Apesar de estar vivendo fora do Brasil, tento acompanhar tudo que está acontecendo por lá. Todos os dias pela manhã, quando abro meu computador, checo meus email e entro ou no site da uol ou do terra e vejo as principais notícias. Vejos os absurdos que lá ocorre, mas também vejo as boas noticias, de desenvolvimento e progresso. Mas ontem particularmente não abri nenhumas dessas páginas, mas recebi um email com o texto traduzido do jornal alemão Der Spiegel, onde Jens Glüsing contava a história do Brasil durante o governo do Lula. Oitenta porcento de popularidade não é para qualquer governante. O texto é de arrepiar. Para ler o testo na íntegra clique aqui
Pode falar o que quiser do presidente: Lula não tem nível superior, não sabe falar outras línguas e o português que ele fala está longe de ser gramaticalmente correta, mas não posso negar que ele mudou o país, muitas famílias que nao tinham o que comer, agora recebe uma pequena renda por mês por cada filho na escola e, portanto, conseguem comprar comida e aparentemente estão começando pequenos negócios.
O país tem muitas coisas para melhorar, isso nao tenho dúvida, ainda há muita corrupção, sistemas públicos de transportes ineficientes, violência, tráfico de drogas, péssima qualidade da educação básica, mas acredito que estamos caminhando, devagar mas estamos, apesar de ainda ver nos sites de noticias aterrorizantes como :”helicopetro da polícia cai com tiros de traficantes”, “estudante é humilhada e sai escoltada da universidade” Sem entrar em detalhes nesses problemas, mas eles estao lá.
Para nós do meio acadêmico que vivemos de rescursos do governo para, além de pagar nossas bolsas (salários), financiar pesquisas, como compra de materiais reagentes, equipamentos etc, o governo de Lula foi um "mar de rosas", tivemos pelo menos 2 vezes aumento no valor da bolsa, que no governo do Fernando Henrique ficou totalmente congelada em nitrogênio líquido.
Nos últimos anos, m muitos projetos financiados pelo governo federal, cuja agente de fomento é o CNPQ foram aprovados, muitos uinversidade federais foram abertas, muitas vagas para professores foram criadas, inúmeros concursos em diversas áreas foram abertos.
Claro que Lula teve muita sorte, como disse o jornalista alemão, mas ele soube muito bem aproveitá-la! Não haveria como fazer programas sociais se a economia tivesse colapsada. Fernando Henrique em seu governo priorizou establizar a economia e esqueceu completamente da parte social.
Em 2012 comeca o mandato do novo presidente, que acredito que não será do PT. E a dúvida que surge é a seguinte: como será o pais depois de Lula? Emprego, economia, moradia, impostos? Nosos planos é voltar para brasil e lá formar nossa familia, mas tudo é muito incerto, pois não temos garantia de emprego.
Tenho orgulho de ser brasileira. Numa pequena loja de souvinir em Santorini na Grécia, o dono perguntou de onde éramos e dissemos que somos brasileiros, e a primeira coisa que ele disse em seguida foi que o Brasil é um pais muito rico, pois tem muita água, terras para plantar e inúmeras belezas naturais. Essa frase ficou na minha cabeça desde então, e com certeza o grego tem razão. Somos um país muito rico, por isso temos que nos cuidar para mantermos nossa riqueza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário