domingo, 22 de novembro de 2009

A chegada do Sinterklaas

Ontem dia 21 de novembro Sinterklaas e sua comitiva chegou em Gronigen. Primeiro vou contar um pouco da história do Sinterklaas,e depois conto como foi o grande dia. Sinterklaas, que em português é São Nicolau, dentre muitas outras coisas, é o Protetor das Crianças. O dia de São Nicolau é comemorado no dia 5 de dezembro e nessa data a noite é quando acontece a troca de presentes que nós no Brasil realizamos dia 24 de dezembro. O nosso bom velhinho, que particularmente eu odeio, Papai Noel, cujo nome inglês é Santa Claus possivelmente foi baseado no holandês Sinterklaas, que no holandês antigo é Sante Klaas. Segundo a história, quando os holandeses colonizaram os EUA, formaram uma colônia chamada de New Amsterdam que hoje é mundialmente conhecida como New York, e com eles, a tradição do Sinterklaas chegou a America. Só um parênteses, a Holanda comprou esse pedaço de terra em1614, por um preço que corresponderia hoje mil dólares! Em 1664, a região foi conquistada pelos ingleses que nomearam a região de New York, só para seguir a tradição.



Voltando ao Sinterklaas, essa figura muito conhecida na Holanda, ele usa um vestido branco com uma capa e um chapéu vermelho, como de um Bispo, e geralmente ele chega sobre o lombo de um cavalo branco. Sinterklaas não vem sozinho, como poderia ele, um velhote barbudo entregar todos presentes para todas as crianças do país? Apesar do país ser pequeno, criança aqui é que não falta, comprovei ontem a tarde: nunca vi tanta criança de uma só vez em Groningen! Sinterklaas vem com seus ajudantes chamado de Zwart Piet, em português, Pedro Preto, isso mesmo. Segundo a história, três garotos negros foram condenadas a pena de morte por um crime que não cometeram, mas foram salvos pelo Bispo. E para demonstrar sua gratidão eles ficaram com Sinterklaas para ajudá-lo, limpando as chaminés na noite de Sinterklaas para o velho barbudo entregar os presentes para todas as crianças boas. As crianças que não se comportaram bem durante o ano eram colocadas no saco pelos Zwarte Piet e levadas para Espanha. Que castigo mais estranho, eu que queria ir para Espanha! O preto da pele dos Zwarte Piet se refere a origem moura e/ou a foligem das chaminés que eles limpavam. No dia da chegada do Sinterklaas na cidade, muitas crianças pintam a cara de preto e coloca o chapeuzinho típico dos Zwarte Piet para poderem ajudar Sinterklaas. É a maior sensação ser o Zwarte Piet! As crianças o adoram, querem ser ele! É muito engraçado ver aquelas crianças transparentes de tão brancas, com os cabelos louros e olhos azuis/verdes e com a cara pintada de preto!




Mas eu descobri a verdade sobre essa figura bizarra da tradição holandesa, pois é meio confusa mesma a lenda do Sinterklaas. Quem é ele, é um santo ou um bispo? Ou os dois? Um Bispo que virou santo? E quem são esses ajudantes pretos com roupas renascentistas?

A história é meio incerta, sabe-se que ele tem esses ajudantes pretos, cada um com uma função como smurfs, Zwarte Piet cozinheiro, Zwarte Pieter handman, etc. Bom, mas no wikipedia sobre o Zwarte Piet ( veja em http://en.wikipedia.org/wiki/Zwarte_Piet) diz que, entre muitas outras lendas, segundo os mitos do começo do século XIX, São Nicolau venceu uma guerra contra o demônio e o fez de escravo na noite que hoje se comemora o dia de São Nicolau. MAs acho essa versão muito forte para se contar para crianças e também não tem sentido as crianças se vestirem de demônio escravo do Sinterklaas, seria um tanto bizarro não? Então hoje a ficou a história do ajudante que se sujou com fuligem das chaminés, muito mais cute!!

Enfim, a chegada do Sinterklaas foi um evento para cidades. Ele, teoricamente chega da espanha em seu barco com seus ajudantes e depois sobre em seu cavalo branco para entregar os presentes. Aqui em Groningen foi demais! Um desfile de barcos com um monte de Zwarte Piet acenando para crianças, barcos com bandinhas, com tiozinhos de jaquetas vermelhas cantando, para preparar a chegada do super barco levando o Sinterklaas. Muitos barquinhos cheio de crianças acompanhava a comitiva. Depois o Sinterklaas e toda a galera saiu pela cidade num maior desfile, o máximo, crianças com monociclos, bandinhas de Zwarte Piet, carroças, ovelhas, até elefante e camelos! E claro Sinterklaas sobre seu belíssimo cavalo! Muitas pessoas, maioria crianças se postaram nas calçadas a espera do desfile. Crianças pequenas sobre os ombros dos pais, crianças um pouco maiores entregando cartinhas para os Zwarte Piet e recebendo doces deles. E muitas crianças com cara pintada! Achei o máximo, muito divertido! No final Sinterklaas é recebido pelo prefeito e pelo reitor da universidade e faz um discurso para as crianças!
Tirei algumas fotos, vejam:
A chegada de Sinterklaas em Groningen (Sinterklaas arrival in Groningen)

2 comentários:

  1. Ro... vou mandar pra galera da creche ler... hehehe! Muito bom...
    PS: Eu também odeio o papai noel ele só me dava calcinha, quando eu era pequena...hahahahahahahahaha

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...