segunda-feira, 12 de março de 2012

Hora de estudar

Tudo tem sua hora e seu tempo. Para uma pessoa impaciente como eu, que quer tudo na hora que pensa, na hora que teve a ideia, na hora que quer, é a pior coisa que se tem para escutar.
Mas é a dura realidade.
Estou numa fase de reflexão sobre a vida profissional, uma fase para me preparar para o que vem pela frente. Bom, ainda não sei o que vem pela frente, mas o plano é ser professora/pesquisadora.
Na Holanda foi a parte pesquisadora que estava sendo desenvolvida, deixando a fase professora um pouco de lado, adormecida.
Por 4 anos eu não dava uma aula de verdade. Por 4 anos não estudei bioquímica básica, biologia geral, nada. Eram artigos científicos específicos, teses de doutorado, mestrado, revisões e os conceitos básicos estavam numa memória bem distante.
Com minha volta para o Brasil, fui em busca de atividades e formas de entrar no mercado de trabalho novamente. E alguns concursos apareceram e eu decidi que ia prestar concurso para professora em universidade. Aqui está o motivo dos meus posts super espaçados. Na verdade não foi bem assim, estive na dúvida até o último minuto da inscrição, pois não tinha certeza se eu queria mesmo continuar na vida acadêmica, mas mesmo assim, fiz a inscrição, meio que empurrada pelo estímulos dos meus colegas profissionais da área. E hoje não me arrependo não. Ainda não foi o concurso e estou loge de saber quando serão as provas, mas o que me deixou mais feliz foi poder estudar novamente, pois dentre as etapas do concurso estão a prova escrita e a prova didática, onde teremos que dar uma aula para graduação de 40 a 50 min de um tema de 10 no total que será sorteado 24 horas antes, ou seja, terei que estudar os dez temas antes, que é basicamente o livro inteiro!
Para ajudar nos estudos conversei com a professora responsável pela disciplina de bioquímica da Enfermagem se poderia ajudá-la nas aulas. Não há forma melhor de aprender que estudar para dar uma aula. Para ensinar a gente tem que saber muito mais. E foi com essa ideia que comecei a dar monitoria nas aulas da bioquímica para turma de enfermagem. E também nas aulas de Biologia Molecular para a mesma turma com outra professora.
Além disso estou aprendendo a didática das professora, o jeito de lidar com os alunos, como engatar um assunto, como introduzir outro, como explicar, como avaliar, etc. Lecionar não é apenas falar, falar e falar, envolve mil outros fatores. E o mais legal é perceber que no final os alunos entenderam o que você quis que eles entendessem. É um desafio. E a gente aprende muitooo!

E assim agora estou com minha semana preenchida, cheia de coisas para estudar, também estou fazendo experimentos no lab, escrevendo projetos, papers, vivendo, curtindo e me preparando para o futuro!

2 comentários:

  1. Nossaaaa.... amiguinha, tens que estudar muitooo,menos mal que gostas disso de verdade, te felicito.
    Sei que vais conseguir porque além de querer as coisas "prá já" como dizes, tu é uma menina aplicada, e com força de vontade forte, já te conheço um pouquinho rsrs..rsrs...
    E acima de tudo te desejo o melhor neste futuro que esperas. Beijos e força

    ResponderExcluir
  2. é lindo ver voce se preparando Ro...o futuro já esta ai, e você esta poder vive-lo da melhor maneira possível, tenho certeza! Boa sorte nos seus desafios..

    ps: seu ensaio entrou ontem lá no blog...voce viu?? =)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...