sábado, 5 de setembro de 2015

Um ano e 5 meses de amamentação

Como já tinha contado aqui, eu não pensava em amamentar e nunca sonhei com a ideia, eu só realmente me decidi e pensei sobre o assunto quando conheci o Murilo e ele não conseguia mamar.  Aquele bebezinho frágil precisando de nutrientes e não sabendo como conseguia era de partir o coração. 
Depois dos desafios do início, a amamentação foi tranqüila, sem dor, sem problemas de leite empedrado e sempre com horários mais ou menos determinados. Era livre demanda mas não era a cada 30 min, sempre dava um intervalo de pelo menos 2 h.
Era muito gostoso o tempo que eu passava com Murilo mamando, ele adormecia e muitas vezes, eu também.
Depois que ele fez um ano, comecei a pensar em desmamar, mas ai teve a viagem para Holanda e eu com medo dele não conseguir dormir sem mamar durante os voos, posterguei o desmame. Quando voltasse para casa , havia decidido desmamar. Mas apareceu outra viagem para um mês depois do nosso retorno da Holanda. Ai acabei desistindo de parar.
Mas chegando aqui em Oxford, não estava sendo mais prazeroso amamentar, não estava curtindo mais. Não era por fome que ele estava mamava, era mais pelo aconchego ou para dormir. Eu percebi que poderia muito bem dar esse conforto sem ter que dar o peito, e então me decidi que ia parar de amamentar até a gente voltar pro Brasil.
 Primeiro parei de amamentar de madrugada, ele já não estava mama do de madrugada, mas na Holanda e Portugal na casa dos amigos com medo dele chorar e acordar nossos anfitriões , eu dava mama de madrugada para ele voltar a dormir e foi um retrocesso total, pois ele passou a acordar umas duas a três vezes pra mamar. Chegando em Oxford, já na orienta semana, não dei mais mama de madrugada, nossa ele ficou tão nervoso, parecia um monstro de retorcendo de ódio, gritando. Não amoleci e alguns dias depois já estava dormindo a noite toda.

Depois fui desvinculando o mamar da hora de dormir, então as sonecas durante o dia tinham que ser sem mamar. Ai parei de amamentar durante dia, ele geralmente pedia pra mamar quando estava com vontade de dormir, ai eu o fazia dormir ou cantando, ou deitando na cama com ele.
Depois de umas duas semanas, eu tirei o mamá da noite e introduzi o leitinho na mamadeira, que foi super bem aceito. Parei de falar a palavra mamar, e falava leitinho, leite , mamadeira. E por último e o mais sofrido pra nós foi o mamá da manhãzinha. Às 6 da manhã ele acordava e ia para minha cama mamar  e ali dormíamos juntos até umas 8. Agora sem mamar como seria? Acordar às 6 todo dia?! Introduzi a mamadeira nesse horário também. Ele reclamou no início, pedia fortemente pra mamar, mas fui firme e ele acabou aceitando o leitinho na mamadeira.
Hoje 15 dias depois do término da amamentação, Murilo já não pede mais, nem para dormir, agora  tanto de noite quanto de dia, eu deito na cama com ele, as vezes canto, às vezes conto estorias, às vezes é tão rápido que só de deitar ao seu lado ele adormece. De manhãzinha ele toma a mamadeira e dorme logo em seguida. De madrugada se acorda, ele toma água. Continuo ao seu lado, dando o aconchego mas sem dar o peito.
E assim está meu filhote, saindo da fase de bebê e virando uma criança. Um meninão! 


2 comentários:

  1. Ser mãe tem dessas, a gente sabe o que é melhor, mas parte o coração, não é mesmo? Mas essa "firmeza" renderá bons frutos no futuro, e é sempre uma escolha saudável, acredite. Mesmo com desafios, você fez a sua parte e se saiu muito bem. Garantiu a amamentação e esses benefícios o acompanharão para a vida toda. Parabéns Roberta :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Elza, parte o coracao mesmo! uma fase acabou, e outra comecou! Lembrar dos olhinhos dele olhando para mim enquanto mamava...enche meus olhos de lagrimas. Mas eles crescem, nao podemos parar o tempo, por mais que eu queira hahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...