terça-feira, 24 de março de 2009

A comida de Groningen

Uma das grandes características da especie humana é a facilidade de adaptação a qualquer ambiente, há habitantes no Alaska, no deserto do Saara, nas Cordilheira dos Andes, do Himalaia, nas favelas, em qualquer lugar na face da terra. Somos adaptáveis.

Nossa adaptação aqui em Groningen na Holanda foi rápida e tranquila. Chegamos no final no inverno, temperaturas cerca de 5 graus Celsius. Dizem que a comida aqui é ruim, claro, os caras aqui não gostam de cozinhar, preferem as coisas rápidas e práticas. Tanto é que no mercado tem um monte de comida pronta, bolos de caixinhas, risotos, salada, batata semi cozida, massa de panqueca (agora me diz uma coisa, o que há de secreto em fazer panquecas para ter uma massa pronta?! vai apenas farinha açúcar, ovos e óleo!)...tudo que você imaginar tem semi pronto no mercado, e nem é congelado!

Entretanto conseguimos encontrar várias coisas frescas e boas com a qual preparamos nossa refeição, tanto nos mercados comuns como Super De Boer, Albert Hijn, Jumbo, Aldi, quanto nos mercadinhos árabes, japonês, turco, chines espalhados pela cidade. Aliás essa é uma grande vantagem daqui, conseguimos encontrar produtos do mundo inteiro.
Cogumelos frescos de todos os tipos são facilmente encontrados nos mercados e feiras livres, são a base da nossa alimentação aqui, pura delícia. Beringela, abrobrinha (curgette), salmão, peixes estão sempre em nossa geladeira! Outro dia fizemos um frando com brocolis e cogumelos com molho branco gratinado ao forno, perfeito, dos deuses!! Bolo de cenoura, de banana, strogonff, feijão fradinho, simplesmente não tenho o que reclamar da comida aqui! Ah, outra coisa legal que tem aqui é a grande variedade de arroz, arroz de todos os tipos, os empapados, os soltinhos, os fininhos, os arredondados, eu gosto mesmo é do Basmati, arroz mais fino e alongado, soltinho e saboroso!! hummm e com bastante alho...como alguém tem a pachorra de reclamar da comida? É pura preguiça e falta de habilidade na cozinha!

Não posso me esquecer das sobremesas, uma mais delícia que a outra, yogurt te todos os tipos e consistência, com frutas, com creme, tiramissu, mousse, e os chocolates humm.. Sem brincadeira, qualquer chocolate que você comprar no mercado, pode ser o mais barato será estonteamente mais delicioso que qualquer chocolate que você comeu no Brasil. Comprei um coelho de chocolate, bem baratinho, nossa..nunca comi orelhas tão saborosas!! heheheheheheh

Agora a meta é buscar mais receitas para varias nosso menu em casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...