domingo, 14 de junho de 2009

Art met science

Ontem dia 13 foi o último dia de comemoração dos 395 anos da Universidade de Groningen. As celebrações duraram 2 meses aproximadamente e o tema foi Arte com Ciências (Arts met Science em holandês) e como sempre, e aqui não poderia ser diferente, arte e ciências caminham lado a lado. Desde o início das comemorações de aniversário, tiveram palestras, concertos musicais, apresentações de dança etc.

Ontem a Universidade resolveu fazer algo para toda a cidade. a partir das 20 h havia diversos eventos artísticos espalhados pela cidade. Se você andasse pelas ruas de Groningen ontem à noite (noite ainda nao era, pois está escurecendo as 23 h) você se deparava com pessoas fantasiadas e maquidas andando em pernas em perna de pau fazendo performance malucas, encotrava 3 homens tocando numa bandinha engraçdíssima, encontrava exposições gratuitas etc.

Fomos ver a exposição do Darwin. Não entendi muita coisa pois estava escrito tudo em dutch, mas havia vários animais taxidermizados à exposição pertecentes a colecão da universidade de Gronigen. Havia varios animais da America do Sul, arara, pagagaio, tucano, mas tinhas outros bem legais que nunca tinha visto, topeira (fiquei impressionada com o tamanho minúsculo da cabeça, havia também uma coruja enorme, umas aves deferentes e muitos outros.

No Vismarkt estava montando um palco enorme que quando chegamos estava se apresetando um tio cinquentao que tocava saxofone e uma orquestra, formada por pessoas de diversos lugares do mundo, China, Alemanha,Indonésia, Polônia, Russia, tocava esplêndidamente, acompanhando o saxofonista norte americano.

Em seguida teve um DJ e depois quando fomos embora, havai uma mulherzinha, holandesa que cantava super bem, estilo Sheryl Crow.

Fomos a uma apresentacao de teatro sobre a história da ciência, meio comédia. Eram 5 bonecos que dialogava e representava famosos cientistas e artistas como Leonardo da Vince, Pasteur, foi bem legal do pouco que consegui entender.

O que me deixou imnpressionada foi que todos os lugares estavam lotados. A comunidade realmente participou do evento da universidade, havia filas para o teatro, para apresetações para os museus e exposições. Será que no Brasil as pessoas se interessariam por arte e ciência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...