domingo, 1 de maio de 2011

Queen's Day

Dia da Rainha. Feriado nacional. Comemoração do aniversário da rainha anterior, já falecida, mas o festa pegou tanto que até hoje dia 30 de abril é considerado dia da Rainha, mesmo que a rainha atual nao faça aniversário nesse dia. É dia onde as pessoas hasteiam bandeira da Holanda na porta de casa e em prédios públicos. É o dia que todo mundo saem às ruas vestindo uma roupa ou acessório cor de laranja em homenagem à família real de sobrenome Orange. Era esperado milhões de pessoas em Amsterdam, a cidade que tem a maior festa do país, mais de 1 milhão a mais que ano passado. A cidade pára, os ônibus não circulam no centro. Há palcos com shows e DJs pela cidade toda. No meu primeiro ano aqui em 2008, passei em Amsterdam, mas é muita, mas muita gente, esse ano, portanto, preferi ir para Groningen, que também é recheada de festas, DJ, shows, mas em proporção menor.  Além disso, temos um grande número de amigos lá que deixa qualquer festa muito mais animada! Disso não posso reclamar, meu amigos daqui são animadíssimos.
O dia da rainha geralmente começa um dia antes, com a Queen's Night. Primeiro fomos a um churrasco na casa da Hande,  uma turca que trabalha com o Bispo. Seria um esquenta para a balada de noite. Só um detalhe: estava com um dor de garganta e sem voz na sexta, não conseguia falar, mas isso não atrapalhou não, dei uma risada, conversei até onde deu, depois começou a doer tanto que não deu para manter o sorriso no rosto. Mas foi muito bom.
O churrasco foi dominado pelo Bispo e por mim. Bispo com prou dua pessas de picanha, cortou os bifes e colocou na churrasqueria, ensinou o povo que a regra básica é virar a carne apenas uma vez. Até que deu certo, mas os juninhos davam o bife inteiro para as pessoas cortarem no prato delas com uma faca de plástico. Vai lá o Bispo interferir de novo e ensinar o povo a cortar os pedacinhos de carne a partir do bife, ai sim deu certo, o povo adorou!! Bispo temperou as asinhas de frango também, com maionese, sal, limão, pimentas e alho. Não teve uma pessoa que não falou que estava delicioada! Eu fiz o vinagrete, mas ao invés de vinagre eu coloco limão e também foi o maior sucesso. Sucesso também foi a caipirinha de morango que fizemos, de cachaça, com morangos deliciosos e um pouco de açúcar. Mas o item que fez mais sucesso de todos foi o patê de atum, aquele básico que nossa mãe fazia em casa, nos aniversários de criança, que elas colocavam no pão pulman, sabe? Atum, cebola, cebolinha e maionese. Colocamos umas fatias de pão e o pote de patê do lado. Acabou num instante. Toda vez que o Bispo faz esse patê o pessoal adora, pede receita, fazem a maior festa!


Depois da comilança e bebilança, fomos para o centro da cidade, dançar um pouco. O problema que chegamos lá depois da 1 da manhã e eu tinha parado de tomar já fazia algumas horas por causa da garganta, então bêbada não estava há muito tempo, mas o mesmo não se aplicou para o resto da cidade, todo muito estava ultra bêbado. Isso foi irritante. Mas não teve grandes problemas.

Esse dia é muito peculiar, todo mundo vira amigo de todo mundo, estava até com medo do Bispo ficar com ataque de ciúmes pois muitos caras vinham mexer comigo por causa do meu chápeu laranja. Teve uma menina que mexeu com ele também, por ele estar com uma garrafa de vinho. No final deu tudo certo, não teve briga nem nada, foi tudo muito tranquilo.
O churrasco


Hande, Frederica, e Nai-Hua

eu de princesa.

Não conseguimos encontrar a outra metade dos amigos que no centro da cidade também, porque o sistema de telefonia celular da Holanda parou completamente, era muita gente ligando ao mesmo tempo para tentar achar os amigos na multidão. Isso deu raiva também.

O dia da Rainha em si foi mais tranquilo, fizemos festa  em um barco!!! Isso mesmo. Meu sonho era passar o dia da Rainha num barco e foi demais! Traje obrigatório era roupa laranja, obviamente. Mas tinhamos bexiga, bandeiras desenhada no rosto e faixa de rainha!! Estávamos em 24 pessoas, divididas em 2 barcos, fizemos churrasco, dançamos, comemos, demos risada, passeamos pelos canais, o barco até pegou fogo, literalmente, pior, duas vezes heheh!  Foi por causa da churrasqueira, mas tudo foi controlado. Nosso barco teve muito emoção hauhauhauah! foi muito legal! Valeu a pena! A vista da cidade de dentro do canal é maravilhosa, adorei!
Segue abaixo algumas fotos desse dia gostoso:

Museu de Groningen. by bispo

by bispo

by bispo

by bispo

tínhamos que abaixar para passar debaixo da ponte. by bispo

barco dos amigos. by bispo

estação de trem de Groningen. By bispo.



Eu e a Raquel



Elena fazendo churrasco


No final do dia a cidade estava imunda.

E ainda rolava as festas na rua


Um comentário:

  1. Que gostoso amiguinha, se te ve tao feliz...
    Me alegra muito.Te desejo o melhor sempre.
    beijoss

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...