quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Costelinha de porco com molho Barbecue

Falar de gravidez o tempo todo enjoa né. Mas é algo tão intenso que a gente só fala disso. Mas confesso que enche o saco. Para quebrar esse ritmo, vamos falar um pouco de comida!! Ebaa!
Nesse feriado estava na casa da minha sogra em Garça, quando todos estavam sem ideias para o almoço de domingo, eu sugeri fazer essa costelinha de porco! Foi ai que eu e o Bispo tomamos conta da cozinha da Dona Silvana.
Depois dessa receita que aprendi com minha amiga Gelvana, minha vida mudou! Outback, Apple Bees nunca mais foram os mesmos. Aliás, nunca mais pedi essa costelinha em nenhum restaurante mais.
Claro que como toda receita, fiz algumas modificações e adaptações, fiquem livres para fazer as suas!
Vamos lá

Costelinha de porco com molho barbecue

Ingredientes
2 kg de costelinha
1 colher de azeite
1 cebola pequena picada
½ xícara de açúcar mascavo
½ colher (chá) canela em pó (esse foi acrescentado depois de comermos no Mexicano em Groningen)
½ xícara de vinagre de álcool (já tentei com outros, mas fica muito forte)
1 colher de molho inglês
1 e ½ xícara de ketchup (um pote inteiro daqueles de 390g)
1 xícara de água
½ colher (chá) de cominho em pó (está aqui o segredo do molho)
1 colher de paprika doce
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Prepare o molho refogando a cebola, até ficar macia. Acrescente o açúcar, misture até dissolver, o vinagre e o molho inglês. Adicione o ketchup, o cominho, a canela e a páprika. Acrescente a água e cozinhe por 10 min ou até o molho engrossar. Tempere com sal, pimenta do reino, bata no mixer ou liquificador e reserve.


Coloque as costelas e uma assadeira e tempere com sal e pimenta do reino. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 1h ( receita original dizia 20 min, mas achei pouco, 1 h fica bom!). Retire as costelinhas do forno, elimine o papel alumínio.  Pincele o molho, aumente a temperatura do forno e asse as costelas por mais 10 min, pincele novamente o molho, e asse mais 10 min. Repita o processo 2 vezes. Sirva com molho a parte.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Vou contar uma coisa pra você Roberta: eu nunca comi carne de porco! Há não ser linguiça, hahahaha
    Quando eu era pequena, morava no sítio e meu pai matava os porcos e eles gritavam muito, muito mesmo, eu morria de dó e então quando tinha carne do porquinho em casa, eu nunca comia e assim foi indo até hoje!
    Mas a linguiça? aah, ela não parece que vem do porco, hahahahaha.
    bjs

    obs: pode falar de gravidez, á vontade, é o seu momento especial, registre tudo :)

    ResponderExcluir
  2. oi Ro, uma vez tentei fazer aqui em casa e confesso que não deu muito certo...o prato ficou digamos 'incomível'....rs mas sua receita me deu uma animada! Você fez um forno convencional mesmo, aquele do fogão? Pq meu maior problema foi este...cozimento demorou horas, e no fim não ficou legal...bjo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...