quarta-feira, 30 de março de 2011

Ainda sobre nós


E não só de coisas ruins compõe os brasileiros. Também tenho coisas boas para contar sobre o que eu observei no Brasil.Vamos lá:

5- O SOL. Vocês que o tem todos os dias não sabe a diferença que ele faz em nossas vidas. A luz do sol deixa tudo mais colorido, literalmente, o que torna as coisas mais bonitas e nos deixa mais alegre. Eu não reclamei nem um segundo sequer de estar pegando fogo dentro do carro parado no trânsito, na verdade estava adorando, sentir a pele queimar no sol era algo que eu sonhava durante o inverno aqui. Sério, não estou brincando, a sensação da pele torrar é muito boa!! No Brasil a luz do sol é tão intensa que é quase impossível ficar sem óculos de sol. No dia que cantamos e tocamos Band Heroe na casa da Mi e do Renato, muitas músicas dos beatles e Green Day falavam sobre sol, falavam desse sofrimento que a gente passa aqui sem ele. Agora consigo entender o sentido da música "Sunshine, in my shoulder makes me happy". Isso mesmo!! O brilho do sol sobre meus ombros me deixa feliz!!

6- Supermercados enormes. Isso é algo extraordinário! Chega de Albert Heijn, Chega de Super de Boer, alguns dos mercados minúsculos aqui da Holanda, eu gosto mesmo é do Carrefour, do Extra, mercados que você encontra de tudo, desde de roupas, materiais de limpeza, coisa para carro, banho e, lógico, comida. Não é como na Holanda que você precisa ir em vários mercados para vc conseguir comprar os itens de sua lista de compra. Em um mercado apenas você encontra tudo! Não é demais?! Eu, particularmente odeio ir no mercado, odeio fazer compras, e aqui as coisas se tornam bem piores, primeiro porque não temos carro e, portanto, temos que ir no mercado toda semana, segundo porque temos que ir em pelo menos 3 mercados para conseguirmos tudo que queremos, tem os mercados mais baratos para comprar o pesado como arroz, açúcar, como o Aldi ou LDL, mas esses  não tem produtos das marcas que gostamos, como coca-cola, eles tem um tipo lá de cola (eca!), então por isso temos que ir no AH, que é tipo um Pão de Açucar, tem as marcas prefiridas mas é mais caro. E as frutas, verduras e carnes compramos na feira, pois é mais fresco. No Brasil vamos em um mercado só e encontramos tudo! Claro que vez ou outra vamos no Oba comprar frutas e verduras, mas pra minha família é exceção.

Carrefour em Campinas. Vejam a infinidade de caixas para pagar!!



7- Criatividade brasileira. Essa não tem para ninguém! Se for para conseguir dinheiro para o sustento da família então, a criatividade aumenta! No semáforo, havia um cara vendendo goiabas, ele as colocou numa bandeija, colocou umas folhas para enfeitar e cortou duas goiabas fazendo um desenho! O carro na nossa frente comprou 4 goiabas por 10 reais. Minha mãe disse que comprou uma caixa de goiabas por 10 reais na mesma rua, mas o cara apresentava tão bem as goiabas que até eu fiquei com vontade, se eu tivesse 10 reais na hora, teria comprado! Outra situação que eu observei da criatividade brasileira foi na praia. As pessoas vendem de tudo na praia, até sopa! Naquele calor em Porto de Galinhas! Ah, e havia um cara que empurrava um carrinho com som e contava! Ele estava vendendo o CD lá! O mais legal foi o cara da raspadinha. Quano o avistei eu não tinha entendido o que ele estava vendendo, pois eu li em inglês "Shave, shave", depois que eu vi o produto, morri de rir!! E no carnaval então!! As fantasias do pessoal nas ruas eram de arrasar! Uma mais engraçada e divertida que a outra, veja só:






7- Alegria dos brasileiros e simpatia. Outro ponto para enfatizar é a alegria dos brasileiros. A gente está na merd@ mas está sorrindo!! Sempre tentamos ver o lado positivo, nos preocupamos com o bem estar dos outros ao nosso redor, é um ambiente agradável! o único problema é que existe muitas pessoas legais demais, ecessivamente simpáticas, o que leva a um problema que eu detesto, a falsidade e o puxa saquismo. Aqui  na Holanda nunca conheci ninguem simpático demais, a ponte de sentir que está sendo falsa.

8- Brasileiro é vaidoso. Como eu me sentia mais feminina no Brasil! Lá eu uso vestidos, saias, saltos altos, eu vou no salão fazer as unhas, depilação. Aliás salão de beleza é o que não falta por lá!! Em cada esquina tem um, e mesmo assim, para achar um horário na sexta feira para fazer as unhas é quase impossível. Minhas amigas tem horários fixos com suas manicures, acreditam? Ai que sonho! Tratamentos de beleza para pele, corpo e cabelo existe aos baldes. Cada vez que vou para lá tem um diferente tipo de alisamento para os cabelos. Só um remarque importante, brasileiro odeia cabelos enrolados, eu adoro, acho lindo, mas quem tem fala que dá muito trabalho cuidar então preferem alisar! todo mundo tem cabelo esticado! Quando eu levei minha mãe para fazer escova marroquina, um tipo de hidratação intensiva que alisa os cabelos e retira o volume, a moça perguntou se ela não queria fazer a escova indiana. Não entendi muito a diferença, só sei que é mais caro e demora mais para fazer! Não entendi o porquê do nome, escova indiana, se as indianas não fazem escovas, elas tem cabelos lisos e sedosos devido ao óleo de coco que elas usam nos cabelos. Enfim, coisas de brasileiras!

Reparem nas minhas unhas azuis!

4 comentários:

  1. Oi lindinha! Saudades de você =) Estou adorando ver seus relatos sobre os brasileiros hahaha... É muito legal poder ver os dois lados. A gente reclama muito sem nunca ter experimentado viver em lugares como a Holanda né?! Sol? Eu odeio calor hahaha... Será que gostaria de um lugar super frio? =/

    ResponderExcluir
  2. Tivemos esta semana cá em Portugal outra coisa boa que vocês têm... o Lula!!!
    Espero que a Dilma continue o bom trabalho dele!!!

    ResponderExcluir
  3. So sinto falta de um solzinho mais firme, viu ? Supermercado grande ? Nah... programa de indio. Gosto do meu mini AH, 'e vapt vupt. Muito da alardeada "criatividade do brasileiro" e' devido ao subemprego, falta de perspectivas, etc. O excesso de simpatia as vezes cansa, vira adulacao. (Sim, mas eu tb sinto falta de mais "calor humano". Aqui os profissionais sao apenas corretos...). Brasileira e' vaidosa ? Sim. Mas voce pode continuar fazendo tudo aqui. Creia-me: ha alternativas. As holandesas geralmente tem pouco pelo e cabelos lisos, por isso nao precisam dar uma "melhorada" no visual com depilacoes intensivas e esticas no pixaim. Lembre-se que no Brasil ha um lado ruim dessa vaidade toda: o excesso de valorizacao do visual (roupas, cabelos, sapatos, etc.) em detrimento da personalidade e do conteudo da pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Oi Anita, eu tbm odeio supermercado, naoimporta se é grande ou pequeno! mas se for grande, pelo menos nao tenho que ir em varios! Sem duvida o escesso de critatividade dos brasileiros é devido ao desemprego, o povo tem que dar o jeito para chamar atenção e vender, mas não é só isso, eu vejo criatividade em tudo no Brasil, e não é só devido a falta de emprego.
    Eu sei que dá para fazer tudo aqui, até depilacao definitiva, mas o problema é pagar né hauhuauahauau Já encontrei um cabeleireiro ótimo por 15 euros, mas só depois de 2 anos aqui :/ . Quanto o excesso de vaidade dos brasileiros realmente vc está certissima, alias isso é um problema sério que odeio, o pessoal te olha de cima em baixo, te medindo e tentando analisar sua vida pelas roupas que usa, totalmente superficial
    Adoro seus comentários!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...