terça-feira, 29 de março de 2011

Sobre nós Brasileiros

 
Desculpem-me o relapso com o blog, juro que tentei escrever, mas não consegui. Coisas para contar não faltavam, o problema maior foi o tempo.
Minhas 4 semanas no Brasil foram intensas e muito, mas muito bem aproveitadas. Dormi poucas horas por noite, visitei muitas pessoas queridas, sai para jantar na casa de amigos, que nos fizeram salmão assado, strogonoff de frango, strogonoff de carne, cada um com seu toque especial. Fui aos meus restaurantes favoritos, fizemos churrascos e mais churrascos (pelo menos 5), teve aniversário da mamãe, chá de bebê da amiga, carnaval com a madrinha, encontro das meninas do colégio, piscina na chácara, saga do sapato de noiva (em Recife, Campinas e Jaú), planejamento do casamento, encontro das amigas blogueiras, Band Heroes... será que esqueci de alguma coisa? Quanta coisa!

Vou contando aos poucos, para render posts ok?

Mas antes de contar, tenho reflexões e alguns pontos para abordar, que quando a gente mora lá não percebemos, mas são coisas bem, bem marcantes! Vou fazer por itens para facilitar:

1- Brasileiros  são atrasados.
A primeira coisa a reclamar é a questão de horários. P Q P brasileiro é fod%! Ainda bem que quanto aos horários eu estava vacinada, não fiquei nervosas com atrasos, nem liguei, mas mesmo assim, é muita falta de educação, sei que acontece imprevistos, sei que as vezes nossos cálculos de tempo não funcionam porque o ônibus atrasou, ou o pneu furou, ou sei-lá-o-quê, mas então faça os cálculos direito, saia antes de casa pois se tiver um imprevisto você ainda consegue chegar a tempo. Eu me atrasei admito, mas apenas 2 vezes em 30 dias.
Alguns casos:

Caso 1: Fui ao médico. Que ódio que passei, cheguei ao consultório exatamente na hora marcada, o que seria um  atraso, certo? Errado, pois o médico nem havia chegado. Esperei uns 30 min para ser atendida. Cheguei na hora, junto com uma mulher que estava marcada 15 min depois de mim. Advinha quem entrou primeiro? A mulher. Claro que eu perguntei o por quê, com aquela minha cara de brava e a secretária disse que eu tinha que preencher um formulário. Detalhe que não levou 3 minutos. Palhaçada, para depois o médico me atender no maior relaxo.

Caso 2: Outro fato foi o jantar na casa de uma amiga, marcado para 20 h, chegamos eu e o Bispo às 18h, mas porque queríamos chegar cedo mesmo, o restante do pessoal chegou depois das 21h! Uma avisou, outra não. Quando avisa pelo menos você não fica verificando o portão a cada 5 min, é menos pior. Quando não avisa é foda. Não que estava preocupada, ou brava ou qualquer coisa. Eu estava me divertindo do mesmo jeito, tomando caipirinhas, jogando Band Heroes, mas achei chato, não que alguém tivesse ligando.
Isso que é pior, pois ninguém liga mais. É normal esperar no médico, é normal chegar atrasado. Todo mundo sabe que todo mundo vai chegar atrasado. Eu chego nos horários, pelo menos quando eu me lembro dos compromissos hahahahaha. Isso foi foda.

Caso 3:  Marquei para conversar com um DJ as 15 h de uma sexta-feira. Surgiu um almoço na casa de uns amigos, papo vai papo vem, fomos para Unicamp, mais papo vai papo vem, deu 15:30 sai da Unicamp para levar minha amiga em casa e não sei porque raios eu lembrei do compromisso. Quase morri, que vergonha, não tinha o telefone do DJ para avisar, corri para o lab para achar o telefone no meu email, consegui falar com a esposa dele, morrendo de vergonha, pedi um milhão de desculpas. Ufa! Falei que estava a caminho, mas ia demorar uns 45 min, o encontro era em Valinhos. Para ajudar o caminho que eu sabia estava interditado, cheguei a 1h e 15 min depois do horário combinado. Ele nem ficou bravo, disse que tem gente que nem avisa quando vai chegar atrasado e ainda contou de um cara qeu marcou as 17h e chegou as 21h! Eu estava bem ainda.

Chega desse assunto, vamos para o próximo item:


2- As coisas estão muito caras. Tudo no Brasil está caro, não sei se é o número em si que é alto e assustou, mas no geral, está tudo muito caro. Gasolina está 2,60 reais o litro em média e o álcool combustível 1,90 reais. Carérrima. As pessoas que tem carro flex não coloca mais álcool pois não está valendo a pena. Eu achei caras as roupas, os sapatos, a comida. Pedágio então, nem se fale, em estradas horrível tem lá uma cabininha de pedágio. Para ir para Garça, 340 km de campinas, gastei por volta de 50 reais! Gastei mais com pedágio que com gasolina! Tem que ganhar bem para ter uma vida mais ou menos no Brasil. Percebi que minha qualidade de vida aqui na Holanda é altíssima, mesmo ganhando pouco para os padrões europeus. Acho que aqui, mesmo pagando altos impostos, temos um retorno quanto a transporte pelo menos, não temos pedágios, os trens, metros, trams e onibus são frequentes e eficientes e novos

3- Brasileiro adora carro. Fiquei passada com o número de carros das ruas de Campinas! Como aumentou em apenas 1 ano e meio! Como tem trânsito a toda hora e nos horários de pico, o trânsito triplicou! A ideia de que carro tem que ser trocado a cada dois anos está enraizada na cabeça dos brasileiros. Obviamente carro novo dá menos problema e é sempre bom ter carro novo. Mas trocar a cada 2 anos é muito consumismo, não precisa!! E o meio ambiente?  Claro que gasta para trocar umas pecinhas aqui e outra acolá, mas não vai ser o preço da diferença de uma carro novo, ou vai? É talvez, mas pra onde vai o carro antigo? Para outra pessoa, e assim o número de carros aumenta a cada dia. E o trânsito vira um inferno. Eu sei que também temos que pensar na geração de empregos, mas onde esse tanto de carro vai caber? Vai colapsar em breve. Claro que o meio de transporte público não ajuda em nada. Eu peguei um ônibus para ir ao centro da cidade, o ônibus demorou uns 30 min para passar, era velho e barulhento, fedido e lerdo.


4- Os diferentes empregos. Outra coisa que não tinha notado era empregos "inúteis"que inventamos. Sem dúvida é muito importante para a pessoa que os têm, mas é uma função que não tem porquê. Por exemplo, pessoas para entregar papel de estacionamento no supermercado. Alguns lugares tem máquinas para isso. Pessoas abanando bandeiras enormes na frente da loja? Propaganda? É, pode ser, e de quebra dá 10 reais para os adolescente ali. Pessoa para colocar as compras no saquinho. Sem comentários. Se continuar assim, o número de habitantes continuar aumentando, vai ser igual na Índia, onde havia 5 pessoas para te atender numa loja. Totalmente insuportável, pois acaba sendo ineficiente e as pessoas ganham uma miséria, pois o salário de um é divido por 5.

Tenho mais coisas para abordar, mas estou com sono e cansada, depois de um dia de jetlag e faxininha no quarto e em casa, hora de descansar, depois eu conto mais e mostro algumas fotinhos!


3 comentários:

  1. Roberta!! Que óptimo ver-te de volta ao blog!
    Impressionante, creio que os teus choques no Brasil são muito parecidos com os meus em Portugal. Bom também ver que não sou eu que estou maluca, é mesmo difícil aceitar algumas "coisinhas" dos nossos países/conterrâneos.
    É muito difícil ver o nosso nível de vida cair dramaticamente quando voltamos da Holanda. Achoq eu quando lá estamos, antes de pensar o regresso, nem imagiamos quanto! Mas olha, por enquanto, mesmo com todas as dificuldades, ainda estou muito feliz de ter regressado à Pátria. Tenho esperança que com tempo nos encaixamos de novo. e certo certo criamos nosso mundo, evitando o que gostamos menos e aproveitando o que gostamos mais :)
    Grande grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Zoe,
    Eu estive aqui ontem, li seu post, mas não comentei. Minhas visitas estão sendo vapt-vupt, rsrsrs
    Mas eu adoro quando você aparece no meu cantinho. Obrigada pelas mensagens de carinho :)
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ah! Como pessoa pontual e organizada que sou, esse "atraso" dos brasileiros incomoda até á mim que vivo aqui, imagina quem vem de fora, ahahaha
    Bjs.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...