quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Mudanças ou Mundanças!?

O sumiço dessa vez se deve a mais visitas no último final de semana e a mais uma mudança de casa. A visita conto depois. Hoje vou contar das mudanças.No total foram 4 esse ano.
1-Da nossa casa em Groningen para o City box.
2- Do city box para o novo quarto do bispo em Groningen e o restante das coisas levei para minha casa em Amsterdam.
3- De Amsterdam Noord, onde morava com a família de brasileiros e 3 crianças, para a primeira casa onde morei em Amsterdam, também no norte, onde estou agora.
4- Da casa que estou morando agora para outra casa também no Norte, casa de brasileiros novamente, mas outros brasileiros.
5- e para o Brasil, daqui 38 dias! E de lá, se Deus quiser, o destino final será Brasil.
Ai cansei.
Eu não gosto muito de mudar não, dá muito trabalho. A parte boa é que a gente recicla muita coisa, o que não se perde, quebra e o que está muito velho você joga fora e depois compra outra nova!!
A casa que estou agora foi a primeira casa que eu morei em Amsterdam com a Simone e Juca. A casa ainda está no nome da Simone e vamos entrega-la amanhã. Por isso, Juca e Ledilson vieram pintar as paredes que estavam laranjas, a cor da Holanda!
E eu, arranquei os bracinhos, para ficar que nem o João, sabe? O sem-braço!! Então, eu pedi para o Ledilson levar minhas malas para minha nova casa já que ele estava de caso e ia para a mesma região. Ele pegou meus bracinhos juntamente com minhas malas e levou para mim de carro. Foi a salvação!! Salve Ledilson!! Foram 3 malas super hiper cheias e pesadas, 3 caixinhas com comida e coisas de cozinha e ainda restou mais coisa para levar. Agora me diz, como vou levar isso para o Brasil? Só posso levar 2 malas de 23 kg, e cada uma está com mais de 30, e tenho 3!!! Ai meu deus. Já joguei fora o que dava para jogar, mas não foi suficiente! Agora tenho que organizar as coisas com ordem de prioridade, o que eu vou usar imediatamente no Brasil vou colocando na mala o que não for urgente, farei uma mala para buscar depois.
Simmm o plano é voltar ano que vem! A desculpa é vir para a defesa do Bispo, de quebra, viria visitar amigos em Portugal, Turquia, Inglaterra e Suécia. São planos ainda, de onde vou tirar dinheiro, não tenho a menor ideia, mas vou continuar trabalhando para conhecer o mundo!!

uma fotinho de Marrakesh para não perder o ritmo e para ilustrar minha malinha de 10kg que eu viajei por uma semana. Pena que as minhas malas de mudanças são 3 vezes o tamanho e peso dessa ai!!



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A negociação marroquina


Antes de ir para Marrocos, eu já tinha ouvido falar sobre o comércio de lá, sobre a pechinchas, mas nunca na minha vida pensei que fosse do jeito que eu vivenciar lá. Se você faz parte do grupo de pessoas que chora, mas chora mesmo por um desconto, prepare as lágrimas para chorar muito, de ódio e de cansaço!!
Vamos por partes:

A negociação começa quanto você pergunta o preço de qualquer coisa, pois nada nas lojas tem preço, tudo tem que perguntar quanto custa, seja lá um alfinete ou um camelo. Nada de mais né? Conhecemos muitas lojas que não tem preço, mas em Marrocos são todas!! O vendedor, geralmente homens, começa a te analisar assim que você se aproxima, tenta descobrir de onde você, se não consegue é a primeira coisa que pergunta, pois ai ele pode definir um preço dependendo de onde você vem, tipo se você é inglês é mais rico que se for grego ou espanhol. Ai ele sabe dizer um valor que você não ache totalmente absurdo, caro, mas não tão exorbitante.

Se você vencer o passo de perguntar o preço (olhe que depois de dois dias lá, a barreira era enorme para conseguir perguntar o preço, você já vai entender) o vendedor entende que você deseja aquilo mais que tudo na sua vida, 'serio mesmo, era assim que eu me sentia!! Não existe essa de perguntar o preço só por perguntar, só por curiosidade o que normalmente eu faço sem pensar, e só lá eu me dei conta dessa mania. Se perguntar, eles vão fazer de tudo para você comprar. Ai começa a canseira.

Você com certeza vai achar caro quando o vendedor disser o preço. E a sua cara de espanto e exclamação fica nítida. Logo vem a pergunta dele, "quanto você quer pagar?". Ai começa a briga. Dica, você deve colocar na sua cabeça um valor que você acha que vale o produto, para ter uma ideia do golpe que você vai levar. Para o golpe ser menor, coloque um valor barato, pois ai você consegue chegar no valor justo para você. Não importa o valor que você pagar, os caras vão sair ganhando de qualquer forma, não importa a cara que eles fizerem no final (hã?peraí). Ninguém vende alguma coisa para sair no prejuizo. Não fique com dó, muito provavelmente esse cara ganha mais que você.  Vamos simular uma situação, que já explico:

-quanto custa esse lenço?
- 150 Drh, mas se levar 2, sai por 250 Dhr
-Muito obrigada, mas está caro.
-Quanto você quer pagar?
Você pensa "vale 50 Dhr, mas posso pagar até 70 Dhr que está justo", pois esses lenços na Holanda custam 10 euros (lembrando que 10 Dhr=1 euro), descontando o transporte, 7 euros é justo. Ai você diz o valor mais barato:
-Pago 50 Dhr.
Ai vem e encenação, o cara vai fazer uma cara de sofrimento que só vendo. Parece que comeu algo azedo, ou que está com dor de barriga, sei la Não desista!! Não caia no golpe dos olhinhos de gato de botas. Continue com seu preço. Ele vai abaixar um pouco, pois ele quer vender de qualquer forma:
- Posso fazer por 120 Dhr cada.
Seja fime:
- Não, pago 50Dhr, 120 está caro para mim - você continua com seu preço.
- 100 Dhr.
- Ai não dá, continua caro - você diz e a cara de sofrimento do vendedor é ainda pior.
Você quase amolece, até tem o dinheiro,  mas está caro ainda mas agora pagável, o preço da Holanda. Então, compraria na Holanda e não ficaria carregando pra baixo e pra cima. Então, vc desiste, vira as costas e sai andando. Mas ai o cara grita:
- Ei, me fala seu último preço!- esperando que você aumente um pouco o seu valor. Continue firme.
- 50Dhr e pronto!
- 70 Dhr então?

PQP!!! O maldito fez o valor que você estava disposto a pagar!! Mas o desgaste foi tão grande, levou tanto tempo, você teve que lidar com a cara de sofrimento dele, que te deixa mal, pois vc está de férias e o cara trabalhando e tal. Custava ele fazer por 70 logo? Mas não, enquanto eles puderem arrancar casa centavo dos turistas ele o vão fazer, e eles não se cansam, fazem isso o tempo todo, o dia inteiro.

Esse diálogo aconteceu com a gente, claro que encurtei boa parte e aconteceu depois que a gente estava casca grossa e tinha aprendido que TINHA QUE VIRAR AS COSTAS E SAIR ANDANNDO PARA FAZEREM UM PREÇO ACEITÁVEL!
Tinha vezes que eu estava sem paciência de negociar e pagava lá 120 Dhr (12 euros) por uma sapatilha de couro, o preço inicial era 150 Dhr. Se eu tivesse saco, daria para pagar uns 6 euros, mas minha paciência e tempo estavam no limite, e por 12 euros continua sendo barato para os padrões europeus. Mas comparando com o valor do salário mínimo marroquinho, 200 Dhr, seria como pagar 300 reais em um sapato simples, no Brasil! Totalmente caro, astronomicamente caro! Nossa agora bateu o peso na consciência, enfim, já comprei. E é nessa que eles ganham, vencem pelo cansaço.


Essa era uma lojinha de souvinir em Merzouga, no deserto. Entramos na loja para nos esconder do calor e acabamos comprando mil coisas! A tática do dono foi deixar a gente escolher tudo que a gente gostasse e no final ele ia discutir o preço. Depois de acabado, de ter tirado várias fotos com as roupas da loja, lenços, armas e tal, o tiozinho anotou em um caderninho s valores que ele queria cobrar de cada peça. Depois ele entregou para gente para anotar do lado o nosso valor. Em seguida começa a discussao de cada preço, levamos uma hora para chegar no consenso, e mais 1 hora para Renato e Michele decidirem o preço. Cansa viu,  e ainda pagamos caro :(

Muito concentrado pensando no preço que quer dar.


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Fes, Marrocos

Chegamos no aeroporto de Fes às 9 horas da manhã e fomos a procura de ônibus ou taxi para chegar ao nosso hotel. Já foi ali que fiquei irritada.
Saindo do aeroporto, uns 6 caras se aproximaram oferencendo taxi, meio que discutiam entre si para ver quem ia nos levar, fiquei assustada por ter começado aquele tumulto, vários caras se amontoaram!! Aff. Acabamos pegando um taxi caindo aos pedaços, que continuava ligado sem mesmo ter a chave no contado, vai saber como isso funcionava!!
Pagamos 120 dirham, ou 12 euros para uns 15 minutos até o hotel, até que achei barato pela distância percorrida, mas depois acabei descobrindo que foi um absurdo de caro! Para se ter uma ideia, o salário mínimo do país é 200 Dhr. Primeiro golpe, checked! DAqui começa uma sequência de golpes que levamos em Marrocos, você vai conferir comigo!

No Hotel comemos nossos lanchinhos, já que em nosso fuso horário era hora do almoço já, pois Marrocos tem 2 horas a menos de fuso que a Holanda. Saímos logo em seguida para conhecer a medina. Pegamos um taxi e pagamos dessa vez 50 Dhr, barato até para nós, mas com 50 Dhr você atravessa a cidade!
Chegando na Medina, um marroquino falando em Português se aproximou, falando sem parar, oferencendo seus serviços de guia turístico. Lemos no guia sobre Marrocos para tomar cuidado com o "Faud guides", os guias falsos, portanto recusamos os serviços do tiozinho, que acabou se tornando insuportávelmente chato, não parava de falar e ficava nos seguindo.


A entrada da Medina de Fes.

Nos enfiamos dentro da medina e como estávamos sem guias, muitas pessoas vinham até nós oferecer seus serviços. Teve um rapaz mais jovem que também ficou nos seguindo, tive que ser grossa com ele para ele parar. Minha irritação aumentava.








Encontramos um casal de brasileiros, Alceu e Rosângela no meio da Medina de Fes, eles alugaram um guia e perguntaram se a gente não queria participar também e depois, à tarde, eles pensaram em alugar uma van por 200 Dhr para conhecer a cidade inteira. Achamos ótimo e entramos na dança. Super gente boa, jovem casal do Sul do país, amantes da fotografia também. Ele já trabalhou como fotografo profissional muitos anos em Portugal, ela acabara de ganhar sua primeira câmera DLSR, nós ficávamos de queixo caido com o equipamento do Alceu, ele tinha o meu sonho de consumo uma lente zoom de f/2.8!!
Como estávamos em seis pessoas, tudo era mais fácil e "barato", bora lá! E o casal era super sossegado, decidíamos para onde ir e qualquer coisa eles concordavam, estavam de boa, tudo estava ótimo para eles, nunca reclamavam. Há vezes que a gente viaja com família ou amigos e só dá briga. Desta vez, passeamos com pessoas estranhas e tudo correu perfeitamente bem! Foi ótimo!

Começamos nosso passeio com o guia que falava espanhol, nem queríamos muito saber das coisas, queríamos mesmo era tirar fotos!! E o guia queria só nos levar nas lojas para a gente comprar, para ele ganhar comissão. Percebemos que estávamos perdidos já e se não tivéssemos guia ia ser difícil sair da medina. Vamos conhecer um pouco da Medina de Fes então!




Era comum encontrar pessoas carregando animais vivos, ou mortos para serem preparados no jantar, já que estávamos no Ramadan, eles só podiam comer a noite, né?1

Nosso guia o da esquerda.

Em uma da lojas que o guia nos levou. Havia tapetes, mantas, tudo muito colorido e bacana, mas diz ai, como eu ia levar um negócio desses na minha bagagem? Ainda mais que eu só fui com bagagem de mão!
Sentamos na loja e os tiozinhos nos ofereceram chá de hortelã, no put# calor que estava, o chá estava quente, lógico e eu bebi, lógico, e era terrivelmente doce, lógico!! Eu que seou acostumada a tomar chá sem açucar... Os tiozinhos da loja vieram com a conversinha que o chá era cortesia, que marroquinos são hospitaleiros e tal e que não éramos obrigados a comprar nada, mas depois ficava insistindo ao máximo para levar, insistindo apra negociar, aquela tal de negociação irritantemente marroquina.

mas o melhor era fotografar!

Uma das mesquitas

Os souks na medina.

Dava sorte colocar a mão na mão dessa porta, não lembro porquê! hehehe

Observando o local para a fabricação de peças de couro. Ali se fazia desde o abate do animal, retirada do couro, tingimento até a fabricação das peças (bolsas, malas, sintos, almofadas). Esse lugar onde eu estava era o terraço uma das outra loja que o guia nos levou. As lojas eram um barato, não sei se elas propositalmente escondidas, mas geralmente eram uma portinha sem nome onde vc sobre ou desce um monte de escadas e dá de cara com um salão enorme, cheio de coisas. Foi assim na loja dos tapetes e de couro.

Comprando a banana mais cara da minha vida, 1 euro 4 bananas. Andamos pela medina por umas 3 a 4 horas, sem comer, em respeito ao Ramadan. Não aguentava de fome e acabei comprando as bananas. Depois paramos no McDonalds, a melhor comida de Marrocos segundo Bispo!

Nosso grupo de brasileiros no alto da cidade de Fes.

Babouches, sapatos típicos marroquino. Acabei levando um pra mim, depois eu mostro.

Cada detalhe desses pratos de metal foi feito a mão com um martelinho e um pedaço de ferro, super bonito e bem feito.
Outra loja que o guia nos levou. A gente entrava, olhava, tirava foto, mas não comprava nada, já estava ficando mais irritada com esse negócio de ficar indo em loja. Quando quero comprar, quando tenho dinheiro e espaço na mala... tudo bem, mas não era o caso. Como os guias ganham comissão se os turistas compram alguma coisa nas lojas, esse nosso guia não desistia nunca, nos levou em inúmeras lojas!!

Mão de Fatimah. Ela era filha de Maomé e dizem que essa mão espanta mau olhado. Acabei comprando um pingente de maozinha pra mim, mas não nessa loja.

A loja era bacana, mas tudo era estremamente caro e eu não estava nem um pouco a fim de barganhar. Ficamos só nas fotos mesmo.

No passeio de carro a tarde, fomos para o alto da cidade onde havia esse cemitério muito interessante. Todas as lápides estão voltadas para Meca!!

O motorista do van obviamente nos levou a algumas lojas, entre elas, uma de cerâmica. Até que era interessante. Ganhávamos até uma explicação de como era feito tais artesanatos

Aqui é o molde das fontes mostradas logo abaixo. Tem esse molde de cimento onde eles montam o mosaico e depois jogam argamassa em cima para grudar as pecinhas.
Depois de seco eles invertem e ta-dá!! Sai essa linda fonte! Queria uma dessa no jardim do meu castelo!

Cada pedacinho do mosaico foi milimetricamente cortado.

Havia também os rapazes que pintavam as cerâmicas. A tina usada é a base de cobalto, que após de aquecida no forno fica azul.

Veja que lindo o prato de cerâmica com a tinta azul. Custava mais de 50 euros cada prato, bem que eu queria um, mas o preço inicial era tão caro que dava preguiça de pechinchar. Fiquei feliz com a foto mesmo.

Hoje se eu fosse escolher as cidades para visitar em Marrocos, eu deixaria de lado Fes, pois é um saco essas pessoas ficarem insistindo para ser guia, insistindo para comprar, colocando o preço na estratosfera, trapaceando os turistas. Ah não, sinceramente não gostei muito não, foi interessante, conhecemos lugares exóticos, diferentes, mas o custo benefício, a encheção de saco foi tão grande que a experiência como um todo teve saldo negativo.
Dicas sobre Fes, mas que vale para o resto de Marrocos também:

1- saia do hotel com guia, pois evitar a perseguição dos guias pelas ruas e, assim, todos te respeitam. Deve haver uma regra, uma lei, que não pode perturbar turistas com guias.
 2- não seja simpáticos com as pessoas, dando atenção, abre espaço para vc ser trapaceado. Não me pergunte como, mas os marroquinos vão saber como com certeza.
3- não existe preço fixo em nada que vc quiser comprar em Marrocos, tudo deve negociar o preço, desde da água, comida, frutas até os passeios, taxi.
4- confira sempre o troco, mesmo em lugares que você acha confiável como estação de trem. Segundo nossos novos amigos brasileiros que encontramos em Fes, na estação de trem a pessoa deu troco errado, se eles não tivessem percebido, o cara do guichê ia levar um belo trocado.









quinta-feira, 15 de setembro de 2011

As mulheres muçulmanas


Hoje queria falar de um assunto que sempre me chamou atenção: as mulheres muçulmanas. Como elas conseguem viver cobertas, sem mostrar os cabelos, as pernas, e muitas vezes, o corpo inteiro. Será que elas gostam? Será que elas são felizes? Por que elas não se rebelam e tiram o véu?



Na cultura muçulmana, as mulheres foram criadas por Alá, não para servir os homens, mas ambos, homens e mulheres, foram criados para benefício mútuo e os homens têm a função de proteger e manter as mulheres financeiramente. Conversando com Nishath, uma aluna de doutorado aqui de Groningen, ela disse é o marido, que está em Oman com os filhos, quem paga o aluguel dela na Holanda, assim como comida e transporte, seu salário é gasto apenas com presentes para os filhos e familia e com ela! É dever do homem sustentar as mulheres.
A poligamia é permitida na cultura islâmica desde que todas as mulheres tenham as mesmas coisas, a mesma qualidade de vida. Conversando com nosso motorista em Marrocos ele disse que é pouco comum hoje em dia encontrar homens com muitas mulheres, pois os tempos estão difíceis!

As mulheres têm os mesmos deveres religiosos que os homens, rezar 5 vezes ao dia, fazer o jejum do Ramadan e tudo mais.
Na cultura islâmica, homens e mulheres devem se vestir modestamente. Em um dos versos do Alcorão, diz: "e diga para as mulheres fiéis devem abaixar seu olhar e guardar suas partes privadas e não mostrar suas regiões corpóreas bonitas e atrativas, exceto aquelas que geralmente aparecem e cubram com seus véus a cabeça e cólo..."
Há diferentes formas de usar o hijab, o véu que as mulheres muçulmanas usam. Depende da região, país e modestia de cada uma. Elas podem usar o véu para cobrir a face, os olhos ou o corpo inteiro, veja:


1. Hijab: lenço para cobrir os cabelos.
2. Chador: cobre a cabeca e o corpo, pode deixar o rosto a mostra ou apenas os olhos. Usados pelas mulheres no Irã fora de casa.
3.Shayla: longo lenço retangular que cobre os ombros e deixa o rosto descoberto, é preso com um alfinete ou dobrado na altura dos ombros. Usados na região do Golfo Persico
4.Khimar: longo lenço retangular, que cobre a cabeça, o pescoço e os ombros, mas deixa a face descoberta.
5. Burka: cobre o corpo inteiro da cabeça aos pés, incluindo os olhos. As mulheres que usam burka enxergam através de uam rede na frente dos olhos.
6. Niqab: um véu que deixa o olhos descobertos e é usado com um veu por baixo, as vezes as mulheres colocam sobre os olhos enxergando através do tecido.
7. Al-Amira: dois pedaços de tecidos que inclui um chapeuzinho proximo a testa e um lenço que cobre a cabeça e o pescoço, deixando o rosto descoberto. Reparei esse tipo devestimenta nas mulheres da Tailândia e Indonésia.


Muitas muçulmanas que nasceram em países não islâmicos, ou que cá vivem, preferem não usar véu para interagirem melhor na sociedade ocidental, conheço algumas dessas. Mas também há aquelas que usam o véu por vontade própria, pois se sentem mais confortáveis, pois não chamam atenção, são discretas. Em casa elas retiram e ficam a vontade. E há ainda aquelas mulheres que usam o véu por imposição da família.

Depois que estive em Marrocos pude entender porque elas usam esse véu na cabeça. Simplesment porque é essencial naquele ambiente quente, seco e com tempestade de vento!!! Juro que queria um desses para passar a tempestade de vento que pegamos na viagem e para aguentar o sol quente de 45 graus!! É uma questão de sobrevivência! Algumas mulheres usam luvas e meias quando saem às ruas, só ficam com o rosto descoberto ou melhor, só com os olhos descobertos! Se ficassem como nós ocidentais, de bermuda e camiseta, iriam desidratar facilmente e teriam cancer de pele. Segundo pesquisas, países muçulmanos tem o menor indice de câncer de pele (veja aqui), primeiro porque possuem mais melanina que europeus, e segundo pelos hábitos culturais, além das roupas, não há nativos dessas regiões que ficam esticados sob o sol! Os homens também usam túnicas longas até os pés, de manga comprida, e capuz, tipo um mago. Há aqueles que usam lenços na cabeça. As roupas impedem desidratação e protege contra o sol.
Mas não é de todo bom também, muitos grupos de mulheres tanto muçulmanas mundo afora, veem essas vestimentas como forma de opressão feminina e que muitas vezes é mesmo, principalmente em países regidos por grupos islâmicos extremistas como Taliban. O uso do véu pelas mulheres muçulmanas é motivo de muitas discussões que não vou entrar em detalhes, mas que levou a França a proibir o uso em público.
Tudo que contei até agora é no geral, há segmentação, diferenças de país para país, e na interpretação do Alcorão, levando a diferentes costumes.

Às mulheres, são permitidas estudar. Conheço muitas meninas que vieram para Holanda estudar, fazer faculdade, mestrado e doutorado. Também é possível se divorciarem. Estranho né, mas é comum, aliás era comum o divórcio desde da Idade Média. Durante o Império Otomânico, a taxa de divórcio era maior que atualmente. 
Falando sobre casamento, este não pode ser forçado (apenas que há pressão da família) e as mulheres só podem casar com homens muçulmanos, mas os homens podem casar com mulheres de outras religiões, como o tiozinho da loja de souvinir de Merzouga, ele, muçulmando se casou com uma japonesa que foi para Marrocos de férias e se apaixonou pelo marroquino baixinho, magrinho, simpático e bom de lábia. Se casaram e lá vivem, no meio do deserto. Zia, paquistanês amigo do Bispo, foi de férias para o Paquistão e voltou casado! A família tinha arranjado tudo, a noiva, a festa e tudo mais. Ele disse que confia na escolha dos pais, pois eles sabem o que é bom para seus filhos, e aceitam numa boa. Hoje ele e a esposa são muito felizes, ele se preocupa com ela, liga todos os dias para saber como ela está, e em breve ela virá morar na Holanda também! 

Bom, era isso, se eu encontrar mais coisas interessantes eu conto depois!!
 
Essa estrutura de madeira é uma janela por onde as mulheres da casa pudessem ver quem estava chegando, sem mostrar o rosto.


Mulher muçulmanda com Hijab.


Com hijab e roupas bem coloridas.








quarta-feira, 14 de setembro de 2011

E agora?

Parar, observar e analisar.

Apenas uma breve pausa sobre Marrocos para contar sobre as novidades nas minhas últimas semanas na Holanda.
Primeiro, mudarei de casa, de novo. Vou para a casa de uns brasileiros que moram no mesmo bairro que eu morava antes, aliás, no mesmo modelo de casa. Estou animada em mudar, pois o bairro onde estou morando agora não inspira confiança, primeiro o vizinho que foi preso, depois o adolescente que tentou esfaquear o outro e por último os atos de vandalismos que quebraram a porta de vários prédios do bairro.
As meninas que moravam comigo, já estão voltando para o Brasil e eu ficaria sozinha nessa casa. Mas felizmente apareceu uma menina da Eslováquia que vai morar comigo por 2 semanas. Na verdade essa menina ia morar aqui por 6 meses, mas depois dela conversar com a Jame, a dona da casa, ela ficou um desconfiada e depois nossa conversa então, quando eu disse que o bairro não era muito bom, ela decidiu procurar outro lugar.
A dona da casa é chinesa e tem muitas casas para alugar aqui em Amsterdam, mas a história dela é meio obscura e contraditória, já começa esquisita, pois como casa aqui é super caro, ninguém tem mais de 1 casa e a Jame tem mais de 10!!! Outra coisa estranha é que  ela sempre recebe os aluguéis em dinheiro (conheço um pessoal que mora em outra casa dela). Eu já pedi para fazer transferência bancária, mas ela prefere passar aqui todo mês. Evitando movimentação bancária, evita rastreamento do governo e não é cobrado imposto. Suzana, a menina da Eslováquia, disse que a Jame ficou super nervosa e foi grossa no telefone quando ela pediu a cópia do passaporte e o sofi number dela, registro de imigrante, para a menina se registrar na casa. Ah, não sei se mencionei, mas todo mundo tem que se registrar em uma casa. O governo tem que saber onde você está, e para isso, a Suzana precisava de informações da dona da casa. Resumindo a Jame não deu o que a menina precisava e ainda começou a fazer chantagenzinha tipo "se você não confia, então procure outro lugar". Coisa certa ela não está fazendo né? Essa casa que estou agora parece que é hipoteca e o banco está pressionando para ser vendida, isso já rola uns 8 anos, não se pode alugar casa em hipoteca. Ouvi dizer que encontraram plantação de maconha em um das casas dela. Ou seja, a mulher está super enrolada!

Como vou mudar em breve comecei a arrumar minhas malas para voltar para o Brasil!!
Que sentimento esquisito, ao mesmo tempo que estou super animada, contando os dias, me dá um frio da barriga, um medo, é uma sensação esquisita, pois aqui foi meu lar por 3 anos e meio!
Tinha sensação similar quando mudamos da nossa casa em Groningen, nossa primeira casa! É um vazio grande não ter um lar!
O que será de mim no Brasil? Será que arrumo emprego? Será que me acostumo com o povo atrasado, com o calor, com a desorganização geral do sistema? Muita perguntas!!
E com todo esses pensamentos, minha dor de estômago voltou, e voltou quando estava em Madrid (claro que fator Marrocos contribui para a dor, mas com certeza meu emocional está ajudando bastante!).

Sábado agora vou provar meu vestido e fazer os ajustes!! Minha pergunta agora é como vou levar esse vestido para o Brasil?!
E por fim, estou me sentindo a Roberta que eu costumava ser, sorridente, cheia de vida, de esperanças, de vontade de viver, de fazer as coisas. Hoje estava pensando onde eu estava esses últimos meses, parecia que eu estava num estado latente, vivendo no piloto automático. Acordei algumas vezes, quando fui ao Brasil quando minha mãe veio para cá em junho, quando fomos para Londres com amigos queridos em janeiro, mas no meio termo era como se eu não existisse. No meu trabalho eu ia empurrada, sem vontade, sem ânimo. Até escrever no blog eu estava sem vontade, não tinha ideia, achava que ninguém lia e que não servia de nada.
Mas hoje estou de volta!! Animadíssima para escrever, para conversar, para fazer amigos, para viver, para trabalhar!!
O blog eu escrevo para mim, para ficar registrada as minhas histórias, as minhas experiência pelo mundo a fora, pois se depender da minha memória, ai ai ai!! E se alguém se interessar e gostar do que eu conto, melhor ainda! É ótimo compartilhar experiências e fazer amigos! Aliás, meu blog nem é famoso mas fiz várias amizades através dele, como a Quica, Elza, Camila, Vanessa e Fran!
Bom era isso, Bem- vinda para mim!!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Halal e Haraan


Halal e Haraan

Quem não lembra da novela O Clone, cujo enredo teve como pano de fundo Marrocos?Lembra dosbordões árabes da novela Haraan, Ixi Alá entre outros? Pois é, eles são verdadeiros e frequentemente falados pelo povo. Haraan significa pecado, proibido e Halal significa permitido. 
São palavras bastante usadas para se referir a comida, pois muitos alimentos são proibidos, haraan.


Quanto a comida, para os muçulmanos é haraan, proíbido:
1. comer carne de porco
2. sangue (nada de galinha cabidela!)
3. animais sacrificados em nome de qualquer outra pessoa
4. animais já mortos (animais em processo de putrefação, também né, quem vai comer isso??) 
5. animais que foram sacrificados com paulada, guilhotina ou mortos por predadores excetos humanos
6. animais carnívoros como leao, águia, pantera, onça, mas quem come esses animais?
7. Comida cujo nome de Alá não foi pronuncioado (acho que durante a preparação)
8. álcool e outras drogas intoxicantes (Mas em Marrocos haxixe era bem difundido e todo mundo dizia que fumava ou comia). Nos bares em Marrocos grupos de homens sentavam nas mesas para conversar e tomavam coca-cola e chá de menta. Engraçado de ver!

Essas regras são entendíveis, pois quando as escrituras foram reveladas, não deveria haver regras de higiene e deveria haver muitas doenças e para evitar maiores problemas, melhor falar para o povo que é proibido por Alá  comer certas comidas e evitar doenças. Carne de porco traz doenças como cesticercose, sangue não é muito saudável pois pode conter microorganismo patogênicos, animais já mortos nem se fale! Substâncias alucinógenas podem causar descontrole da população, pessoas ficam mais confiantes, corajosas e podem enfrentar os líderes, causar desordem. E carne de predadores, deve ser dura e ruim, credo, não deve ser saudável também não.

Assim, há os alimentos halal, permitidos.  Para ler mais sobre halal, clique aqui. Na Europa é comum encontrados restaurantes que oferecem pratos halal. Para um alimento ser halal, não pode entrar na lista anterior e carne de animal deve ser sacrificada de modo especial: eles fazem um oração pois os animais são sacrificados em nome de Alá. A coluna vertebral do animal tem que ficar intacta, então como já dito, guilhotina e paulada não é permitido, deve cortar a jugular e a carótida para retirar todo o sangue, e a cabeça do animal deve ser voltada para Meca. Essa forma de sacrificar animais tem causado muitas discussões e revoltas nas sociedades protetoras dos animais, pois os animais tem que estar vivos para remover os sangue através da artérias cortadas, isso demora uns 2 minutos e causam muita dor. Mas estudos realizados em 1978 na Alemanha, colocaram eletroencefalograma na cabeça de 17 ovelhas 15 bezerros durante o processo de sacrifício e verificaram que, se feito corretamente, era indolor. Esse experimento é usado até hoje para permitir carnes halal na Alemanha. Mas continuam as controversas...
Fomos a um Mcdonalds em Fes que havia hamburguer halal. Pizza Hut e KFC também oferecem comida halal em países islâmicos. Na Europa geralmente kebabs, churrasquinho grego como é conhecido no Brasil, comumente oferecem carne halal. 
Uma vez perguntei para uma muçulmana como eles tinham certeza que a comida nesses restaurantes era halal mesmo, ela me disse que não tem como ser mentira, não se pode mentir sobre essas coisas, esses restaurantes são regidos por muçulmanos e muçulmanos não são permitidos mentir. 

Um dos açougues na Medina de Fes, um pouo nogentinho, nada era refrigerado

E até cabeça de camelo se vendia lá. Reparem que não tem coluna. Ao lado parece um pulmão. Não me perguntem se eles comem e como eles comem essa cabeça de camelo. Acho que comem cérebro, pois em Marrekesh vimos vários cérebros para vender, mas eram de bode.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Um resumo sobre o islamismo


Como Marrocos é um país islâmico, achei interessante falar um pouco sobre essa cultura que tem enchido os noticiários desde 11 de setembro de 2011, há exatamente 10 anos atrás quando grupos muçulmanos extremistas atacaram os EUA. Fica aqui minhas condolências as vítimas, as famílias da vítimas que sofreram e continuam sofrendo após os atentados. Atentados aliás que não teve fundo religioso e sim político e econômico, não vou falar sobre isso, pois a mídia já fez esse papel muito bem. Mas não podemos julgar todos os muçulmanos pela ação de um pequeno grupo extremista que vem causando terror no mundo todo. Os muçulmanos no geral são pessoas boas, ajudam o próximo e levam um vida honesta e simples. Mas como todo religião, tem os grupos extremista que estragou a imagem dessa religião super tradicional e antiga. Mas foi assim com o cristianismo, não foi? que matou milhares de pessoas em nome de Deus. Antes de julgar, melhor conhecer.
O tema é bastante interessante e vou dedicar os próximos 3 post (ou mais, quem sabe?) para explicar um pouco sobre a cultura islâmica e mostrar o pouco que vi em Marrocos. A maior parte das informações eu me baseei no  Wikipedia, experiência pessoais, conversando com amigos  muçulmanos e nas coisas que presenciei vivendo na Holanda e nas viagens a fora.

O Islamismo

O Islã, ou islamismo é a segunda maior religião do mundo religião. Monoteísta, crença em um Deus único, surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos do profeta Maomé (Muhammad) e nas escrituras sagradas do Alcorão, ou Corão. Muçulmanos são os seguidores do islã.
O islã prega 6 crenças principais:
1. crença em Alá, deus único existente.
2. crença nos anjos criados por Alá
3. crença nos livros sagrados, Torá, Salmos, Evangelho e Alcorão, o principal e mais completo, que contem coletâneas dos ensinamentos revelados por Alá ao profeta Maomé.
4. crença em vários profetas enviados a humaninade para ajudar.
5. crença no juízo final
6. crença na predestinação, alá sade de tudo e decide o destino de cada pessoa.
Qualquer similiridade com o cristianismo não é mera casualidade!! Ambas religiões tem a mesma origem, Adão, Abraão e assim vai. Os cristão tem a bíblia como livro sagrado, o profeta principal é Jesus, Deus é único e todo poderoso, também há o dia do juízo que define para onde as almas vão levando em consideração as ações em vida.

A filosofia de vida islâmica para atingir a salvação é simples, basta acreditar em Alá, rezar 5 vezes ao dia voltado para Meca e submetar ao jejum anual do Ramadan e, se possível, fazer uma perigrinação a Meca.

O Ramadan

O Ramadan é o nono mês do calendário islâmico e dura 29 ou 30 dias. É o mês onde todos os muçulmanos adultos, exceto grávidas, crianças, doentes e idosos ficam sem comida, bebida, cigarro e sexo durante o dia. É o mês da purificação, onde as pessoas aprendem a paciência, espiritualidade, humildade e submissão a Deus. Realmente tem que ter muita paciência para controlar os nervos durante mais de 12 horas de jejum, acordados. Ramadan é o mês em que os primeiros versos do Alcorão, o livro sagrado mais importante para o islã, foi revelado ao profeta Maomé. A cada ano o Ramadã é adiantado 11 dias, pois varia com o calendário árabe e com a lua. Após a pôr-do-sol, os muçulmanos podem fazer tudo que estava proibido durante o dia, às 6 da tarde as cidades de Marrocos por onde passamos cheirava comida. E as 7:10 em Marrocos, horário do poente, é permitido comer. Pegamos os últimos 5 dias de Ramadan, realmente a tarde, as pessoas estavam totalmente irritadas, não falavam muito e brigavam com mais frequencia. E nem água podiam tomar, com aquele calor todo, não conseguia me imaginar sem água, mas enfim, eles conseguem, e conseguem por  mês.

Os Anjos

São criados por Alá a partir da luz, não possuem livre arbítrio, só fazem o que Deus manda. As principais funções dos anjos é a comunicação com os profetas, proteger os humanos e serem secretários de Deus, registrando tudo que fazemos para contar para ele, e tudo será usado contra nós no dia do Juízo. Anjo Gabriel é o mais famoso, foi quem revelou a Maomé as palavras de Alá.
O islã reconhece a existência dos jinnis, espíritos que habitam o mundo e podem influenciarem os acontecimentos. Eles tem livre arbítrio e podem fazer mal ou bem às pessoas. Em outras religiões são chamados de exus. Um desses espíritos é Iblis, ou Satanás, que desobedeceu a Deus e pratica o mal. 

Os Profetas

Deus revelou sua vontade e ensinamentos aos profetas. Ha dois tipos de profetas, aqueles que foram escolhidos para transmitir a vontade divina (nabi) e aqueels que além dessa função foi revelada uma escritura (rasul=mensageiro). Todos tinham que lembrar a comunidade do Deus único. Os profetas começam com Adão e segue por Abrão, Moises, Jesus e termina com Maomé, o último mensageiro.

Maomé (fonte)

Os livros sagrados



Para os muçulmanos Deus usou os profetas para revelar as escrituras aos homens. A Moisés foi revelado a Torá, ou Taura, a Davi foram dados os Salmos, a Jesus, o evangelho e a Maomé, o Alcorão.
O Alcorão (fonte)


O dia do Julgamento Final

O dia do Juízo Final (Yaum al-Qiyamah) é quando todos os humanos sao ressucitados para serem julgados na presença de Deus julgados por suasa ações em vida. Os pecadores vao para o inferno onde passam algum tempo e depois de sofrerem podem ir para o Paraíso, onde todos aqueles que levaram um vida regrada, correta e livre de pecados já estavam. A  chegada do Julgamento Final será antecedida por vários sinais, como o nascimento do Sol no poente, o som de uma trombeta e o aparecimento de uma besta. De acordo com o Alcorão, o mundo não acabará verdadeiramente, mas sofrerá antes uma alteração profunda. O cristianismo também tem a mesma crença.



A predestinação

A predestinação, quadar em árabe, não desconsidera o livre arbítrio, as pessoas até têm algumas escolhas a fazer (acho que dentre as que Deus lhes permite e oferece), mas foi Deus quem determinou as características que cada ser humano criado por ele teria, além dos acontecimentos na vida de cada um. Essa é uma tática boa para as religiões, pois diminui as revoltas e deixam as pessoas conformadas com a situação em que vivem. Se são pobres, elas aceitam pois foi Deus quem quis assim. Mas como vemos nos noticiários, os muçulmanos em vários países islmâmicos, como Egito e Líbia estão se revoltando contra a pobreza, com as precárias condições de vida da população e contra a riqueza e autoritarismo dos ditadores e reis.

domingo, 11 de setembro de 2011

Por onde passei em Marrocos


Antes de mostrar o caminho por onde passei, vou dar uma geral sobre Marrocos. É país localizado no norte da África, é limitado a norte pelo Mar Mediterrâneo e Estreito de Gibraltar, por onde faz fronteira com a Espanha, banhado pelo Oceano Atlântico ao oeste, faz fronteira com Argélia a leste e ao sul com a MauritâniaMarrocos é um país montanhoso, a Cordilheira dos Atlas corta o país de leste a oeste, e de Noroeste a Sudeste há o Rif. Ao sul do país inicia as terras secas e áridas do deserto do Saara.


Marrocos já esteve sob o domínio dos fenícios, romanos, bizantinos e árabes, que trouxeram o islamismo no século VII. Os nativos de marrocos são os Berberes, que também domiram a região no séc XI, também conquistaram o sul da Espanha, mas hoje eles vivem as margens da sociedade.

Marrocos já foi colônia portuguesa, espanhola e francesa e apenas em 1956 foi que Marrocos se tornou independente de França (agora entendo porque o país é tão pobre, foi explorado até a última gota). Hoje é um país monárquico, cuja capital é Rabat, e não Marrakesh como eu achava, santa ignorância.

Nosso percurso de carro em Marrocos, 1160km de carro em 3 dias.

Foi para esse país cheio de particularidades, influenciado por diferentes culturas, com paisagem totalmente diferente de todos os lugares que já visitei, que eu estive nessas férias. Estava ansiosa (e quando não estou?) para ir para Marrocos!! Ainda mais que eu ia ver de perto a religião muçulmana, entrar na cultura islã e vivenciar o Ramadan! Escutar e ver árabe por todo o lugar! Estava um pouco preocupada também, primeiro em achar restaurantes abertos durante o dia, segundo, com a comida, será que seria forte? Será que eu ia passar mal? Bom, não entendeu nada minhas preocupações? Espera um pouco que vou explicar no próximo post, pois hoje vou mostrar o caminho por onde passamos.

Começamos nossa viagem em Fes, ao norte do país. O objetivo era ir para o deserto do Saara e o local mais perto era Merzouga que fica a 470 km de Fes e finalizar com Marrakesh. Mas para isso tivemos que atravessar a Cordilheria do Atlas duas vezes. A primeira para chegar a Merzouga, por onde passamos pela Suiça Marroquina, no alto das montanhas, cidade com casas estilo europeu, clima ameno e muita vegetação. Passamos por regiões de plantações de maça, milho e outros vegetais. Vales, rios, oasis, deserto e montanhas, muita diversidade em apenas uma viagem. A segunda vez atravessamos o Alto Atlas, a região com as montanhas mais altas para chegar em Marrakesh. Bom, bora lá para fotos que eu vou contando um pouquinho mais!

A medina de Fes. Essa região é onde fazem a coloração do couro, era a parte mais fedorenta da medina, depois conto o porquê.

 Muitos ninhos de cegonhas no caminho.
Apesar de não ser muito fã de macacos, essa era até simpática. Muitos macacos na beira da estrada na região mais fria do Atlas Médio, indo para Merzouga.


Pastos secos.

Placa de "Pare", pelo menos foi o que deduzi!



Passamos por planalto também.

Muitas rochas.

No caminho encontramos muitos acampamentos dos nômades. Isso sim é acampar.

Parada para descançar.

E para almoçar



A entrada do restaurante que paramos para o almoço.

Outra parada para descançar e conhecer a casas locais. Essa casa estava abandonada, pois estava caindo aos pedaços. Quando nosso motorista viu que a gente entrou nessa casa ele deu maior chilique, disse que era perigoso, que as pesssoas não moravam mais ali porque a casa não era mais segura, que hospital ficava muito longe dali. Escutamos maior sermão, mas rendeu várias fotos!!
O chão balançava a cada passo, era perigoso mesmo.


A entrada da casa.

A casa era feita de barro, pedacihos de pedras e palha. Muito loka!

Um dos rios quase secos no caminho.

Uma parada no oasis. Era imenso, parece um rio de árvores!


Uma visão maravilhosa, o contraste do marrom do deserto e verde do oasis.


Nosso motorista dirigindo nossa Mercedez.

Nossa Mercedez, brava e guerreira, quase nos deixou na mão mas nos levou até Marrakesh.

Mercadinho local. Paramos para comprar um chip de celular, água e coca-cola. Era umas 5 da tarde, ficamos no carro enquanto o motorista e o Bispo saíram atrás dos itens. Ao lado do carro havia uma vendinha e comecei a observar o tiozinho comprar pão. Os pães ficavam no bacão sob um plástico, por causa da tempestade de areia que aconteceu a poucos minutos antes. O tiozinho apertou todos os pão que havia ali para escolher o mais fofinho, depois bateu no pão para tirar a areia, botou na sacola e levou para casa.

Merzouga

Merzouga. Nessa hora minha câmera parou de funcionar por causa do calor, estava 45 graus. A sensação era agradável, pois era seco, mas a sede era insuportável, tomamos um litro de agua por hora nesse dia. Cada passo era difícil de ser dado, cansava absurdo.

Placa engraçada no caminho, não faço a menor ideia do que significa. Talvez seja um lugar que vende galinha e carneiro.

Preparados para ir para o deserto.

Nossa carona para o meio das dunas
Nosso acampamento no meio das dunas do Saara!! Experiência incrivel que vale um post todinho!


Esperando o sol nascer

Deserto e montanhas depois que saímos de Merzouga. 


Pelo caminho entre Merzouga e Marrakesh.

O deserto variava de cor, havia regiões amarelas, beges, marrom e avermelhadas!!

Todra Gorges, uma parada para almoço na nascente do rio Todra. Local super procurado para escalada.

Uma das cidades pelo caminho.

Montanhas de rochas.

Alto Atlas, já ao entardecer.


Mais rio quase seco.

Pelo caminho.






LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...