domingo, 13 de dezembro de 2009

Onde é o melhor lugar para se viver?

Cheguei à conclusão que não existe lugar perfeito para morar. Cada cidade tem suas vantagens e desvantagens. No Brasil, temos nossa família, nossos amigos, muito sol, muita beleza natural, entretanto, convivemos com violência, corrupção, desemprego, medo de ser assaltado, sequestrado, morto com uma bala perdida. O salário é baixo e a concorrência é alto, trabalhar com pesquisa então é um grande desafio.

Já no Japão as coisas são o oposto. Temos um amigo japonês, o Ryuichi, que conseguiu uma posição como professor assistente em Osaka. Ele tem um bom emprego, respira tecnologia, lá um contrato verbal vale tanto quando um escrito, há segurança na cidade, tudo organizado, mas o grande problema no Japão conseguimos perceber no Ryuichi é que eles trabalham demais. Ryuichi trabalha 15 h por dia, 6 dias por semana, 1 semana de férias no verão apenas e 2 ou 3 dias no Natal e Ano Novo.

Aqui na Holanda tudo é muito certinho, principalemente aqui em Groningen, que é uma cidade pequena. Tudo aqui parace irreal: na primaveira, a prefeitura planta flores por toda a cidade, se as flores morrem, eles vão lá e plantam de novo. Em dezembro, a cidade é totalmente enfeitada com luzes com temas natalinos, coloca-se um pinheiro enorme no meio do Groete Markt, a praça principal da cidade, e fazem uma imensa árvore de natal. Todos os dias pela manhã há um caminhãozinho aspirado de pós que limpa a cidade, pelo menos no centro. A cidade é repleta de ciclovias, e as ruas que não possue parte especial para os ciclistas, os carros são obrigados a esperar e ficar atrás, é comum ver ônibus ou caminhão atrás de pessoas pedalando calmamente pelas ruas! Tudo é muito organizado, limpo e bonitinho que chega até ser boring, como diria o Bispo. Todo o trabalhador tem 42 dias livres de férias, sem contar final de semana. Mas no geral, quando não está chovendo, eu gosto muito de morar aqui.

Agora vou mudar para Amsterdam, cidade grande cheia de gente, barulhente, suja, tem que usar ônibus, metro ou tram todos os dias para ir trabalhar. Não estou nenhum pouco animada em voltar para uma vida urbana novamente. Mas como sempre, vou me adaptar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...