terça-feira, 30 de novembro de 2010

A Casa dos mil espelhos

Leiam essa história atentamente:



"Tempos atrás em um distante e pequeno vilarejo, havia um lugar conhecido como a Casa dos Mil Espelhos.
Um pequeno e feliz cãozinho soube desse lugar e decidiu visitá-lo. Lá chegando, saltitou feliz escada acima até a entrada da casa. Olhou através da porta de entrada com suas orelhinhas bem levantadas e a cauda balançando tão rapidamente quanto podia. Para sua surpresa, deparou-se com outros mil pequenos e felizes cãezinhos, todos com suas caudas balançando tão rapidamente quanto a dele. Abriu um enorme sorriso e foi correspondido com mil enormes sorrisos. Quando saiu da casa, pensou:
- Que lugar maravilhoso! Voltarei aqui sempre, um montão de vezes!
Neste mesmo vilarejo, um outro pequeno cãozinho, que não era tão feliz quanto o primeiro, decidiu visitar a casa. Escalou lentamente as escadas e olhou através da porta. Quando viu mil olhares hostis que lhe olhavam fixamente, rosnou, mostrou os dentes e ficou horrorizado ao ver mil cães rosnando e mostrando os dentes para ele. Quando saiu, ele pensou:
- Que lugar horrível, nunca mais volto aqui!
Todos os rostos do mundo são espelhos. Pense bem sobre o tipo de reflexo que você vê no rosto das pessoas que encontra em seu caminho, pois eles são o reflexo do seu próprio rosto. "



Eu já tinha parado para pensar nisso. Talvez no meu trabalho as pessoas não sorriem, não dão boa dia, não são simpáticas, não ligam para ninguém porque eu faço assim também. Mas agora a pergunta é quem veio primeiro o ovo ou a galinha? Será que me tornei hostil devido ao ambiente? Ou o ambiente ficou hostil por minha causa? Juro que tento sorrir, que comprimento as pessoas (pelo menos aquelas que olham na minha cara, pois aquelas que fingem que não conhece, trabalhando no mesmo lugar todos os dias, eu não faço questão nenhuma de cumprimentar).
Tenho última hipótese é que as pessoas do meu trabalho são mal-educadas fato compravado hoje.


Uma das técnicas pediu demissão depois de 14 anos trabalhando lá, pois o marido arrumou emprego em outra cidade, então, os colegas de trabalho organizaram um festinha para ela, compraram presente e fizeram uma apresentação com piadas, fotos e tudo mais, só que a apresentação foi em holandês. Quando meu chefe número 2 ( o chefe número 1 que é o idiota mor, mas o número 2 está em vias de) começou a falar, um dos colegas do nosso grupo, holandês também, pediu em voz alta para que fizesse a apresentação em inglês a apresentação em respeito aos estrangeitos que não entendem holandês. Havia pelo menos 5 estrangeiros e uns 30 holandeses, tudo bem, a maioria era holandesa. Mas mesmo assim né, conideração é bom né. Enfim, a técnica resmungou alguma coisa e o chefe número 2 também, e a apresentação continuou em holandês.
Respeito zero.  Foi nesse momento, hoje a tarde que minha consideração foi a zero com eles. É por isso e outras coisinhas que detesto aquele lugar. Gente que não tem consideração e respeito. Fiquei chateada sim, mas fazer o quê, não ia bater, deixar de castigo ou dar lição de moral, se bem que essa última fiquei com vontade e a primeira também!hehehe
Mas no final me consolei ao  lembrar que eu esqueci de dar o dinheiro para comprar o presente da técnica!! hahahahha
Quero que todos vão para o céu e fique por lá, pois se eles forem para o inferno vou ter que encontrá-los lá também!

Foto do dia


Não falei que era uma fofura de foto! olha que graça esse gelinho nas bordas das folhas!!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Foto do dia

Faz tempo que eu não posto nada de foto né.
Aqui vai uma foto que eu tirei sábado em Groningen. Nevou na sexta e sábada as temperaturas não passaram dos -3 Celsius. Tudo congelado! Amanhã posto outra fotinho que é uma fofura!

Ah, obrigada pelo carinho, estou mais calma e tranquila, nada como ter outras coisas para focar e deixar o futuro de lado, deixar o futuro para o futuro. Aprender a lidar com a paciência, mas estou bem melhor!

domingo, 28 de novembro de 2010

De mãos atadas


Sempre fui uma pessoa com objetivos claros e sob controle da minha vida. Na escola liderava os trabalhos em grupo. Quando decidi trabalhar na Unicamp, bati em muitas salas de professores do Instituto de Biologia. Meu texto era o seguinte: "Oi, Boa tarde, sou aluna de biologia da Unesp Rio Claro e estou aqui procurando estágio, gostaria de conhecer mais sua área de pesquisa e quem sabe fazer um estágio com o senhor (a)". Na terceira porta que eu bati eu fiquei. E até hoje (de certo modo). Outra coisa que sempre quis era viajar para o exterior. A Unesp tinha um convenio com as universidades espanholas e alunos brasileiros poderiam ficar um tempo lá estudando. Descobri isso no primeiro ano. Fui falar com a pessoa responsável assim que soube. Ela me disse que era só depois no segundo ano de faculdade que poderia aplicar. No segundo ano retornei e ela me disse como o dinheiro estava curto, limitaram para alunos do terceiro e quarto anos. Ano seguinte, lá estava eu novemente e para minha profunda tristeza o convênio tinha sido encerrado.

Arregacei as mangas e tentei viajar de outros jeito.  Deposi de 4 anos, juntando dinheiro, fazendo bicos, vendendo de tudo, até trabalhar em Buffet eu trabalhei (não me arrependo, e era bem legal, me divertia muito) consegui fazer minha primeira viagem sozinha 2 meses na Europa.

Bom, resumindo, eu sempre fui atrás das coisas que eu queria, tive domínio da situação. Mesmo que a situação fugia de mim (hehehe).

Mas quando sua vida não é apenas sua vida, quando você tem alguém para compartilhar sua vida, as decisões e escolhas não são mais apenas suas e sim uma combinação de duas vontades, de dois desejos. Agora os pensamentos são outros, as escolhas envolve o bem estar de ambos, e por isso as decisões são mais difíceis e demoradas. Não que seja ruim, pelo contrário, sinto mais segura e feliz. Mas o meu problema que sou impaciente, quero tudo para ontem, mas isso na vida de adulta não existe, na verdade nunca existiu, não sei porque eu ainda sofro com isso.

Por mim eu largaria meu emprego agora. Não estou feliz.  É um esforço sobre humano acordar cedo e ir trabalhar. Não tenho estímulo, não tenho vontade. Depois do que aconteceu com meu chefe idiota (ódio), a vontade de trabalhar se reduziu a zero. Mas não posso largar, porque implicaria voltar para o Brasil ou arrumar emprego em outro lugar e sabe-se lá onde e isso me deixaria mais longe do meu amor. O sofrimento seria maior. Para mim vale o esforço de ficar aqui para ficar ao lado dele. Poderia tentar arrumar um emprego na mesma cidade que ele, mas ele não sabe se vai continuar lá, ele depende do chefe dele, que depende de outras pessoas para saber se ele continuar ou não. Enquanto isso estou de mãos atadas, sem poder fazer nada. Nem arrumar um emprego em outro lugar eu posso ainda, não sabemos para onde vamos ou onde estaremos. O tempo está se esvairindo. Dia 20 de janeiro nossa casa será demolida, precisamos arrumar outra casa se ele for ficar em Groningen, e isso requer tempo. Quem mora na Holanda, ou já morou sabe que é dificil arrumar um lugar bom e barato para morar. Mas se ele não ficar em Groningen, temos que procurar emprego, mas ainda não sabemos.

Outra coisa que me deixa agoniada é a história do nosso casamento. Não posso fazer nada, não posso escolher os lugares, provar as comidas estando longe. Contratei uma cerimonial para me ajudar a decidir as coisas, mas eu continuo fazendo mais coisas que ela, mesmo estando longe. Estou ficando desesperada mas não posso fazer nada. Mãos e pés atados. Só posso ligar, mandar emaill, e o que eu ganho. Nada, continua tudo na mesma. Só em março quando estiver lá poderei fazer alguma coisa. Nem lugar ainda temos para o casamento. E será para daqui um ano e 3 meses já.

Eu sei que não adianta decidir as coisas do casamento antes de saber o que sera de nossas vidas profissionais. Talvez o Bispo consiga um emprego em outro país, e eu não, ai teremos que casar para eu conseguir visto. Talvez voltaremos para o Brasil, ai ficaria mais fácil para organizar o casamento, mas ai não teria emprego e nem casamento, dinheiro não cai do céu.  Talvez ficaremos aqui. Tudo talvez. Já contei meu ódio com essa palavra antes, né. Talvez. AHHHHH. Como essa palavra de irrita.
Agora só me resta esperar. Não posso fazer nada. Respirar e fazer uma coisa de cada vez. É o exercício para aprender a ter paciência e a pensar no presente, que na verdade é o que existe, o futuro não existe é apenas coisa da nossa cabeça. 
Estou aprendendo bastante.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sinterklaas em Groningen

Sinterklaas chegou em Groningen no sábado passado! Eu simplesmente adoro esse dia: a cidade fica cheia de crianças de todas as idades,  maioria vestindo as roupas do Zwarte Peter  e com a cara pintada de preto e outras, um número bem reduzido usando o chapéu e capa do Sinterklaas. Dá para notar quem é a figura mais carismática! Tão bunitinhas. Como ano passado contei um pouco da história do Sinterklaas (clique aqui e aqui para saber mais) esse ano vou mostrar o que aconteceu.
Todos os anos ele chega de barco na cidade. Segundo a lenda Sinterklaas, o padroeiro das crianças e navegadores, vem da Espanha para Holanda. Depois de todo um passeio pelos canais das cidades, ele sai do barco e monta em seu cavalo branco, chamado Amerigo, para desfilar pela cidade. As crianças, gritando “Sinterklaas” o tempo todo e cantando músicas da época, se aglomeram nas calçadas para poder ver o desfile da tropa do Sinterklaas pelas ruas.  As crianças menores ficam sentadas no ombros dos pais, as maiores conseguem se espremer entre a multidão. E não só crianças ficam esperando o Sinterklaas, adultos também, mas não só aqueles que levam seus filhos, mas adolescentes e nós, aqueles um pouco mais passado que jovens! Havia crianças com medo dos Zwarte Peters outras animadissimas e curiosas para ver o Sinterklaas. Zwarte Peter é sinônimo de doce, eles distrubuem pepernoten (pequenos cookies de canela), maçã e mexiricas para as crianças.
O desfile foi muito rápido, eles passaram voando pela gente, mas deu para tirar algumas fotos, sem foco, mas o mais importante é a passar a ideia tá!?
Conseguimos chegar na hora que o Sinterklaas saiu do Barco e subiu no cavalo. Depois ele fez um retorno e pegamos ele de novo do outro sentido da mesma. Assim que o desfile passou, corremos para o centro para encontrar com eles novamente! Hahaha Sinterklaas Stockers (perseguidores do Sinterklaas) e  no final da tarde encontramos com ele novamente no Grote Markt, onde no alto da Prefeitura, voltada para Praça, ele fazia um discurso.  Não faço a menor ideia do que ele disse, mas deve ter sido para as crianças serem boazinhas e tal.
O desfile tinha basicamente os mesmos componentes do ano passado: comissão de frente formada por Zwarte Peters, depois vinham crianças com monociclo, um menino em cima de uma bola gigante, caminhão de lixo com Zwarte Peters (não entendi também não, o caminhão era antigo, vai ver era isso), frota de cavalos e carroças da época (Sec XVIII), carroças com presentes, carrinhos diferentes, crianças com fantasias de monges, Sinterklaas de cavalo branco (os outros cavalos do desfile eram pretos ou marrons, lindos por sinal), depois vinham 2 elefantes e por fim caminhãozinho aspirador de lixo para  limpar os cocos de cavalos e elefantes (primeiro mundo é outra coisa).
Chega de falatório e vamos para as fotos!



























Finalizamos nosso dia comendo churros com nutela! delícia!!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Novo Blog: o link

Eu não havia postado o endereço do meu novo blog porque eu estava com vergonha, com medo das críticas, medo das pessoas acharem meu inglês horrível, medo dos meus temas não agradarem, medo medo medo.
Hoje eu li no Zen Habits que o nosso pior inimigo/concorrente é a gente mesmo, então ,deixei esse medo de lado e estou fazendo a propaganda.
Erros sempre haverão, até escrevendo em português, minha língua materna, eu cometo inúmeros erros de grafia e gramática (estava até pensando em fazer um curso de português, já não sei mais usar vírgulas).
Talvez escrevendo em inglês terei mais cuidado, prestarei mais atenção e a quantidade de erros será menor, vamos ver!

Sei lá, mas pensando bem, acho que para melhorar o blog precisarei de leitores, comentários certo?
Então vamos lá!

Zoe's Perspective

Espero que gostem!

sábado, 20 de novembro de 2010

Então é Natal!

Adoro essa época do ano, as ruas, lojas e casas enfeitadas com temas natalinos, luzinhas pisca-pisca, as comidas típicas, o friozinho, neve, Sinter Klaas, Saint Claus, letras de chocolate, presentes, amigo secreto, poema de Sinter Klaas... é tão gostoso.
Esse vai ser outro Natal que passaremos na Holanda e agora que o frio chegou nem estou mais com medo dele, estou tomando minhas precauções e agora é só aproveitar! Ano passado começou a nevar no começo de dezembro. Lembro-me de uma feira de natal que fomos em Groningen montada sobre a neve.
Foi tão gostoso! E depois minha família chegou... saudosismo!
Esse ano não passaremos o Natal sozinhos não. Meu irmão chegará dia 23 de dezembro para passar o Natal com a gente, estão tão feliz!

Bom, queria mostrar uma coisa para vocês:
Ontem quando falei do minimalista, não tenho pretensão, nem vontade, nem jeito para ser minimalista totalemente, tentarei pegar dessa conduta de vida o que for melhor e adequado para mim, para levar um a vida mais feliz.
E ser minimalista em época de Natal é um pecado, fala ai!
Hoje passamos em frente a uma loja de decoração de Natal e não resisti e entrei. Cada coisa linda, cada enfeite, árvores, bolinhas, tinhas uns flocos de neve de vidro, lindíssimos, tudo maravilhoso. Meu sonho era ter uma árvore enorme cheia de enfeites e presentes na base! Mas ainda não será esse ano :(
Mas enquanto não tenho uma casa que eu possa ter uma árvore de Natal, vou me satisfazendo com pequenos enfeites. Nessa lojinha acabei comprando um abajur em forma de casa com arquitetura holandesa. Sou apaixonada por essas casinhas, sempre quis ter uma dessas. Mas nunca tinha visto essas casas de abajur. Quase enlouqueci quando vi. Na loja eles montaram uma cidadezinha de natal. Havia vários modelos de casas, igrejas, estábulo, hotel, mercado. Essas casinhas são réplicas de casas reais da província de Frisland, aqui do lado de Groningen. Achei tão linda que tive que levar uma para casa. Obviamente que eu queria comprar todas, mas ai não dava né!
O legal é que a casinha fica com as janelas acesas!





O detalhe é impressionante!! quero a coleção int.ira!

Reparem no tiozinho solitário dentro de casa. Ele está tomando chá sozinho, coitadinho.


Olha que fofura a casinha acesa!

Minimalista

Há poucas semanas Bispo me apresentou virtualmente um cara chamado Leo Babauta, que acabou virando meu guru! Hahahaha Ele escreve 3 blog, tem 6 filhos e leva uma vida siples e feliz. Como ele consegue tal façanha? Tempo para isso? Bom, no blog dele Zen Habits ele conta os hábitos que ele adota. No blog Mnmalist ele conta porque se tornou mnimalista  e dá dicas de como se tornar um. E no Write to done, ele mostra estratégias para escrever um blog, ser eficiente e focar numa atividade.  Eu ultimante estou sem foco, nao estou fazendo nada e só procrastinando as coisas.

Hoje vou falar do minimalismo, que resumindo é ter aquilo que você realmente precisa e comprar somente o necessário. Isso diminui o impacto no meio ambiente, pois quanto mais você compra, mais lixo você produz (vai ter que jogar as coisas velhas fora, além de pacotes, embalagens e sacos plásticos), mais recursos naturais são consumidos (água para fabricação do produto, petróleo para o transporte, e a matéria prima do produto). Não vou entrar no impacto de ser minimalista na economia mundial. Acredito que a economia colapsaria se todo mundo fosse minimalista estrito. Como isso é impossível de acontecer, temos que consumir e comprar coisas de qualquer jeito, a ideia é ser parcialmente minimalista e o meio ambiente agradeceria.O objetivo é ter um vida simples e feliz, e felicidade não se resume a bens materiais e sim a tempo gasto com seus filhos, em um concerto musical, em companhia dos amigos, da natureza.

Para muitas pessoas ser feliz é ter um sucesso, fama e dinheiro. Para mim nunca foi  e encontrei muitas pessoas assim como eu. Ser feliz para mim é fazer coisas que gosto, que me dá prazer.

Me identifiquei com o minimalista, em partes. Sou minimalista nas viagens, por exemplo. Carregar coisas demais numa viagem me incomodava. Na faculdade viajava toda semana, e só levava para RC o realmente necessário para aquela semana. Em viagens de lazer também. Nada de levar coisas a mais para escolher depois. Já combinava as roupas  e decidia o que usar antes de sair de casa. Consigo viajar por 2 semanas com 2 calças, 4 blusas, 2 sueters e um casaco (no inverno).  Se for verão, prefiro levar vestidos que economiza em camisetas e calças.

E assim deveria levar a vida como um todo. Mas é difícil, tenho que admitir. Para que ter inúmeros sapatos, inúmeras botas, inúmeras coisas se apenas tenho um corpo, 2 pernas e dois pés? Claro que como toda mulher, eu amo sapatos, amo bolsas, amo vestidos. Claro que queria ter muitos sapatos, todas as bolsas, todas a jóias como eu adoro essas coisas consumistas. Fazer compras é uma maravilha, um terapia. Mas e depois? Vou usar tudo isso? Essa blusa vai combinar com alguma peça que já tenho, ou vou ter que comprar outra coisa para combinar?
Como estou na fase de economizar por causa do casamento e do futuro incerto e talvez um ampliação da família, uso a tática de evitar passar em lojas e se passar por eventualidade e gostar de alguma coisa, vou embora na hora e, se eu ficar pensando na peça de roupa depois, volto para comprar  na semana seguinte. Tem dado certo. Não estou comprando nada. Mas o dinheiro não está sobrando hahahahaha

Na verdade é que para viagens não consigo economizar. Esse ano fui para Roma, Paris, India, Budapeste, Cardiff, Bristol, Lisboa, Évora e agora no Reveillon Londres. Acho que viajar nao inclui ser minimalista, inclui? hahahahaha

Sobre a nossa casa é também não é fácil ser minimalista. Por força maior e por força do Bispo tive que ser minimalista com a nossa casa. Quando mudamos para cá eu queria decorar a casa, deixá-la bem legal, poxa era primeira vez que tínhamos uma casa só para a gente, poderia deixá-la com nossa cara. Mas ele falava assim: Porque vc vai comprar isso? Nossa casa vai ser demolida! Não vamos morar aqui por mais de um ano e meio.

Realmente ele estava certo. Compramos todos os nossos móveis da casa inteira por 800 euros, contando maquina de lavar, cama, tv, geladeira, fogao, mesa, cadeira. Claro que poderia ter gasto esse valor para cada coisa da casa, mas pra quê? Algumas coisas a gente até pegou na rua de pessoas que não queriam mais e deixam na calçada para a prefeitura pegar. Pegamos antes. Ora se estava bom, por que não pegar? Lavou tá novo! Hahahaha

Eu fiquei pouco triste por não me divertir decorando a casa. Aliás fiquei muito irritada. Mas depois entendi e agora vejo que foi a coisa mais sensata a fazer. Agora, à beira de se mudar, temos muita coisa ainda, e se não fosse o Bispo teríamos mais e aumentaria nossos problemas de se livrar das coisas.
Tive que aprender o desapego de bens materiais. Comprar somente o necessário. Vou ter que escolher coisas que vou levar comigo e coisas que vou deixar para trás.

Minhas atitudes minimalista de hoje em dia são:
-bagagens leves e somente o necessário
-não vejo TV já faz 2 anos. Assistimos a filme que fazemos download na internet, vejo Passione pelo youtube no celular quando estou na academia, e programas de TV ficaram para trás. O tempo gasto em Tv, agora leio meus feed, escrevo nos blogs, e falo com minha mamãezinha.
-CD, não compro mais, pego as músicas em mp3. Economiza espaço físico em casa.
-livros estou passando para o ipod. Estou começando a ler no ipod e estou até gostando. Não é pesado de carregar e cabe vários livros! Agora estou lendo no ipod Budapeste, do Chico Buarque. E também economiza espaço em casa. Mas ainda gosto muito de ler livro de papel. O ipod touch é útil para trens, ônibus e metros. Há um aplicativo, gratuito chamado o Stanza que você instala no Ipod Touch ou Iphone e por ele você baixa vários livros, inclusive em português.


Bom era isso. E você? Qual atitude minimalista?


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Como sobreviver ao inverno

Ano passado foi a primeira vez que passei um inverno de verdade, com temperaturas abaixo de zero, neve, canais congelados, sem sol, dias curtos. Olha, não foi fácil, desânimo total, não havia vontade de sair da cama, de ir trabalhar, não havia alegria, tudo cinza, escuro, triste. O Bispo estava pior que eu e para não deixar o barco afundar, eu remava sozinha, consegui levar até quando chegou a nossa família, que deu um pouco mais de alegria. Depois que eles foram embora, quase afundamos a canoa. Sozinhos novamente. Lágrimas. Saudades. Aperto no coração. Pegamos o remo, um cada um e seguimos até a primavera quando tudo começou a florir, nossas vidas, nossos corações.

Para não passar por isso novamente vai aqui algumas medidas que estamos tomando desde do outono.

1- Tomar vitaminas. Muitas vezes a depressão é causada pela falta de vitaminas e minerais. Em 2008, um pouco antes de voltar ao Brasil para minha defesa de doutorado em dezembro, eu comecei a ter um tique nervoso no olho, ele pulsava constantemente, sabe? Toda hora, era horrível. Parece o Concunda do Notre Dame, caolho. Isso era sinal de falta de magnésio. No inverno tendemos a comer algo mais coisas calóricas para nos manter aquecido, como doces, massas e gordura (humm lembrei de um chocolate quente delicioso com chantilly por cima! ) mas esses alimentos só tem carboidratos e ácido graxos, que nos dão energia e que com certeza são essenciais, mas não são os únicos. Precisamos de vitaminas, minerais que fazem nossas células de todo o corpo, inclusive do cérebro, funcionar normalmente. Sem eles, o cérebro entra em falência e por isso podemos ter depressão, além de outras cositas más.

2- Fazer atividade física. Atividade física libera endorfinas, o hormônio do prazer e por isso ficamos mais animados depois de uma hora de academia, por exemplo. Sei muito bem que para chegar até a academia é um sacríficio enorme, com esse frio queremos ficar em casa, debaixo das cobertas, comendo e assistindo filme. Mas depois que vencemos essa barreira enorme, depois é fácil e até legal sentir um calorzinho quando estamos malhando.

3- Vaidade. Dizem que vaidade é um pecado. Para mim tudo na vida é pecado se causar o mal para alguém, mas nesse caso, no inverno, a vaidade é essential para sobrevivência. Eu fico totalmente relaxada no inverno, sem vontade de me arrumar, mas acho que é importante a gente se sentir bonita, se sentir feminina mesmo debaixo de inúmeras camadas de roupas.

4- Banho de sol. Bom fica difícil fazer banho de sol quando não se tem sol, mas tem lugares especializados em bronzeamento artificial. Não é para pegar um bronze de verão, estorricada, é apenas para ter um pouco de luz e calor, essencial para conversão da vitamina D, outra vitamina importantíssima. Há também lâmpadas para vender e colocar em casa. Sauna também ajuda a aquecer (não para metabolizar Vitamina D, a luz ainda é importante).

5- Sair de casa. Essa foi um tática que usei ano passado e funcionou. Saímos para passear, fotografar, mesmo com o frio congelante. Sair para jantar fora, fazer compras, visitar os amigos. É importante ver que as pessoas continuam a vida delas mesmo no inverno.

6- Fazer uma atividade que te dá prazer. Essa estou craque. Comecei com Dança do Ventre, e agora voltei a pintar. Tenho que dizer que ajuda mesmo!!

Vocês que também já passaram por um inverno assim e vão passar, quais as dicas que vocês tem a acrescentar? Ficarei feliz em aumentar essa listinha!!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Meu novo blog

Resolvi escrever um blog em inglês.
Calma, não abandonarei o Zoe no Mundo!
Tive essa decisão, primeiro para treinar a minha escrita em inglês e segundo por que atingirei mais pessoas no mundo todo. Não sei sobre o que escrever ainda, não sei o que as pessoas querem ler, tenho muitas ideais, mas fico pensando e pensando e nada sai.

Tentarei escrever de forma impessoal, vai ser difícil. Mas vou me emprenhar na escrita, estou lendo alguns textos de como escrever um blog, sei lá, quero atingir mais pessoas! Vou também colocar meus trabalhos em aquarela, quando eles ficarem melhor, e quem sabe vendê-los um dia!

Estou materializando a ideia ainda.
Foi depois de ler o site http://writetodone.com/ que a ideia ficou mais intensa na minha cabeça. Nesse site, Leo Babauta fala sobre como escrever um blog, como se organizar, como focar em um objetivo, como ser eficiente e muitas outras que vale a pena dar uma olhada. Era exatamente o que eu precisava.

A primeira coisa que ele sugere para ter um blog de sucesso é o conteúdo do seu blog. Não importa o design do seu blog, não importa as fotos que você coloca, mas se você não tem um conteúdo que chame atenção, que seja interessante, seu blog não vai fazer sucesso. E isso está martelando na minha cabeça. Sobre o que vou escrever? Moda? Sou a pessoa mais fora de moda que conheço. Maquiagem? Mal sei passar um blush. Ciência? Não quero falar de trabalho. Bom, acho que vou seguir a mesma linha que esse, AHHHHHH não sei!

Eu criei o Zoe no Mundo não para fazer sucesso, mas para ter um registro das coisas que estou vivendo aqui. Partilhar as aventurar viajísticas! No início não era nem pública a visualização do meu blog. Mas depois eu mudei e meu número de seguidores aumentou, não sei a razão exata, mas acho que eu melhorei a escrita, melhorei o conteúdo, diminui o tamanho dos post o que dá mais ânimo para as pessoas lerem e comecei a seguir, participar e comentar sobre outros blogs e assim criamos um rede de amigos blogueiros. O tema do Zoe no Mundo não é um dos favoritos das pessoas. Não é um blog que você lê e fala "nossa que legal". Tem um sequência, uma história por trás, que se você pegar o bonde andando não vai entender muito. Eu às vezes não entendendo.

Ainda está bem cru, ainda não sei escrever, quando estiver mais ou menos eu passo o link para vcs!

Ah, só uma coisa, e resolvi ir para o wordpress, não porque acho melhor, mas porque sempre é bom manter o cérebro aprendendo, isso ajudar a retardar o envelhecimento. É pessoal, já já estarei nos 30 anos e minha juventude está escapando entres os dedos, temos que nos prevenir.

Depois deem sua opnião sobre o novo filhote.

Foto do dia

Centraal Station em Amsterdam

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Atrasos

Eu estou com isso engasgado na garganta e precisava dizer, pedir opnião e tentar entender.

Por que as pessoas atrasam para seus compromissos?
Há inúmera razões, eu sei. Imprevistos acontecem. Mas quando os atrasos são frequentes, não acredito que imprevistos aconteçam sempre. É para evitar imprevistos que saímos mais cedo, pois se algo acontecer, temos tempo para resolver. É para evitar que a outra pessoa espere que temos celular para avisar.

Eu sempre fui intolerante com atrasos e depois que vim para cá, fiquei mais intolerante ainda. Aqui 15 min de atraso não existe. É intolerável.

No Brasil, todo mundo chega atrasado, então acaba não sendo atraso, quando marcamos algo as 8, esperamos as pessoas às 9:30. Aqui as coisas são bem estritas, temos uma agenda programada e todo o tempo é precioso. Não que no Brasil não seja, mas sei lá, é diferente. Mas os brasileiros recém chegados não tem ideia de como o horário aqui é seguido a risca.

Algumas coisas com horários e programação aqui na Holanda, tenho que admitir que é muito difícil entender. Por exemplo, se você resolver na sexta-feira de manhã que quer ir no cinema a noite, não haverá ninguém disponível pois todos já programaram com antecendência o que irão fazer sexta a noite. Esse é só um exemplo, tem coisas piores hehehe.

Mas o que quero contar hoje foi um fato da semana passada.

Segunda-feira passada veio uma pessoa do Brasil para dar uma palestra em Rotterdam. Como ele é do mesmo laboratório que a gente na Unicamp, resolvemos convidá-lo para jantar na terça, o único dia livre que ele teria na semana. Durante o dia ele faria turismo pela cidade e a noite nos encontraríamos para jantar.
Na terça, esqueci de levar o celular para o trabalho, mas assim que eu percebi, enviei um email para ele com o número do telefone da minha sala e disse que estaria online no gmail. Às 3 da tarde ele aparece no gmail e diz que acabou de acordar, que estava cansado e resolveu dormir mais. Sem problemas, mas eu só  queria saber se ele ia ou não nos encontrar a noite para jantar. E ele disse que sim.
-Olha, então vou fazer a reserva no restaurante as 18:30, tá certo?- eu perguntei.
Ele respondeu:
-Claro, para mim tudo bem.
Eu disse:
-Que horas no encontramos? Você vem para o AMC? 
-Vou sim
-Você sabe chegar aqui?
-Sei sim. As 18 horas estarei ai.


Meu sexto sentido dizia que não ia funcionar. Na verdade não precisava de sexto sentido nenhum para saber que ele não estaria lá na hora combinada. Se ele acordou às 3, até se arrumar, comer e sair do hotel demoraria um hora, pelo menos. O trajeto entre Rotterdam e Amsterdam é de 1 hora. Se ele fosse direto para o lab, talvez daria certo. Fiquei tranquila e volte ao meu trabalho. Mas ele é novo no país, talvez se perca. Fiquei preocupada. Ligo no restaurante para cancelar? Deixei reservado e esperei.

Arjan apareceu na nossa sala às 17 horas, pois já tinha acabado as coisas dele e foi até lá aguardar nosso convidado. O relógio bateu 18 h e nada, 18:15 e nada dele aparecer. 18:30 também não. Pensamos que ele tivesse pegado o trem errado, para sentido oposto, ou o trem poderia ter atrasado, ele poderia ter se perdido, sei lá, muitas coisas poderia ter acontecido. Resolvemos esperá-lo na frente do prédio, pois talvez ele não soubesse chegar na nossa sala. Às 18:40 ele aparece todo com cara de preocupado. Eu perguntei o que havia acontecido. Ele disse que havia chegado em Amsterdam as 17:30 e tinha ido no centro dar uma volta. PELO AMOR DE DEUS.  Ele sabia que o centro fica longe do AMC que não daria tempo dele chegar as 18 h. Por que raios não avisou? Se ele tivesse falado que iria para o centro, teríamos poupado nosso tempo e o dinheiro dele. Mas ele disse que viria direto para o AMC.

Eu não sei o que acontece com as pessoas. Elas tem medo de dizer as coisas que planejam, que pensam. Não sei o motivo, talvez elas pensem que sua opnião possa magoar, descontentar as outras pessoas. Mas se concordam com que a outra pessoa diz somente para não magoa-la, entretanto, agem de outra forma  completamente oposta, não vejo o ponto, não vejo vantagem. Vai magoar ainda mais. Conheço várias pessoas que fazem isso no Brasil, não somente em questões de atrasos, mas sim quanto a dizer que vai fazer tal coisa e no final, não faz, mas desde de o início ela sabia que não ia fazer. Isso me dá tanta raiva.

Esse foi o desabafo do dia. Tenho uma lista deles ultimamente. Depois conto os outros.

Essas coisas me tiram a pouca paciência que tenho

Foto do dia






















Rio Amstel em Amsterdam.

domingo, 14 de novembro de 2010

Uma recarregada na alegria

Eu já havia falado o quanto eu gosto de receber visitas, de reencontrar amigos. Vocês não tem ideia como isso recarrega minhas energias, aumenta minha alegria e me dá ânimo para mais alguns meses. Ainda mais agora que começou o inverno. As 17h já está escuro e o sol só volta depois das 7:30, isso quando não está nublado, pois ultimamente só chove e quando não, fica nublado, dá uma tristeza e depressão que vocês não imaginam.

Esse final de semana encontramos um casal de amigos brasileiros que estão fazendo um curso por um ano na Alemanha e vieram para Amsterdam passear juntamente com mais outros 4 amigos, mais uma brasileira, uma colombiana, e dois chilenos.  Esse grupo de amigos fazem parte de poucos selecionados da America Latina para um programa oferecido pelo governo Alemão para transferência de Inovação e Tecnologia. Eles estão estudando a língua alemã, participando de cursos e fazendo estágios para levar a seus países o que eles aprenderam e assim ajudar a desenvolver seus países. Tudo patrocinado pelo governo alemão, comida, hospedagem, passagem etc. Quem tiver interessado nesse programa me mande um email que eu pego o website e as informações para inscrição.

Voltamos ao meu sábado a noite, nos encontramos às 6 da tarde num restaurante espanhol chamado Pata Negra, em Amsterdam. O lugar, apesar de pequeno,  era bem legal e estiloso e serve diversas tapas, como na Espanha mesmo, pena que pelo dobro do preço.



Depois da última experiência de sair para jantar sem reservar mesa no restaurante, o que não deu muito certo (tivemos que ir para um restaurante do mesmo dono, perto do restaurante que a gente queria, mas a comida era horrível e mais cara) agora sempre faço reserva. E para sábado, como estávamos em 8 pessoas seria impossível encontrar lugar para jantar para tanta gente.
Reservei para 8 pessoas às 8 da noite. Entretanto chegamos as 6 e perguntei se poderia entrar mais cedo. O tiozinho que parecia o dono disse que nossa reserva não tinha sido efetuada para 8 horas. Opa como assim? E perguntou se poderia ser para as 9.  Mais 3 horas! A não! Não sei o que aconteceu, talvez havia mudado as reservas, sei lá,  e como eu não tinha deixado telefone, ele não pode me avisar. Peraí, o cara com quem eu falei não me perguntou número de telefone. O tiozinho disse que era o cara da cozinha que falou comigo. Oras não era culpa minha, problema era dele, que não treina o pessoal dele. Mas de qualquer forma perguntei se poderíamos ficar naquele momento mesmo e por sorte havia lugar. E ele disse que teríamos que sair as 8 da noite, por causa das outras reservas. Ah não me poupe. Fala sério, que lugar bagunçado.

Sentamos numa mesa bem legal. A garçonete colocou duas cestas de pães com molhinho de alho, super gostoso. O pãozinho estava divino! Pedimos algumas tapas mas fiquei decepcionadíssima, tudo muito gorduroso e caro. Uma porção de beringelas em rodelas empanadas e fritas custava 7.75 euros, carérrimo! Não havia nada de mais nas malditas beringelas, a não ser o óleo que as encharcava. Outra coisa péssima era o atendimento. Primeiro que demorava para aparecer um garçon para a gente pedir as cervejas. Depois um dos garçons estava dando em cima de um das meninas da nossa mesa e ele começou a fazer gracinhas. Estávamos dividindo a conta e demoramos um pouco e ele chegou enchendo o saco e pedindo o dinheiro. Fiquei P da vida, gritei e disse Calma! Com cara de brava, o cara se tocou, idiota.

Apesar dos contratempos do lugar, comemos o suficiente e nos divertimos. Depois saímos de lá para achar algum pub mais animado e dançar.


 Milena e Bread os amigos brasileiros. Bread é da turma do Bispo da facul.

 Sara, colombiana e Miguel, chileno.

 Carola, chilena e Janaina, brasileira.


Meu amorzinho e eu.

Achamos um pub bem legal na Reimbrandt Plein, uma praça rodeada por bares e restaurantes, numa área bem turistica da cidade. A praça, ontem, já não era tão visível, pois está sendo montada a Winterland de Amsterdam, pista de patinação no gelo e algumas lojas e restaurantes, como as feiras de natal na Alemanha.

O pub não estava cheio, o que era perfeito, pois tínhamos lugar para dançar. A cerveja era gelada e barata 2,20 euros o copo de Heineken e a música era bem animada, apesar do DJ, que também era barman, trocar repentinamente de uma música para outra. 

Foi tão bom recarregar as energias, conviver com pessoas alegres, animadas e de bem com a vida, que toca seu ombro quando vai te falar uma coisa séria, que abraça quando cumprimenta, que sorri, que dança sem vergonha de ninguém, que fala alto, que ri alto, pessoas que são espontâneas e alegres. Estava realmente precisando disso.

Na outra semana termos mais visitas, um casal de amigos brasileiros que virão e lua de mel. E depois, em dezembro meu irmão! Yupi. Esse estamos bem de visitas!!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Coisas de meninas

Depois que vim morar na Holanda minha vaidade despencou a níveis negativos. Não sei se foi o frio que desanima, não sei se é porque ninguém repara, sei lá.

Quem mora fora sabe o quanto é caro uma depilação, um corte de cabelo, fazer as unhas. Mas um grande vantagem que eu não estava aproveitando era os preços baratérrimos de maquiagem e cosméticos bons.

Comecei a me dedicar a maquiagem, cremes e moda com ajuda dos blogs Micelânea da Juju, Beleza sem Fim e Figurinha Carimbada que diariamente me dão várias dicas e  corrigem meus erros.

A Ju me deu várias dicas de como passar blush (esse post foi o melhor Ju, marcou minha vida! hahaha), a fazer coques diferentes, tranças embutidas (esse tbm foi demais). A Lu do Figurinha carimbada me deu ótima dicas para tirar manchinhas de sol da pele e a passar sombras coloridas (amei a dica!). E a Denise do Beleza sem Fim é ótimo com dicas de moda!

Hoje queria divulgar a promoção que o Micelânea da Juju está fazendo, ela vai sorter o "The Beauty Encyclopedia - Lips Edition" da e.l.f.!!!  Participem clicando aqui.

 

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sint Maarten Dag

Dia de Sint Maarten. fonte

Hoje, dia 11 de novembro é o dia de Sint Maarten, não sei qual santo seria em Portugues, talvez são Mateus? Bom, enfim, nesse dia as crianças em toda Holanda passa o dia fazendo lanternas de papel para no final da tarde passarem de casa em casa, cantando músicas típicas para Sint Maarten para receber doces. É como o Halloween americano, mas muito mais cute and sweet!


Fiz um coletânea de fotos pela internet desse dia de hoje, vejam que fofuras:








Amsterdam, 11 november 1954.
Collectie AHF / Ben van Meerendonk
negative number AHF 12900






Tem até propaganda na TV para você comprar chocolate Mars e entregar para crianças!! olha que legal



 Mas quem foi o St  Maarten?
 Foi um soldado do exército romano. Um dia, frio e nebuloso, como sempre na Holanda , Maarten, que ainda não era santo, juntamente com alguns soldados, chegou em uma grande cidade e queria passar os portões antes do anoitecer. Já  imaginei aquelas muralhas medievais, já que St Maatin nasceu em 316 d.c, plena Idade Média. Em frente ao portão, um pobre homem veio até ele dizendo que estava com frio e com fome. Maarten se comoveu e resolveu dar metade das suas roupas para o homem não passar frio. Então ele pegou sua espada e cortou seu manto e deu para o homem. Deu a ele também algum dinheiro.


Maartem morreu no dia 11 de novembro de 397. Fiquei pensando será que foi só isso que o cara fez para virar santo? Se for assim conheço muitos santos e santas nessa vida. É como na ciência, antigamente "qualquer coisa" era novidade e era publicado na Revista Science, hoje em dia, tem que trabalhar muito para conseguir chegar perto de publicar lá. Vou procurar saber mais desse Santo católico, mas não hoje, estou com sono e com frio agora.


Bom a história explica porque as crianças recebem doces e dinheiro. Mas por que elas cantam? Por que elas carregam lanternas? Vou procurar saber depois eu conto!!


Feliz Sint Maarten para vocês!!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Meu fotógrafo pessoal

Vou mostrar algumas fotos do Bispo do último domingo, quando saimos para fotografar pela cidade.
Adoro as fotos dele, sou fã numero 1, não só das fotos dele, obviamente ehheheheh!! Estávamos com lentes diferentes. Ele usou uma 70-300mm, que tem mais zoom e eu uma 18-55mm que é mais ampla

 Brincando de fotógrafa 1.

 Eu procurando uma folhinha amarela para tirar foto. Dá até para ver meu blush, se eu passei errado foi porque eu não tinha visto o post da Ju, do Micelânea da Juju.


 Brincando de fotógrafa 2.

Essa foto ficou demais!! Parabéns meu amor!

Esse canal de Groningen que eu mais gosto.

Essa também ficou demais

A dor da despedida

Quem já partiu a conhece.
Quem já viu alguém partir sabe que o quanto ela é grande.
Dor da despedida.
Lágrimas pesadas enchem meus olhos.
O coração fica apertado e explode em soluções.
As palavras não saem.
Muitas coisas para dizer, mas as lágrimas escondem o meu rosto.
As palavras ficam engasgadas na garganta.
Queria poder agradecer a companhia, as horas maravilhosas, a amizade.
Queria poder dizer que essas pessoas alegram e completam minha vida.
Queria poder dizer a falta que sentirei.
Mas nenhuma palavra. Lágrimas. início da saudade.

Hoje tive esse sentimento novamente. A Enerstina, mãe do Juca está indo embora hoje para o Brasil, depois de passar 3 meses com a gente. Sei que é mãe dele, mas acabei adotando-a com mãe para mim. Alguém que me dizia boa noite. Alguém que dizia, "Vai com Deus".
Ela uma pessoa muito simples, sofrida, querida e muito simpática. Não conseguia ficar sentada vendo televisão. Tinha que procurar algo para limpar, para organizar, algo para fazer e se sentir útil. Foi quando ela descobriu meu quarto. O antro da bagunça. Não importei que ela arrumasse meu quarto não, mas antes de sair de casa eu sempre arrumava para não dar muito trabalho, até arrumar a cama comecei a arrumar. Mas não tinha jeito, a minha arrumação não chegava perto da arrumação da Enerstina.

Cada semana, os móveis do meu quarto estavam em um posição diferente. Roupas dobradas, sapatos enfileirados. Ela foi minha mãe por três meses e a dor da despedida que estou sentindo está sendo parecida.

Não é ruim não, pelo contrário.
Essa dor nos mostra o quanto gostamos de alguém, quantos momentos bons tivemos juntos.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Outono em Groningen

Domingo fomos à uma exposição de fotografia em Groningen, meio que por acaso. Estávamos passeando pela cidade fotografando cada esquina quando vimos um cartaz anunciando a exposição. Foi ótimo. Cada foto de arrepiar. O tema era fotojornalismo. Todos fotógrafos holandeses. Havia foto do atentado à Rainha da Holanda do ano passado, quando um carro em alta velocidade veio em direção a multidão de pessoas que assistiam o desfile. Percebi  que o foco, ás vezes, não é importante, assim como foto com alto ISO, deixando-a pixelada. O importante é passar a mensagem, a história. Foi um inspiração e quebra de conceitos. Ainda estou longe das coisas que eu vi na exposição, mas estou treinando e um dia acharei o meu estilo de foto.

Algumas fotos do Outono em Groningen.














LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...