terça-feira, 13 de outubro de 2009

Uma semana no Brasil

Cheguei no Aeroporto de Gurarulhos as 5:30 da manhã de um sábado, no mesmo horário de outros aviões vindo de Paris e Orlando. A fila para controle do passaporte estava enorme, o calor insuportável, pois eu vim de botas, casaco e meia-calça. Passada o controle do passaporte, deparei com fila no banheiro feminino, fila para pegar a mala e fila no Free Shop. Como há filas no Brasil! Sai as 7 horas para o saguão do aeroporto encontrar Luli e André.
Encontrei-os em poucos minutos, após ter comido um pão de queijo e tomado água de coco, alias a mais cara da minha vida!
Luli já estava com barrigao de gravida! Uma graça, meio desengonçada pelo desconforto que a enorme protuberancia abdominal lhe causa. Abracei-a, com medo de machucar sua barriga e logo em seguida recebi outro abraço! Anamaria havia chegado também! Estava tão feliz por ser recebida por minhas amigas! E que abraço gostoso!

Esse foi um dia muito comprido, era o dia do casamento da Lívia. Eu nem tinha vestido para ir, mas eu não estava muito preocupada não, mesmo que eu fosse de jeans, o importante era que eu estaria lá. Anamaria me emprestou alguns vestidos, mas nenhum deles serviu. Acabei usando um que eu havia comprado por 30 reais em um liquidação no shopping (rs)! Consegui ficar pronta em 20 minutos, pois os minutos antes anteriores eu usei para tentar dormir, mas não consegui muito! Enfim, acabou dando tudo certo! Com vestido de liquidação e muito feliz por conseguir participar desse momento tão importante na vida de uma mulher, especialmente de minah querida amiga, dancei muito, dei muita risada, e me diverti bastante!

Uma coisa que me chamou muita atenção nos primeiros dias no Brasil foi perceber que as pessoas me olhavam. Crianças, velhos, mulheres, homens, nas ruas, nos carros, nos onibus. As pessoas se olham, sem vergonha, com curiosidade, sem medo de que a pessoa oberservada retorne o olhar, aliás se retornar o olhar melhor ainda. Muito diferente das pessoas da Holanda. Você pode ter cabelo azul, andar pelado ou sair gritando pelas ruas que ninguém te olha, ninguém dá o minimo cabimento, como se você não existisse. Sinto-me viva no Brasil, tenho prazer em me arrumar, em colocar um salto, em passar um batom, pois sei que as pessoas vão me perceber. Esse foi uma das coisas mais marcantes que notei de diferença entre os dois países.

Posso ficar tempos longe das pessoas queridas, dos meus amigos, da minha família, mas quando eu volto, parece que nunca estive longe, apesar dos abraços serem mais apertados, os cabelos mudados, filhos no colo ou no ventre, as conversas continuam as mesmas, os convites para sair ainda continuam lá, a compreensão, o afeto, o carinho são os mesmos.

Apesar dos transtornos das filas, da ineficiência do transporte, do trânsito caótico, do estonteante calor, da falta de educação das pessoas nas ruas, da corrupção, da pobreza, da desigualdade social, apesar de todos os problemas que o Brasil apresenta, lá é o meu lugar, lá eu me sinto em casa, lá estão as pessoas que eu amo. Podem rir, eu tive que vir para tão longe, para ficar tanto tempo para perceber que meu lugar é lá, mas como diz a sabedoria popular apenas quando perdemos algo é que damos o devido valor a ele. Estou feliz aqui, meu amor está ao meu lado, estou feliz com meu trabalho, simplesmente não tenho o que reclamar da qualidade de vida que temos aqui, mas sempre faltará alguma coisa, a saudade sempre fará parte da minha vida.

Um comentário:

  1. conheço bem esse 'tive que vir para tão longe, para ficar tanto tempo para perceber que meu lugar é lá'. Mas Roberta agora damos muito mais valor ainda a pequenas coisas que a muitas pessoas que sempre viveram lá t^m sempre como garantidas e nem ligam. É assim, algumas pessoas como nós demoram um caminho maior para chegar ao mesmo destino, mas o melhor que temos a fazer é aproveitar muito bem esse longo caminho :) e isso minha querida amiga, acho que fazemos muito bem, verdade?
    Um beijo enorme já com muitas saudades.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...