sábado, 29 de dezembro de 2012

Natal

Adoro Natal, a reunião familiar, as risadas, a festa, a preparação da festa, o amigo secreto, a preparação do amigo secreto. Sempre é um clima gostoso e divertido. Há 4 anos que não passava o natal com minha família, sentia muitas saudades.
Esse ano resolvemos passar o natal na minha família e ano novo com a família do marido, agora casada, temos que dividir.
Fazemos sempre a comemoração dia 24 a noite na casa dos meus pais. Começamos a jantar umas 10 da noite, horário comum do jantar por lá. Comida não faltou, cada um faz um prato para não sobrecarregar ninguem: minha mãe fez os assados, tinha frango assado, leitoa assada, eu fiz o arroz e salpicão de frango (receitinha da sogra!), tia Augusta fez a torta de legumes vegetariana e o pavê delicioso de chocolate. Compramos muitas frutas, sorvete, fizemos suco de laranja e claro, tinha cerveja e vinho, um natal bem verão! Mas o ápice da noite foi o amigo secreto!
Para você ter uma ideia do tanto que a gente gosta de amigo secreto, um dia cheguei na casa da minha mãe para tomar o cafezinho da tarde e me deparei com um potinho cheio de papelzinho dobradinho, e perguntei se já estavam sorteando o amigo secreto (isso era novembro ainda). Não tive resposta imediata, apenas uma risadinha envergonhada da minha mãe e do meu irmão. Fiquei sem saber o que estava acontecendo, mas logo eles me explicaram que estavam treinando sortear o amigo secreto! Eles passaram o dia inteiro sorteando os nomes e tinha até estatística "tirei 5 vezes fulano, 3 vezes ciclano, não tirei nenhuma vez você!!" hahahhaha não aguentei de rir.
Somos vidrados por amigo secreto, depois do sorteio, ficamos bolando brincadeira para tirar sarro da pessoa, fazer brincadeira, mas sempre saudáveis, nada que vá ferir ou magoar ninguem. Geralmente damos um presente que a pessoa não vai gostar, geralmente para ver a cara da pessoa tentando fingir que gostou! morremos de rir!!

Acho que dá para ver direitinho o que quero dizer nas fotos abaixo!

Meu pai que deu uma caixa de bombom para minha tia, e ela fingindo que gostou!! hahahaha Depois ele deu o presente de verdade!
Eu tirei a minha mãe e dei uma caixa de bombom, que ela ficou falando o mês inteiro que não queria ganhar bombom!!


Meu primo (de rosa) tirou meu irmão e fez maior discurso, que presente nenhum seria tão valioso quanto a foto que ele achou deles dois quando criança!! demais!!
Olha a cara da Marina, esperando apra ver se eu gostei do presente ou não!

Meu presente, um lindo paliteiros de passarinhos dentro de uma gaiola!
Repare na expectativa do meu irmão depois de entregar o presente para o Bispo.
Depois de um discurso para contar sobre a saga do presente, Bispo anuncia meu irmão como seu amigo secreto!!
Adriano tirou a minha tia Beatriz, e lá vinha alguma brincadeira!
O clássico "ooohhh""
gargalhada após ler na taça "Divas não bebem, degustam"

Marininha abrindo seu presente, feliz como criança!
O mais legal era ver a cara das pessoas. Tia Augusta (de verde) não gosta de brincar, apenas de ver a brincadeira, o que não diminui sua diversão!



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Passeio fotográfico - Campinas

Geralmente não ligamos muito para a cidade onde moramos, muito menos para os lugares próximo de casa, não porque não são bonitos ou bacanas, mas porque, como temos a doce ilusão que sempre estaremos por ali, não investimos tanto esforços para visitar ou conhecer melhor. Falo isso por experiência própria. Eu sempre morei próximo a Lagoa do Taquaral em Campinas, ia quase todos os dias para correr, caminhar, mas nunca senti vontade de fotografar, pois posso estar la sempre e ver. Morei em Groningen, Holanda, por 2 anos e nunca subi na Torre da Igreja Matriz, sempre adiava, até que um dia fui embora de lá.
Bom para acabar com essa burrice, com essa procrastinação sem cabimento, resolvemos fazer um passeio fotográfico com os amigos para praticar fotografia, passear e ter uma tarde agradável! Divertimento garantido à custo zero!
Vou mostrar um pouco das minhas fotos!

Local: Parque Portugal, ou Lagoa do Taquaral, Campinas









Maridinho fotgrafando ser-lá-o-quê










Bióloga não tem jeito, tem que tirar foto da natureza, e particularmente adoro cogumelos!


mais alguns cogumelos

























Realmente gosto de tirar foto desse bonde




senhora aranha

Os amigos fotógrafos


domingo, 16 de dezembro de 2012

Bolo de Milho

Estou escrevendo muito dobre comida ultimamente, acho que porque estou cozinhando mais. Natural, já que diminuíram nossos compromissos às noites (apenas tínhamos as quartas-feiras para ficar em casa a noite), temos tempo para fazer jantinha e levar de almoço no dia seguinte.
Mas hoje nem vou falar de comida salgada, vou falar do bolo delicioso e fiz. 

Como foi meu último dia no curso de apometria e resolvi levar alguma coisa para comemorar o fim do ano, um ano que tive muitas surpresas nesse curso, onde aprendi muitas coisas, onde conheci pessoas admiráveis, exemplo de superação, perdão, aliás gostaria de falar para vocês a maior lição que aprendi nesse curso esse ano, que me marcou profundamente, que veio de uma pessoa que passou por grandes dificuldades, grandes traumas, ela disse assim "Hoje eu aprendi que perdoar não é apenas esquecer o que aconteceu, é poder olhar para trás sem ressentimentos, sem e vê-lo como um grande aprendizado, e agradecer a Deus por essa oportunidade". A pessoa falava isso com todo o coração, com lágrimas nos olhos, e claro, a gente escutava com mais lágrimas nos olhos ainda. Não é fácil perdoar, nenhum pouco, pior ainda é agradecer a Deus o sofrimento que fulano nos fez passar.  Fica a dica!

Voltando para a receita, fiz um bolo de milho super fácil, rápido e saboroso!

Ingredientes

1 lata de milho
1 lata de farinha de trigo (a receita diz para colocar 1 lata de milharina, mas como não tinhas em casa, usei farinha mesmo e deu certo)
1 lata de leite
1/2 lata de óleo
3 ovos


  1. Bata tudo no liquidificador
  2. Acrescente 1 colher de fermento químico em pó e mexa com a colher (não bata no liquidificador)
  3. Coloque a massa na assadeira previamente untada com manteiga ou óleo e farinha
  4. Corte cubos de queijo fresco e coloque por cima da massa ja na assadeira. O queijo acaba descendo para o fundo, não se preocupe.
  5. Coloque para assar em forno pré-aquecido, se não tiver também, não tem problema não  rs.Não sei quanto tempo, pois varia de forno para forno.

Enfim, vai furando com o garfo para ver se está pronto.

Detalhe: o bolo não cresce não, é normal, fica até feinho (uma pena que não tirei foto, não deu tempo), mas confiem em mim, fica uma delícia, pra quem gosta de milho né!


Recomendo comer quentinho!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Moqueca de frutos do mar

Eu adoro frutos do mar, mas infelizmente meu maridinho é alérgico a esses animaiszinhos deliciosos do mar, seja ele crustáceos ou moluscos, e portanto, eu nunca como qualquer coisa do mar (exceto peixe) perto dele, pois só o cheiro já começa fazê-lo passar mal, fazer em casa, então, nem pensar. Minha mãe, que também adora frutos do mar e sofre de um mal parecido ( meu pais e meus irmãos são frescos e não gostam), me chamou para almoçarmos na casa dela em um dia que só estaríamos nós duas para fazermos uma moqueca de frutos do mar!
Depois de pesquisar várias receitas, fiz a minha própria e ficou uma delicia!! A maioria das receitas colocam todos os ingredientes em camadas, tampam e cozinham por 20 min, mas eu prefiro fritar a cebola, e os frutos do mar antes de cozinhar para dar mais sabor!
Bom, vamos para a receita:

Ingredientes

1 cebola grande
1 pacote de frutos do mar congelado
1 pimentão vermelho, pode colocar o amarelo também, não recomendo o verde pois acho muito forte.
coentro
sal
1 garrafinha de leite de coco
azeite de dendê
azeite de oliva

Modo de Preparo

1. Frite a cebola cortada em rodelas no azeite e espere dourar.

2. Acrescente os frutos do mar, já descongelado, obviamente, e frite-os por uns 5 min até dourar também
3. Acrescente o pimentão cortado em tiras
4- Cozinhe até que o pimentão amoleça um pouco
5- Acrescente o azeite de dendê, olha eu nao coloquei muito não, despejei a olho fazendo um círculo, sou péssima com medidas. Como ele é bem forte e é perigoso dar uma dor de barriga básica, melhor manerar. Cozinhe por uns 5 min. Nessa hora você começa a sentir um cheirinho de Bahia, hummm uma delícia!

6- Acrescente o leite de côco, não coloquei a garrafinha toda, sobrou uns 2 dedos apenas. Cozinhe um pouco.


7- Desligue o fogo e acrescente o coentro fresco a gosto!


Agora é só aproveitar com um arrozinho branco. Rendeu 4 porções, mas comemos nós duas apenas.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Linguiça ao forno com batatas


O Supermercado Dalben em Barão Geraldo Campinas tem uma ótima estratégia de venda: há um computador perto da seção de carnes com muitas receitas, você escolhe o tipo de carne, frango, porco, aves, peixe ou vaca e aparece inúmeras receitas com a carne escolhida. Para nós, quem está em dúvida sobre o que comprar, ou que fazer par ao jantar, o computador nos ajuda e muito. Foi num dia desses que para que os clientes procurem receitas e vimos essa receita de linguica ao forno com batatas.
Sinceramente não era a receita que eu escolheria, essa foi ideia do marido. Quando ele acordou no sábado com a vontade de fazer essa receita, fui um pouco resistente, mas deixo-o fazer. E para minha surpresa ficou delicioso!
E como tínhamos 1 kg de linguica e obviamente não íamos comer tudo, chamamos meu irmão e minha mãe para almoçar conosco, aliás adoramos alimentas as pessoas, sempre que podemos, chamamos alguém para jantar ou almoçar em casa! É muito gratificante ver que o convidado gostou, aproveitou e se surpreendeu. Outro dia, fizemos beringela ade forno e convidamos um amigo do bispo que não gosta de beringela, e adivinha? Ele adoro e repetiu! Nosso objetivo é mudar conceitos!! hahaha
Bom,mas vamos falar da linguiça totalmente recomendo, rápido, fácil e delicioso!
Ps. Desculpem a foto, mas estou usando a minha câmera em um projetinho fotográfico que em breve mostrarei aqui, cportanto, tive que usar o celular para fotografar




INGREDIENTES: 
800g de Linguiça para churrasco 
500g de Batata 
2 unidades de Cebola 
5 unidades de Tomate maduros e firmes 
Manjericão a gosto fresco 
Pimenta a gosto moída na hora 
1 colher de Azeite de Oliva 
1 colher de Sal Refinado 
2 colheres de Aceto Balsâmico 

MODO DE PREPARO: 
1- Em uma frigideira, doure de todos os lados a Linguiça; 

2- Descasque e corte as Batatas em pedaços médios e cozinhe por 5 minutos. Escorra; 

3- Arrume a Linguiça e as Batatas em uma forma; 

4- Corte as Cebolas em pedaços médios e coloque na mesma forma; 

5- Regue com o Aceto Balsâmico e Azeite de Oliva; 

6- Tempere as Batatas e Cebolas com Sal Refinado e Pimenta moídos na hora; 

7- Leve ao forno 190°C por aproximadamente 30 minutos, pincelando a gordura que escorreu sobre a Linguiça, as Batatas e Cebolas na metade do tempo; 

8- Tire as sementes dos Tomates e corte em pedaços médios, coloque na forma, pincele com a gordura e tempere com Sal Refinado e Pimenta; 

9- Leve para assar novamente por 10 minutos ou até os Tomates murcharem; 

10- Retire do forno, pincele mais uma vez com a gordura e acrescente Manjericão fresco à gosto.

Para maiores informações fale com os nossos consultores de vinhos especializados.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Meu primeiro concurso para professor


Semana passada foi meu concurso para professor adjunto da Universidade Federal do ABC.
Essa universidade foi criada pelo governo do Lula e tem menos de 6 anos de fundação e continua expandindo, com possibilidades de muitas vagas dentre elas, para professores. 
Bom, abriu uma vaga para professor de Bioquímica Estrutural. Fiquei animada pela vaga, mas não pelo local de trabalho, que seria a grande São Paulo. 
Eu não queria muito concorrer não, o prazo era dezembro, tinha o casamento, mil coisas para pensar e resolver, não estava nem um pouco com vontade de trabalhar em universidade. Fui para lua de mel e quando voltei o prazo foi prorrogado, e eu resolvi me inscrever de última hora ( com incentivo da Raquel que já trabalha lá). Fiz um projeto de pesquisa mais ou menos, em uma semana, mandei. A divulgação da data das provas foi feita uma semana apenas. Eu já estava estudando, mas não tão profundo, pois não sabia a data ainda, quando vi a data, me afundei nos livros e esqueci do mundo. 
Fui para Santo André um dia antes do início da prova e fiquei lá no hotel por 4 dias, numa intensa maratona de bioquímica.
Primeiro dia foi a prova teorica cuja única questão era "Discuta sobre estrutura e função de proteínas, carboidratos e lípideos". Simples assim! hahah foram 3 horas escrevendo sem parar. Essa prova era eliminatória, quem não tirasse mais que 7 não segueria para as proximas fases. Acabei a prova ao meio dia e as 5 da tarde voltei para ver o resultado.
Quando vi meu nominho na lista de aprovados comecei a pular de alegria!! Fiquei tão feliz! Já tinha sido válido o concurso!
Bom, mas ainda não tinha acabado, as 10 da manhã do dia seguinte eu tinha que apresentar meu projeto de pesquisa (aquele todo zuado, que eu fiz em uma semana) e defende-lo. Até que n? ahhahahh Acabado a apresentação do projeto, sorteei um tema para dar uma aula de 40 min no dia seguinte. Sorteei "Propriedades, funções e transformações de carboidratos". Nesse dia o Bispo foi pra lá me dar uma força. Já estava morta, sem conseguir pensar. Tinha 24 hs para preparar a aula, e estudar e dormir. Virei um zumbi, estudar não estudei não, fui com o que tinha estudado para as provas, montei a aula no Power Point e pronto. Acordei no dia da apresentação as 4 da manhã, naturalmente, a preocupação era alta. A minha maior preocupação era sobre o que e como abordar um tema tão amplo quanto esse em apenas 40 min. Não me sai tão mal, tirei 7.50 na média, claro que poderia ter ido melhor, mas o nervosismo e o tempo foram crueis comigo.
FInal da história que é o que interessa: fiquei em terceiro lugar e só tinha apenas uma vaga. O primeiro lugar era imbatível, já estava conformada, mas o segundo lugar era uma menina pior que eu, curriculo nada de especial, mas o que diferenciou ela de mim que ela foi um pouco melhor que eu na aula, e a grande vantagem de todas é que ela já fazia pós doc na universidade lá, trabalha com bioquímica estrutural e eu não. Mas foi por pouco. A chance do segundo colocado entrar na universidade é grande.
De qualquer forma fui aprovada, mas não convocada :(
Moral da história, se eu tivesse querido essa vaga desde o começo, teria feito um projeto melhor, estudado mais e preparado todas as aulas antes. Mas enfim, pude ver que posso passar, sou competitiva, mas não era a hora.
E esse foi o primeiro concurso que prestei em 2012, fiz mais três.

sábado, 1 de dezembro de 2012

A língua materna após o retorno

Essa semana eu participei de um workshop the microscopia óptica no Instituto de Física da Unicamp. Esse Workshop foi promovido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fotônica Aplicada à Biologia Celular (Infabic), criado da associação do Instituto de Física juntamente com o Instituto de Biologia da Unicamp com o objetivo de desenvolver estudos avançados sobre materiais biológicos utilizando técnicas e equipamentos de última geração que utilizam laser e óptica não linear para avaliar processos celulares.
Foi um workshop fantástico. Sinceramente eu fiquei impressionada com as coisas que eu vi. Principalmente o uso de laser para manipular células, nanopartículas (sim é possível manipular coisas materias com luz!!)  e estudar a física dos processos biológicos. Demais!! Para conhecer um pouco mais desse instituto clique aqui e veja imagens incríveis da biologia obtida pela utilização da física!
Foi uma semana muito intensa, com conceitos de física que estavam adormecidos no meu cérebro. Foi difícil lembrar de seno, cosseno, funções matemáticas, números imaginários e mil outros conceitos de física e matemática, mas foi muito proveitosoe e interessante.

Hoje o que quero falar para vocês não é sobre o curso, mas sim de uma observação que fiz durante esse curso, especificamente de uma palestra que tivemos.
A palestrante é uma pesquisadora brasileira que ficou muitos anos na Alemanha e voltou recentemente para o Brasil para ser pesquisadora por aqui. Percebi a dificuldade dela de achar palavras para explicar o que queria, tinha um vocabulário raso em português.
Quando comecei a aprender inglês com professores particulares aqui no Brasil, os professores sempre diziam  "se você não sabe essa palavra em inglês, não tem problema, tente explicar o que você quer dizer, descreva o objeto, e assim, a pessoa ouvinte irá compreender e no final ela dirá a palavra para você e você acabará aprendendo um nova palavra". Essa técnica funcionou muito bem quando morei na Holanda e EUA, aprendi várias palavras fazendo onomatopéias, mímica! Lembro quando uma vez em Baltimore que eu queria dizer que odiava palhaços, mas não lembrava de jeito nenhum como era em inglês, ai comecei a descrever "aquele cara de circo que faz as pessoas rirem, usam um nariz vermelho.."e na hora a menina falou "ah, you don't like clawn! Neither do I!" E nunca esqueci como era palhaço em inglês.
Agora, de volta à terra natal, à lingua materna, isso aconteceu muitas vezes comigo, não lembrava as palavras, não achava a melhor palavra para explicar uma acontecimento, um sentimento, um adjetivo para descrever uma situação. A língua portuguesa é muito rica em vocabulário, ao contrário do inglês, então se você não usa as palavras direito, se você não diversifica seu vocabulário, você fica parecendo uma criança, ou um estrangeiro em terras natais. Eu me sentia assim no início, principalmente em aulas (nas aulas do concursos que prestei), as palavras não vinham, dava branco. E só pude perceber esse problema comigo agora um ano depois do meu retorno, senti a angústia que aquela palestrante sentia quando não achava as palavras adequadas.
Por isso meu conselho para manter qualquer língua, seja ela estrangeira, para quem mora no Brasil, ou o português para quem vive no exterior : leia muito livros na língua desejada!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...