No dia de São Valentino (Saint Valentine's Day ou simplesmente Valentine's Day) é comemorado o amor e afeto entre pessoas queridas, não apenas entre namorados, mas entre amigos, pais e filhos. Lembro me quando estava em Baltimore em 2008 uma das roomates havia recebido um bouquet de flores da mãe dela, com um lindo cartão escrito "Happy Valentine's Day, with love Mom and Daddy". Quando eu recebi alguns cartões no dia 14 de fevereiro dos meus amigos por correspondência.
Estátua da Psique e o cupido no museu do Louvre em Paris
Mas quem foi São Valentino e por que ele atualmente é associado ao amor, aos namorados? Hoje a Igreja católica reconhece pelo menos três santos chamados Valentino e todos os três foram mártires, numa época em que os católicos foram perseguidos pelos reis, imperadores.
Uma das lendas conta que um dos Valentinos era padre durante o Século II em Roma, quando o imperador Claudius II percebeu que homens solteiros eram melhores soldados que aqueles com esposas e filhos e por isso decidiu proibir o casamento para homens jovens, com potencial para soldado (ou seja, os moços bonitos e forte não poderiam se casar para virarem soldados, mas os velhos gordos e barrigudos podiam, coitadas das mulheres hehehhehe). Valentino percebeu a injustiça (ainda bem que alguém se deu conta das pobres mulheres) e desafiou o imperador, continuando a realizar casamentos para jovens amantes em segredo. Quando o padre foi descoberto, Claudius ordenou que ele fosse preso e executado.
Outra história sugere que Valentino foi morto por tentar ajudar cristãos escaparem das cruéis prisões romanas onde eles eram torturados.
De acordo com outra lenda, Valentino de fato enviou o primeiro cartão, o chamado "valentine". Valentino, enquanto estava na prisão, se apaixonou por um jovem moça, que acredita-se que era filha do carcereiro, que o visitava durante o confinamento. Ele escrevia cartas para a jovem amada e assinava "de seu Valentine", uma expressão que ainda se usa nos cartões dos dia dos namorados.
Embora seja incerta a verdadeira história por trás do dia do São Valentino, as histórias enfatizam um herói simpático e romântico, e até a Idade Média foi o Santo mais popular da Inglaterra e França. Enquanto alguns acreditam que o dia de São Valentino é celebrado no meio de fevereiro para comemorar o aniversário de morte de Valentino, que provavelmente ocorreu por volta do ano de 270 d.C. (nunca entendi esse negócio de comemorar a morte de alguém), outros afirmam que a Igreja católica decidiu celebrar o dia de Valentino no meio de fevereiro na tentativa de cristianizar as celebrações pagãs do festival de Lupercalia. Na Roma antiga, fevereiro era o começo oficial da primavera e era considerado período de purificação. As casas era ritualmente varridas e, depois, sal e um tipo de trigo eram jogados em seus interiores. Lupercalia, que começava dia 15 de fevereiro, era um festival da fertilidade dedicado a Fauno, o deus romano da agricultura. Nesse festival os garotos sacrificavam um bode, tirava a pele e a cortava em tiras, para fazer um chicote, depois mergulhava no sangue do sacrifício e saia pelas ruas batendo nas mulheres e nas plantações. A mulheres não tinha nojo (acredito também que nem dor) pelo contrário, elas acreditavam que se fosse chicoteadas seriam mais férteis no ano seguinte. No final do dia, de acordo com a lenda, todas jovens mulheres na cidade colocavam seus nomes um uma urna e os homens solteiros, então, sorteava um nome e formavam-se pares para o festival que, geralmente, resultava em casamentos.
O papa Gelasius declarou 14 de fevereiro como dia de São Valentino por volta de 498 d.C., 200 anos depois do suposto Valentino ter sido morto. Essa loteria do casamento foi considera não-cristã e ilegal. Depois, na Idade Média, como o meio do mês de fevereiro era o começo da estação de acasalamento dos pássaros, "decidiram-se" que deveria ser considerado o dia para o romance, o dia dos namorado
Para saber um pouco mais entre no site do History Channel. No wikipedia em inglês e em português também são contada as lendas do dia de São Valentino, com algumas variações do site da History Channel, mas a essência é a mesma. Para quem quiser ver o vídeozinho do History Channel sobre o Valentine's Day clique aqui.
Particularmente, gostei desse festival da Lupercália, sempre as tradições pagãs são mais interessantes.
Meu dia de São Valentino começou recebendo um convite de casamento, e depois meu amado namorado me levou para jantar em um restaurante japonês. Hummm que delícia, há tanto tempo não comia uma verdadeira comida japonesa. O sistema do restaurante era diferente, era um valor fixo que você poderia comer quanto quisesse em 2 horas, mas só poderia pedir 5 coisas por vez, e tinha que comer tudo para pedir as próxima rodada com mais 5 comidinhas. Tinha que preencher um papel com a quantidade de cada item, como de hábito, ao invés de escrever o número, colocamos aqueles pauzinhos que formam um quadrado a cada quatro, sabe? Pois era a maneira mais fácil, já que eu preenchi os meus 5 items e o Bispo preencheu os dele depois. Alguns minutos depois de ter entregado a lista, o garçon volta e pergunta o que a gente quis dizer com aqueles símbolos! hahahhahahah acho que ele tentou encontrar um significado de símbolo japonês e não achou! hahahahha algo tão normal para gente, nunca pensei que existisse alguém que não soubesse isso! A comida demorou pra caramba, e vinha um sushi de cada vez, quase morri de fome. Ficamos zuando, dizendo que a gente chegaria na sexta rodada facilmente, mas depois da segunda rodada, fomos vencidos, estávamos super cheios e fechamos com a sobremesa: sorvete de milho com frutas e chantilly! Estava maravilhoso, saímos satisfeitos!
Na manhã seguinte preparei um delicioso bolo de banana com açucar e canela e um chocolate quente para o meu amor, espero que tenha gostado.
Adorei o seu blog novo,gosto muito de ler, vc escreve muito bem....
ResponderExcluirBeijos
Denise
Adorei a nova cara do blog!!! É sempre bom mudar!! Acho muito legal você falar sobre a história de quase tudo que você comenta no blog!! É sempre muito interessante e sempre aprendo coisas novas com você! Parabéns!!
ResponderExcluirSaudades!!!
Bjs,
Cacá