela vira uma gelatina. Como meu liquificador não é muito bom, usei o processador do mixer e ai não virou uma pasta como no progama da Bela, acabou ficando uns pedacinhos.

Confesso que pensei em jogar tudo fora e fazer um ganache com chocolate derretido e creme de leite, mas ai por que fazer um bolo sem lactose? Resisti e fiz a cobertura maluca mesmo.


Os novos ingredientes que eu nunca tinha usado.


Primeira vez que usei o meu suporte de cortar bolo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...