segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Por trás do casamento: as madrinhas

Como já  havia dito aqui antes, nunca imaginei me casamento em igreja,  com véu e grinalda, com meu pai me levando até o altar para em dar ao futuro marido. Nunca fui de sonhar com vestido de noiva, com principe encantado. Nunca fui menininha, nunca sonhei com nada disso, aliás, muitas vezes refutava, fui muito feminista.
Mas uma característica minha muito marcante sempre estou aberta a novas experiências e assim mudo de opinião, mudo de gosto e de ideia.
Por exemplo, quando não gosto de uma comida, de vez ou outra sempre a provo novamente para ver se continuo não gostando. Já mudei de gosto para beringela e sushi de atum. Agora amo todos eles!!
Com casamento foi assim também, encontrei meu príncipe, casei de vestido de noiva, e meu pai me levou até o altar. E adorei!!!

Mas para isso acontecer muitas essas mudanças foram feitas aos poucos, muitos blogs sobre casamento fizeram parte da minha vida E-noivas, Casar e decorarPapo de noiva, Minha filha vai casar, A noiva da vez, Hoje vou casar assim e muitos outros! Elas me ajudaram a escolher a decoração, o vestido, o tipo de cerimônia, fui fazendo umas pastinhas no meu computador de vestidos que me agradava, de decoração que me fazia sorrir, de ideias diferentes para ter um casamento com a nossa cara.
Bom vou começar do começo.

A ideia de casarmos aconteceu na Holanda. Queríamos celebrar um ponto na nossa vida, um marco! Sei que é parece meio frescura, pois já morávamos juntos, mas queríamos reunir todas as pessoas que gostamos, que fazem parte da nossa vida, da nossa história e fazer uma festa. Gostamos muito de festa, de dançar, então nada melhor que fazer uma festa de casamento.
Mas para ter uma festa de casamento teria que ter casamento, certo? Entrada da noiva, cerimônia, escolha de padrinhos e madrinhas aff. Tive que vencer todos meus preconceitos feministas em meses de luta. A ideia inicial era casar no cartório e ir para festa, chegar com uma roupa normal e curtir uma balada como todos amigos e familiares. Simples assim.
Mas logo percebi que não ia rolar. Havia expectativas da minha família, e outra coisa, quando se é convidado para um casamento, o que a gente mais quer é ver a noiva, a entrada, os olhos do noivo. Ai resolvi adaptar. Já quer era para ter uma cerimônia, que fosse do meu jeito.
Uma das coisas que me torturava quanto ao casamento era a escolha de madrinhas. E esse é o tema do post.


Não queria padrinhos e madrinhas. Odeio ter que escolher entre as pessoas que eu gosto. Não queria fazer essas escolhas, todas as minhas amigas seriam minhas madrinhas, mas não teria espaço físico  para ter todas elas no altar. Tive que escolher. Meu critério não foi para ganhar presentes caros, muito menos puxa-saquismos ou status, e também não foram as melhores amigas, pois como já disse antes, tenho muitas melhores amigas. Eu queria que fosse pessoas que participaram da minha história com o Bispo, que fossem, de alguma forma responsável por estarmos ali. Coicidentemente, foram algumas das minhas melhores amigas! E como foram elas que tiveram do meu lado, não haveria razão para ter padrinhos fazendo par com elas. Os maridos e namorados são pessoas maravilhosas que eu adoro, mas não tinham  nada a ver, não foram eles que me deram conselhos, que enxugaram minhas lágrimas. Decidi então fazer um casamento estilo americano, one a noiva convidas as amigas apenas para sers as bride maids (damas de honra) mas no meu caso seriam minhas madrinhas mesmo. depois de ter lutado para escolher madrinhas, o próximo passo era convencer o Bispo a ter só padrinhos. Ai que o bicho pegou. Bispo gostou da ideia e convidou seu melhores amigos, cada um representando uma fase de sua vida. Mas rolou vários estresses. Homens são mais compreensíveis e desencanados. Todos os maridos e namorados das minhas madrinhas aceitaram na boa, sem problema nenhum, mas as esposas e namoradas dos padrinhos, essas deram dor de cabeça. Algumas por ciúmes, mas explicamos que ninguém faria par com ninguém. Mas ai o ciuminho virou birra, pois não foram chamadas para serem madrinhas, e ficaram com o orgulho ferido. Bom, elas tem o direito de ficarem chateadas e eu o direito de não convida-las. O casamento era meu, e seria do meu jeito, com concordância do noivo, lógico Essa era era a minha unica condição de ter padrinhos, se não fosse assim não teríamos padrinhos.
Mas no final, deu tudo certo, padrinho convidado, cuja esposa não deixou ir, foi substituido por outro amigo, o outro conversou com a esposa e conseguiu ir. 
Para as madrinhas não entrarem com as mãos abanando, resolvi comprar um bouquet pequeno de lisianto branco, no CEASA, que paguei 2 reais cada. As flores foram brancas, e o vestido azul, pois no meu caso o vestido era branco com as flores azuis! E como o casamento era de dia, falei para elas usarem vestido curto, da um clima mais jovial, verão! E com o calor que estava, elas até mme agradecera!! 
E assim apresento-lhes minhas madrinhas:

Cacá, foi a cupida da história, ela é da turma de faculdade do Bispo. Quando entrei na Unicamp era trabalhava no mesmo laboratório que eu, e ficamos amigas. Ela me apresentou o Bispo, e sempre íamos almoçar juntos os três.

Marina, minha prima, que quando comecei a sair com o Bispo ela que me ajudava a encobrir! hehehe, pois minha mãe, que era apaixonada pelo outro namorado, ficavam me regulando, me controlando e não podia sonhar que eu estava saindo com outra pessoa. Então dizia que saia com a Marina, e o Bispo ia junto!!

Luli, amiga querida que conheci também no Lab na Unicamp, ela fez Biologia na Unicamp e entrou na facul um ano antes do Bispo. Por coicidência, o Bispo quando entrou na facul foi adotado por ela, é uma brincadeira que se tem lá, cada veterano adota um bixo, e a Luli era a mãe do Bispo!! heheh Quando o Bispo terminou comigo, foi a Luli que me socorreu, me levou para praia para me animar e esquecer! A Luli cantou minha música de entrada!


Tati, amiga desde os tempos do colégio. Amiga para todas as horas, para sair, para conversar, para dar bronca, para chorar nos ombros. Ela, juntamente com a Li, me ajudou a organizar o casamento, a escolher lugar, buffet, pois eu estava longe e não consegui ver essas coisas. Foi um dia, no Corone Mostarda em Campinas, que saímos juntas, eu para chorar as pitangas que o Bispo tinha me largado, eu não tinha mais esperanças, chorava igual criança, e ela fez a premonição que iamos voltar e até casar! Nem acreditei, nem dei bola. Mas a premonição da Tati se realizou.

Anamaria, xuxu, amiga de tabela, por causa da Luli, elas estudaram juntas no cursinho e eu a conheci quando estava solteira temporariamente. Ela me mostrou um exemplo de casamento, de companheirismo, me ajudou muiiiiito durante nossa vida na Holanda. Passamos momentos dificeis, principalmente no inverno, quando entramos em depressão, e ela firma e forte no skype me dava conselhos! Uma das coisas que não esqueço jamais foi quando ela disse que agora eu e o bispo estamos num barquinho juntos, remando no rio da vida, quando um parar, machucar, quebrar, o outro tem que remar pelos dois. Eu remei sozinha por algum tempo e assim conseguimos chegar a borda e descansar! E agora remamos juntos!


Olha que lindas!



Fotos desse post: Portal Imagem 

4 comentários:

  1. Oi lindoca!
    Que lindas suas bridesmaids! =)
    Quando a gente quer sair do padrão é sempre difícil lidar com os outros né? Mas que bom que deu tudo certo, ficou lindo!
    Obrigada pelo carinho em citar o blog =) ♥
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Querida, só desejo que a vida te sorria sempreee.
    Nunca esquece que amar nao é somente caminhar juntos,
    é olhar ambos na mesma direçao.
    Ficarei esperando mais fotos, quero ver tudoooo,
    as madrinhs estao lindas, gosto assim, com
    uma mesma cor, mas nao exatamente iguais.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Robs, que legal seu post!!!!
    Agradeço pelo convite para estar no altar com vcs, que também fizeram e ainda fazem parte da minha vida!!! Foi muito emocionante e o casamento arrasou!!!!! Uns dos mais legais que já fui!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Só hoje li isso... ahuahuahuah.
    Que delicia relembrar esse momento...
    Estou me atualizando com as novidades também...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...