sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A verdadeira origem do Sinterklaas

Que Bispo que nada! Como tudo na igreja católica é uma adaptação da cultura pagã, Sinterklaas não poderia ser diferente. Para a Igreja, era mais fácil substituir uma tradição que inventar uma nova.
Até os século V, no norte da Europa, principalmente na Inglaterra, Alemanha, Suiça e Escandinavia, diversos deuses eram cultuados. Havia deus para tudo, assim como os gregos e romanos, os anglo saxões também deus do Amor, da colheita, das guerras, da sabedoria e etc.


Woden (ou Wodan, em Dutch, ou Odin), era o deus da guerra e da magia. Woden/Odin é um deus germânico idêntico ao Mercúrio para os Romanos. Woden tinha longas barbas brancas, montava um cavalo e andava com vários corvos que lhe contavam tudo que estavam acontecendo pelo mundo afora, eram seus informantes.

Durante os séculos VII e VIII o paganismo gêrmanio foi gradualmente substituído pelo cristianismo. Na Inglaterra anglo-saxã "cristianizada", Woden foi racionalizado como um Rei histórico e sua adoração permaceu ainda nos tempos modernos como uma figura foclórica. Woden também é o precursor do Pai Natal, do sinterklaas e do americano Santa Claus (Papai Noel). Agora está explicado porque o Sinterklaas tem o Zwarte Piet, preto que o ajuda, e lhe conta se as crianças se comportaram bem durante o ano e que presentes deveriam ganhar!
Para saber mais sobre a história do Deus Woden, entrem no Wikipedia.

Um pouquinho mais de história:

Em muitas liguas, os dias da semana se refere a deuses ou a planetas. Em inglês, quarta-feira é wednesday, que do Inglês antigo é Wodnesdaeg, que significa o Deus Woden. Nas línguas latinas (exceto português que foi mais pratico, ou menos criativo e enumerou os dias da semana) quarta-feira é mercuri, ou seja Mercúrio, o deus da guerra assim como Woden. Em Dutch quarta-feira é Woensdag.

Vou aprendendo aos pouquinhos a cultura holandesa, assim que descobrir mais coisas eu posto aqui!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Sou brasileiro com muito orguho com muito amor

Apesar de estar vivendo fora do Brasil, tento acompanhar tudo que está acontecendo por lá. Todos os dias pela manhã, quando abro meu computador, checo meus email e entro ou no site da uol ou do terra e vejo as principais notícias. Vejos os absurdos que lá ocorre, mas também vejo as boas noticias, de desenvolvimento e progresso. Mas ontem particularmente não abri nenhumas dessas páginas, mas recebi um email com o texto traduzido do jornal alemão Der Spiegel, onde Jens Glüsing contava a história do Brasil durante o governo do Lula. Oitenta porcento de popularidade não é para qualquer governante. O texto é de arrepiar. Para ler o testo na íntegra clique aqui

Pode falar o que quiser do presidente: Lula não tem nível superior, não sabe falar outras línguas e o português que ele fala está longe de ser gramaticalmente correta, mas não posso negar que ele mudou o país, muitas famílias que nao tinham o que comer, agora recebe uma pequena renda por mês por cada filho na escola e, portanto, conseguem comprar comida e aparentemente estão começando pequenos negócios.


O país tem muitas coisas para melhorar, isso nao tenho dúvida, ainda há muita corrupção, sistemas públicos de transportes ineficientes, violência, tráfico de drogas, péssima qualidade da educação básica, mas acredito que estamos caminhando, devagar mas estamos, apesar de ainda ver nos sites de noticias aterrorizantes como :”helicopetro da polícia cai com tiros de traficantes”, “estudante é humilhada e sai escoltada da universidade” Sem entrar em detalhes nesses problemas, mas eles estao lá.

Para nós do meio acadêmico que vivemos de rescursos do governo para, além de pagar nossas bolsas (salários), financiar pesquisas, como compra de materiais reagentes, equipamentos etc, o governo de Lula foi um "mar de rosas", tivemos pelo menos 2 vezes aumento no valor da bolsa, que no governo do Fernando Henrique ficou totalmente congelada em nitrogênio líquido.

Nos últimos anos, m muitos projetos financiados pelo governo federal, cuja agente de fomento é o CNPQ foram aprovados, muitos uinversidade federais foram abertas, muitas vagas para professores foram criadas, inúmeros concursos em diversas áreas foram abertos.

Claro que Lula teve muita sorte, como disse o jornalista alemão, mas ele soube muito bem aproveitá-la! Não haveria como fazer programas sociais se a economia tivesse colapsada. Fernando Henrique em seu governo priorizou establizar a economia e esqueceu completamente da parte social.

Em 2012 comeca o mandato do novo presidente, que acredito que não será do PT. E a dúvida que surge é a seguinte: como será o pais depois de Lula? Emprego, economia, moradia, impostos? Nosos planos é voltar para brasil e lá formar nossa familia, mas tudo é muito incerto, pois não temos garantia de emprego.

Tenho orgulho de ser brasileira. Numa pequena loja de souvinir em Santorini na Grécia, o dono perguntou de onde éramos e dissemos que somos brasileiros, e a primeira coisa que ele disse em seguida foi que o Brasil é um pais muito rico, pois tem muita água, terras para plantar e inúmeras belezas naturais. Essa frase ficou na minha cabeça desde então, e com certeza o grego tem razão. Somos um país muito rico, por isso temos que nos cuidar para mantermos nossa riqueza.

domingo, 22 de novembro de 2009

A chegada do Sinterklaas

Ontem dia 21 de novembro Sinterklaas e sua comitiva chegou em Gronigen. Primeiro vou contar um pouco da história do Sinterklaas,e depois conto como foi o grande dia. Sinterklaas, que em português é São Nicolau, dentre muitas outras coisas, é o Protetor das Crianças. O dia de São Nicolau é comemorado no dia 5 de dezembro e nessa data a noite é quando acontece a troca de presentes que nós no Brasil realizamos dia 24 de dezembro. O nosso bom velhinho, que particularmente eu odeio, Papai Noel, cujo nome inglês é Santa Claus possivelmente foi baseado no holandês Sinterklaas, que no holandês antigo é Sante Klaas. Segundo a história, quando os holandeses colonizaram os EUA, formaram uma colônia chamada de New Amsterdam que hoje é mundialmente conhecida como New York, e com eles, a tradição do Sinterklaas chegou a America. Só um parênteses, a Holanda comprou esse pedaço de terra em1614, por um preço que corresponderia hoje mil dólares! Em 1664, a região foi conquistada pelos ingleses que nomearam a região de New York, só para seguir a tradição.



Voltando ao Sinterklaas, essa figura muito conhecida na Holanda, ele usa um vestido branco com uma capa e um chapéu vermelho, como de um Bispo, e geralmente ele chega sobre o lombo de um cavalo branco. Sinterklaas não vem sozinho, como poderia ele, um velhote barbudo entregar todos presentes para todas as crianças do país? Apesar do país ser pequeno, criança aqui é que não falta, comprovei ontem a tarde: nunca vi tanta criança de uma só vez em Groningen! Sinterklaas vem com seus ajudantes chamado de Zwart Piet, em português, Pedro Preto, isso mesmo. Segundo a história, três garotos negros foram condenadas a pena de morte por um crime que não cometeram, mas foram salvos pelo Bispo. E para demonstrar sua gratidão eles ficaram com Sinterklaas para ajudá-lo, limpando as chaminés na noite de Sinterklaas para o velho barbudo entregar os presentes para todas as crianças boas. As crianças que não se comportaram bem durante o ano eram colocadas no saco pelos Zwarte Piet e levadas para Espanha. Que castigo mais estranho, eu que queria ir para Espanha! O preto da pele dos Zwarte Piet se refere a origem moura e/ou a foligem das chaminés que eles limpavam. No dia da chegada do Sinterklaas na cidade, muitas crianças pintam a cara de preto e coloca o chapeuzinho típico dos Zwarte Piet para poderem ajudar Sinterklaas. É a maior sensação ser o Zwarte Piet! As crianças o adoram, querem ser ele! É muito engraçado ver aquelas crianças transparentes de tão brancas, com os cabelos louros e olhos azuis/verdes e com a cara pintada de preto!




Mas eu descobri a verdade sobre essa figura bizarra da tradição holandesa, pois é meio confusa mesma a lenda do Sinterklaas. Quem é ele, é um santo ou um bispo? Ou os dois? Um Bispo que virou santo? E quem são esses ajudantes pretos com roupas renascentistas?

A história é meio incerta, sabe-se que ele tem esses ajudantes pretos, cada um com uma função como smurfs, Zwarte Piet cozinheiro, Zwarte Pieter handman, etc. Bom, mas no wikipedia sobre o Zwarte Piet ( veja em http://en.wikipedia.org/wiki/Zwarte_Piet) diz que, entre muitas outras lendas, segundo os mitos do começo do século XIX, São Nicolau venceu uma guerra contra o demônio e o fez de escravo na noite que hoje se comemora o dia de São Nicolau. MAs acho essa versão muito forte para se contar para crianças e também não tem sentido as crianças se vestirem de demônio escravo do Sinterklaas, seria um tanto bizarro não? Então hoje a ficou a história do ajudante que se sujou com fuligem das chaminés, muito mais cute!!

Enfim, a chegada do Sinterklaas foi um evento para cidades. Ele, teoricamente chega da espanha em seu barco com seus ajudantes e depois sobre em seu cavalo branco para entregar os presentes. Aqui em Groningen foi demais! Um desfile de barcos com um monte de Zwarte Piet acenando para crianças, barcos com bandinhas, com tiozinhos de jaquetas vermelhas cantando, para preparar a chegada do super barco levando o Sinterklaas. Muitos barquinhos cheio de crianças acompanhava a comitiva. Depois o Sinterklaas e toda a galera saiu pela cidade num maior desfile, o máximo, crianças com monociclos, bandinhas de Zwarte Piet, carroças, ovelhas, até elefante e camelos! E claro Sinterklaas sobre seu belíssimo cavalo! Muitas pessoas, maioria crianças se postaram nas calçadas a espera do desfile. Crianças pequenas sobre os ombros dos pais, crianças um pouco maiores entregando cartinhas para os Zwarte Piet e recebendo doces deles. E muitas crianças com cara pintada! Achei o máximo, muito divertido! No final Sinterklaas é recebido pelo prefeito e pelo reitor da universidade e faz um discurso para as crianças!
Tirei algumas fotos, vejam:
A chegada de Sinterklaas em Groningen (Sinterklaas arrival in Groningen)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...