segunda-feira, 14 de maio de 2012

Por que desmaiamos quando ficamos muito tempo sem comer?

Só para não perder o ritmo dos últimos posts, gostaria de apresentar o filme que fiz sobre uma dramatização que fizemos na aula de Bioquímica para o curso de Enfermagem da Unicamp.

Estávamos estudando vias de sinalização induzida pelo hormônios glucagon.

O hormônio glucagon (glucose= glicose, agon= agonista), um pequeno peptídeo (peptídeo grande é chamado de protéina), é liberado pelas células alfa do pâncreas em resposta a baixos níveis de glicose sanguínea, em outras palavras, quando estamos com fome, algumas horas após uma refeição (no meu caso, após 2 horas rs). Seu efeito é induzir as células do fígado a produzir glicose para aumentar a glicemia. Desta forma, o glucagon um hormônio hiperglicemiante, possui um efeito oposto ao da insulina.
Por que a glicemia é tão importante e não pode estar abaixo de 70 mg/dL em jejum (pessoa normal tem em média 80 mg/dL de glicose em jejum e um diabético, mais de 126mg/dL)? Alguns tecidos do nosso corpo só consegue utilizar a glicose como fonte de energia, e um deles é o cérebro. Músculo, por exemplo, consegue utilizar, além da glicose, gorduras e proteínas para produzir energia e continuar funcionando. É por isso que pessoa com hipoglicemia desmaia com frequência, falta glicose no sangue, não tem energia para os neurônios funcionarem direito e a pessoa perde a consciência. Entretanto, mesmo desmaiada, pessoa ainda tem batimento cardíaco, certo? Porque o músculo do coração está utilizando as reservas de gordura do tecido adiposo para produzir energia e continuar batendo, mas infelizmente (ou felizmente ainda não sei dizer), o cérebro não consegue queimar gordura para produzir energia.
A pergunta a ser respondida nessa aula era: o que o glucagon faz nas células do fígado para que estas produzam glicose? Sim, entre outras mil funções do fígado, uma delas é manter a glicemia. ë por isso que eu falo para os alunos que fígado em inglês é liver, viver em inglês é live, portanto, o fígado é nosso orgão vital, é o que nos faz viver! Vamos tentar entender por quê?

Para entender o vídeo aqui vai uma explicação breve:

O glucagon é produzido pelo pâncreas e chega ao fígado. Nas células do fígado, chamada de hepatócitos, o glucagon se liga ao seu receptor na membrana das células, e inicia uma série de eventos intracelulares que culmina na quebra de glicogênio em moléculas de glicose, que sai dos hepatócitos e vai para corrente sanguinea, manter a glicemia. Glicogênio é uma molécula grande, um  polímero, composto por unidades de glicose, produzida também pelo fígado para armazenar glicose. É ele que nos mantém vivos durante a noite, quando estamos dormindo. As plantas não tem glicogênio, mas também armazenam glicose, só que na forma de amido.

Só uma curiosidade: 
Os recém-nascidos ainda não tem glicogênio e é por isso que acordam a cada 2 ou 3 horas durante a noite chorando para mamar. O glucagon é liberado depois de 2 ou 3 horas após uma refeição, quando a glicemia começa a abaixar. No recém nascido,  seu pequeno fígado não tem glicogênio para ser quebrado e manter a glicemia e fornecer energia para seu cerebro, portanto, tem que comer novamente.
Nessa aula, cada aluno representava um proteína diferente, uma enzima, dentro da célula do fígado, responsável pelo metabolismo de degradação do glicogênio hepático (o músculo também tem glicogênio, mas para outra finalidade).
Chega de blá blá blá e bora ver logo o resultado: 



Como eu filmei com o meu celular (cabeçuda, não levei minha câmera), acabei filmando em baixa resolução e ficou uma droga. Para aproveitar o filme, coloquei esse efeitinho antigo. Mas o próximo filme eu me lembrei de mudar as configurações do celular e ficou bem melhor. Dá um desconto, foi o primeiro vídeo que fiz ;) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...