quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Minhas bikes

Viver na Holanda e não ter uma bicicleta é uma vergonha.
O país é perfeito para os ciclistas. Primeiro que andar de bicicleta aqui nem é atividade física, nem cansa, o país é totalmente plano, não há subida nenhuma, quando há, é um desnível de 1 metro no máximo devido à construção de um uma ponte sobre um rio ou canal. É tão fácil andar de bike aqui que a maioria delas não tem marcha, e nem precisa. Aliás todas as minhas bikes não tinham marcha.

Segundo, aqui quem manda no trânsito são os ciclistas! Pedestres não tem vez, é atropelado se não prestar atenção, atropelado não, pois os caras aqui são muitos bons ciclistas, mas que leva uma buzinada na orelha, ah leva sim! Se na rua não tiver fietsepad (ciclovia), caminhões, ônibus e carros têm que andar atrás das bicicletas sem buzinar, na maior calma! Sim, isso mesmo! Quantas vezes não vi ônibus atrás das bikes e até atrás de mim! Eu fico um pouco tensa, não custa eu ir para o canto, ou mesmo para calçada para o ônibus passar, mas o pessoal aqui não liga não.

Além de tudo é um meio de transporte ecológico e barato. Quer dizer, "barato" pois você encontra bike de todos os preços, a partir de 100 euros, uma bike que não vai quebrar na semana seguinte. Mas uma Gazella ou Batavus tem um preço inicial de 500 euros! Mas essas também quase que não precisa pedalar, é tão boa, tão leve, que você não faz esforço nenhum.  O "barato" continua se sua bike não for roubada.
Eu já tive 4 bicicletas na Holanda. A primeira comprei de uma amiga por 50 euros, mas um dia, quando estava indo para aula, fui atravessar a rua e uma bike me acertou no meio! Cai, machuquei e minha bike nunca mais voltou a ser a mesma, virou um oito!

A segunda eu achei! Sim, estava sem cadeado, toda cheia de teia de aranha dando bobeira e eu precisando de uma bike, peguei e levei para casa, pintei com spray e ficou lindona! Mas um dia, o pneu furou e para não ficar empurrando até em casa, amarramos a bike no centro da cidade até ter um tempo livre para arrumar. Passaram vários dias, a prefeitura até colocou um adesivo dizendo que ia remover em 1 semana se não tirássemos de lá. Retiramos o adesivo mas na semana seguinte um FDP prendeu a minha bike na dele, roubou na cara dura. Deixei um bilhete lá pedindo pelo amor de deus para soltar minha bike, mas nada, na outra semana a prefeitura havia removido as duas bikes.

Depois comprei minha Omafietse (bicicleta da vovó) por 160 euros, nova, com cestinha e tudo. Adorova aquela bike! Mas como eu só usava de final de semana, e durante a semana ela ficava parada, os caras manjaram e  roubaram, em plena luz do dia.
Depois me mudei para Amsterdam e não comprei nenhuma bicicleta aqui. Não tem como ir trabalhar de bike, pois moro longe, ia dar uns 50 min pedalando. Além disso, o trânsito ciclovístico em Amsterdam é uma loucura!
Depois fiquei sem bike por muito tempo, mas sentia falta principalmente em Groningen, até que um dia, Bispo foi me buscar na estação em Groningen e me deu uma bike que ele comprou de um amigo! Estávamos novamente sobre rodas!! Fiquei tão feliz! Mas a felicidade não durou menos de12 horas. Chegamos em casa, amarramos as duas bikes juntas e na manhã seguinte a minha mais nova bicicleta não estava mais lá. O ladrão teve a pachorra de abrir o cadeado, tirar a minha bike e fechar o cadeado novamente na do Bispo. Pois é. Foi um golpe duro. Mas sobrevivemos e não desistimos.


Agora tenho uma bicicleta novamente. Um amigo do Bispo voltou para o Brasil e vendeu a dele para gente.

Só tem uma coisa que eu odeio nessa vida de bicicleta: pedalar na chuva e no frio!
Frio não tem problema, mas a combinação dos dois é o terror para mim. Nossa, como eu odiava pedalar na chuva. Aliás essa é uma grande desvantagem de ser ciclista aqui, como a bike é o seu meio de transporte, você usa todos os dias, faça chuva ou faça sol, e aqui faz mais chuva que sol, então imagina a minha alegria quando acordava numa manhã chuvosa e tinha que pedalar para  ir trabalhar.
Mas passou, agora só ando de bike quando tem sol, posso escolher!!

3 comentários:

  1. Você é divertidíssimaa!! Rsrs... Bjoks!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Zoe, bacana seu blog!


    Quando puder, conheça o meu cantinho.

    Beijos
    Daiana
    http://realizandoumsonhoembh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa sra eu não lembro de quando foi a última vez que andei de bike! =D
    Ah e eu quero sua lenteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee! Mandei uma resposta via email, vc pagou mto caro? Pq eu to de olho num site aqui mas não sei se vale a pena... o meu cunhado disse q entrega aqui no Brasil é a http://www.bhphotovideo.com/
    Vamos ver!!!
    Beijocas!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...