sábado, 8 de agosto de 2009

Grécia

Essas foram as férias mais esperadas, mas bem pagas e merecidas!
Andávamos muito estressados com a pressão do trabalho. Experimentos, resultados, escrever, publicar, era o que pensávamos o tempo todo, claro, nossa vida aqui se resume ao trabalho, logo, a pressão de nós sobre nós mesmos é bem maior.

Eu tinha muita coisa para terminar antes de vijarmos, como relatório fapesp, terminar de escrever um artigo e fazer uns experimentos para outro artigo. Mas não deu, só fiz o relatório mesmo, que era o mais urgente.

Deixando o trabalho de lado e começando a contar as coisas sobre a Grécia. Meu (como diria os paulistano), o lugar é demais!! Se tem um lugar que é a minha cara, esse lugar é a Grécia! Espanha também, mas a grécia mexeu mais comigo! Sou fascinada pela história greco-romana, a mitologia grega (que é a mesma que a romana, só muda o nome dos deuses, mas a história é a mesma), as guerras, as conquistas, a ciência da época, a arquitetura, a filosofia, a religião, putz, fico imaginando a vida há 5000 anos atrás (data do apogeu da civilizacão pré histórica de Akrotiris em Santorini), há 2500 anos, apogeu da civilização grega. Naquela época as pessoas tinham mais noção de democracia que muitos países do mundo atual.

Visitamos um museu em Atenas que tinha uma "máquina" onde onde as pessoas colocavam o nome de alguém que gostariam que fosse expluso da cidade por motivos políticos, ato conhecido como ostracismos, aquele que recebesse mais votos seria expulso.

Acrópole (do grego acro= alta, polis= cidade) foi o que eu mais esperava conhecer, pois ano passado quando fui ao congresso na Ilha de Kos, eu tinha uma escala de 4 horas em Atenas, que foi o tempo de sair do aeroporto, chegar ao centro, procurar a Acrópole, vê-la de longe e voltar correndo para o aeroporto para seguir para Kos. De todos os pontos da cidade é possível ver o Partenon, a principal construção da Acrópole, o templo de Atenas, a deusa protetora da cidade. Muitos outros templos também estão lá, ou pelo menos o que restaram dele, templo de Atenas Nike, dedicado a deusa da vitória durante a guerra do Peloponeso contra Sparta, o templo ao lado do Partenon com as caríatides, estatutuas de mulheres colocadas no lugar dos pilares. O mais conservado de todos os templos que visitamos é o de Haphaistos, deus do Fogo, dos metais e da guerra, que fica no Ancient Agora, todo ornamentado do lado de fora, para apreciação dos mortais que era impedidos de entrarem na casa dos deuses. Os gregos também era fã de artes. Só na acrópole haviam 2 teatros de arena. No menor, a primeira fileira continha bancos com o nome de pessoas encravados, para especificar a área VIP.

Passeamos pelo mercado da cidade, onde se vendiam carnes, peixes, frutas, sementes, incensos, temperos, enfim, vendiam-se de tudo, até adquirimos meio kilo de feijão preto e alcaparras, hummm que delícia! Um lugar animado, com muitas pessoas falando alto, cheiro forte, animais inteiros sem pele expostos nas bancas, cabeças de ovelha (acredito eu) para vender, com olho e tudo! Peixes, lulas, camarão, siris, e os peixeiros gritando os preços, os azeitoneiros oferecendo azeitonas para provar, homens com uniformes brancos e galochas brancas puxando a água dos corredores da peixaria. Um tiozinho que nos ofereceu ajuda por estarmos olhando para o mapa no meio da rua antes de chegar a esse mercado nos disse que era o melhor para comer, que o Agora, o lugar que queriamos ir, só tinha pedra! hahahahaha realmente ele estava certo.

E claro que passeamos pelas lojinhas de turistas no Monastiraki, apreciando a arte local, as jóias com símbolos gregos e muitas, mas muitas mesmo lembrancinhas gregas vinda da China!

De Atenas a impressão que ficou foi de uma São Paulo com mais de 2000 anos, cheia de história e riqueza cultural, quente e seca, com comida muito boa e pessoas simpáticas.

Para ver algumas fotinhos de atenas clique no álbum abaixo

Atenas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...