sábado, 28 de março de 2009

Rain sucks

Tem dia que ao abrir os olhos pela manhã, você percebe que não deveria ter acordado. A chuva caindo lá fora, o ar gelado que vem de fora passando pelo vão da janela, o açúcar que cai na mesa entre o caminho da xícara e o açucareiro, o pão que queima no forno, são vários os sinais para você não sair de casa e ficar debaixo da coberta vendo TV. Esse é um dos dias. Tinha que ir para o Lab trabalhar, pois meu experimento começou ontem e tenho que continuá-lo hoje. Sai de casa, debaixo de chuva, de bicicleta, uma mão segurando o gruidão e a outra o gurda-chuva, torcendo para não vir o trem no cruzamento, não fechar o sinal e não aparecer nenhum pedestre estúpido no meio da rua. Mas meu caminho passa pelo VisMarkt, o lugar mais movimentado de sábado, onde tem a feira livre, cheia de comida, flores, roupas, gente, bicicleta, e aquele cruzamento maldito, ao lado do AlbertHijn. Como tem uma faixa de pedestre ali, as pessoas acham que elas estão imunes só porque estão atravessando na faixa. Mas como vim do Brasil, sei que isso não é realmente verdade.Se fosse só os pedrestes, tudo bem, mas não, tem os malditos ciclistas que também acham que são os donos das ruas, vão entrando e não estão nem ai. Foi o que aconteceu, estava eu passando nesse cruzamento, segurando o gurda-chuva numa mão e o guidão na outra, chovendo, cho deslizando, só via o caminho a minha frente se estreitando devido aos pedreste e uma bicicleta, eu tinha que escolher, bater na bike ou nas pessoas, quem se machucaria menos. Escolhi a bike. Bati, não foi nada demais, as duas cairam da bike, de pé, sem maiores danos, tentei frear, mas deu, meu freio está horrível. Pedi desculpas. Mas na verdade não era minha culpa. A mulher ficou possessa. Eu também ficaria, mas ela entrou na minha frente, não tinha como parar. Fui embora aos prantos, tremendo de ódio, de nervoso, não conseguia nem xingar em inglês, aliás como se xinga em inglês? larguei a bike no centro e fui caminhando, tentando me acalmar, chorando. As lágrimas também eram por outras coisas que aconteceram, parece que estou fazendo tudo errado. As pessoas nunca repara no que você fez de bom, nas coisas que você faz corretamente, pois isso é o normal, o certo, temos que ser perfeitos, mas se algo sai dos eixos, se você comete um pequeno deslize, se não colocou as meias para lavar com toalhas e lençóis, o mundo inteiro fica sabendo que você faz tudo errado. Mas ninguém percebeu que você arrumou a mesa, limpou o fogão, lavou a louça. Não isso é o dever, o normal.
Pois é neste dia que estou, espero que no final ela acabe bem, já que a esperança é a última que morre.

terça-feira, 24 de março de 2009

A comida de Groningen

Uma das grandes características da especie humana é a facilidade de adaptação a qualquer ambiente, há habitantes no Alaska, no deserto do Saara, nas Cordilheira dos Andes, do Himalaia, nas favelas, em qualquer lugar na face da terra. Somos adaptáveis.

Nossa adaptação aqui em Groningen na Holanda foi rápida e tranquila. Chegamos no final no inverno, temperaturas cerca de 5 graus Celsius. Dizem que a comida aqui é ruim, claro, os caras aqui não gostam de cozinhar, preferem as coisas rápidas e práticas. Tanto é que no mercado tem um monte de comida pronta, bolos de caixinhas, risotos, salada, batata semi cozida, massa de panqueca (agora me diz uma coisa, o que há de secreto em fazer panquecas para ter uma massa pronta?! vai apenas farinha açúcar, ovos e óleo!)...tudo que você imaginar tem semi pronto no mercado, e nem é congelado!

Entretanto conseguimos encontrar várias coisas frescas e boas com a qual preparamos nossa refeição, tanto nos mercados comuns como Super De Boer, Albert Hijn, Jumbo, Aldi, quanto nos mercadinhos árabes, japonês, turco, chines espalhados pela cidade. Aliás essa é uma grande vantagem daqui, conseguimos encontrar produtos do mundo inteiro.
Cogumelos frescos de todos os tipos são facilmente encontrados nos mercados e feiras livres, são a base da nossa alimentação aqui, pura delícia. Beringela, abrobrinha (curgette), salmão, peixes estão sempre em nossa geladeira! Outro dia fizemos um frando com brocolis e cogumelos com molho branco gratinado ao forno, perfeito, dos deuses!! Bolo de cenoura, de banana, strogonff, feijão fradinho, simplesmente não tenho o que reclamar da comida aqui! Ah, outra coisa legal que tem aqui é a grande variedade de arroz, arroz de todos os tipos, os empapados, os soltinhos, os fininhos, os arredondados, eu gosto mesmo é do Basmati, arroz mais fino e alongado, soltinho e saboroso!! hummm e com bastante alho...como alguém tem a pachorra de reclamar da comida? É pura preguiça e falta de habilidade na cozinha!

Não posso me esquecer das sobremesas, uma mais delícia que a outra, yogurt te todos os tipos e consistência, com frutas, com creme, tiramissu, mousse, e os chocolates humm.. Sem brincadeira, qualquer chocolate que você comprar no mercado, pode ser o mais barato será estonteamente mais delicioso que qualquer chocolate que você comeu no Brasil. Comprei um coelho de chocolate, bem baratinho, nossa..nunca comi orelhas tão saborosas!! heheheheheheh

Agora a meta é buscar mais receitas para varias nosso menu em casa!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Curso em Groningen

Estou fazendo um curso aqui na Universidade de Groningen chamado Membrane and Cell Signalling, muito interessante, palestras de experts na área, seminários dos estudantes sobre os temas básicos, usando o livro Molecular Biology of the Cell, do Alberts como base, os colega de classe super gente boa, mas é claro, tem que ter a pessoa idiota da turma. Uma holandesa arrogante, que se acha a mais inteligente, mas faz cada pergunta idiota para os professores palestrante, menosprezando o trabalho dele. Toda hora ela pergunta alguma coisa. Não me incomodo que pergunte, aliás, sou a favor de questões durante a aula, pois o que está claro na cabeça do professor, não ficou claro para os alunos, então temos que perguntar mesmo, mas claro com um pouco de crivo. A menina idiota perguntou porque existe sinapses, já que os canais de sódio e potássio já transmitia o sinal. Outra, o que é um esfingolipídio. Comentário, a célula mantém níveis baixos de calcio citoplasmático porque o calcio conduz o impulso (até onde eu sei, os ions relacionados é sódio e potássio). Ah, outra pergunta dela foi se a células dependem da mitocondria para morrer? A pergunta parece boa, mas o problema foi que poucos minutos antes na apresentação anterior foi dito que há receptores de morte que induz apoptose e não requer necessariamente a mitocôndia para ativar caspase 3, pode também afetar a mitocôndria para amplificar o sinal. Bom, estou treinando minha paciência neste curso, e aprendendo bastante.

Coisas que aprendi no curso:

Lembra da vovó dizendo passa saliva que sara o machucado? Pois então, funciona, sabe por quê?
Nas glândulas salivares tem a maior concentração de EGF, fator de crescimento endotelial, ou seja, fator que estimula o crescimento das células. No machucado, as células foram arrancadas e precisa ser recomposta, e ali está o EGF na saliva para curar!!

A velocidade da transmissão do impulso nervoso é de aprox. 400km/h, rápido né?

Um único neurônio tem 10000 sinapses, ou seja, ele se conecta com 10000 outros neurônios.

A toxina butolitica, o botox, inibe a exocitose, inibe as SNARES, portanto não há aporte de novas membranas para a membrana plasmática, e esta fica rigida, por isso que nao forma rugas!

A penicilina é feita nos peroxissomos dos fungos do gênero Penicillum.

O cogumelo Amanita phalloides é toxico porque inibe a polimerização da actina, portanto pára a contração muscular, pára o coração e a pessoa morre.

Há uma doença chamada Microvillus Inclusion Desease (MVID) onde as células do intestino não apresentam microvilosidades voltada para o lúmen, o que acarreta absorção nula de nutrientes. A partir da primeira "refeição"do recém nascido, incia-se uma diarréia intensa, e se o bebê não obter alimentação intravenosa, ele morre. As células dos intestino formam as microvilosidades dentro delas mas não conseguem colocá-las para fora, voltada para o lúmen. O problema está na deficiência de transportar vesículas para o exterior da células (exocitose) devido a mutações na proteína Myo5 responsável por fazer as vesículas andarem sobre os filamentos de actin.

Bom, acho que por hoje é só!

segunda-feira, 9 de março de 2009

Surpresa querida

Hoje fiquei muito emocionada com a mensagem que recebi da minha tia Cleuza. Minha tia faleceu em 1998, me lembro muito bem o dia em que recebi a notícia do seu falecimento, estava numa aula qualquer no segundo colegial no Liceu em Campinas, SP. Receber a notícia foi triste, mais triste ainda foi o enterro de seu corpo, já bem maltrado pela doença que a acometia por 8 meses. A cena mais marcante foi dos cinco irmãos segurando o caixão pela lateral, lágrimas escorrendo pelos olhos, caminhando por entre os demais túmulos cobertos por uma grama incrivelmente verde, seguido por orações e choros baixinhos. Acho que foi a cena mais triste que presencei. Por mais que para todos ali presentes, a morte foi um alívio, uma libertação para tia Cleuza, ninguém estava preparado para sua partida, não estava preparado para ficar sem sua risada gostosa que só ela sabia dar, sem sua sinceridade, sem seu carisma. Eu tinha 16 anos na época, ainda menina. Os anos se passaram, e fui percebendo que minha caminhada na aqui estava começando e a da tia Cleuza já havia terminado, então conclui, erroneamente, já que ficamos pouco tempo simultaneamente aqui na Terra, logo, não teríamos tanto laços como imaginava, mesmo sempre sentindo o contrário. Hoje tive uma lição, uma coisa que eu já sabia, mas as vezes fica esquecida: a vida não acaba com a morte, os laços entre os espírtos são eternos, que mesmo havendo se encontrado por poucos anos neste planeta, não significa que não temos ligação, foi apenas alguns anos em uma vida, e as outras? Hoje fiquei emocionada não apenas com a mensagem em si, que por sinal, foi muito bonita, sincera, e um grande estímulo para minha vida, mas também fiquei mais emocionada com o que ela representou na minha vida, no meu conceito de vida. Agradeço por ter tido essa comunicação com tia Cleuza, emais ainda por saber que ela lembra de mim e está torcendo por mim!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...